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sexta-feira, 12 de abril de 2019

PROJETO ANUAL-DIVERSIDADE


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

DIVERSIDADE





Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
2019


1.    JUSTIFICATIVA:

        As diversidades estão cada vez mais presentes e próximas dos ambientes em que estamos inseridos. Desta forma faz-se necessário que apresentemos para as crianças desde a mais tenra idade, tais diferenças, para que as mesmas possam conhecê-las, respeitá-las e aprender a conviver, e sobretudo perceber que ser diferente é normal. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998,p.35):
     Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é a marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências e particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
      Sabendo da dificuldade de convivência das crianças, a falta de tempo demonstrado pelos pais, interferindo de forma negativa nas ações pedagógicas com os alunos e o egocentrismo exagerado apresentado por grande parte das crianças observamos a necessidade de um projeto que trabalhe valores, tolerância as diferenças, regras de convivência, identidade e autoestima.
    Para lidar com a diferença é imprescindível que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar, integrando a temática a prática pedagógica a partir de histórias, filmes, músicas, brinquedos e brincadeiras. 
Este projeto estará buscando não só com os alunos, mas sim com toda a escola os diferentes
costumes e culturas que fazem parte de nosso país, como; comidas típicas, costumes, danças e lendas. Estarei contribuindo na formação de cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.  



2.    OBJETIVO:

·         Pesquisar as diferentes culturas da instituição para serem trabalhadas nas atividades;
·         Trabalhar a interação família escola;
·         Propiciar a interação de todos os segmentos da escola;
·         Respeitar a diversidade, aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora do ambiente escolar;
·         Possibilitar a construção de valorização da cultura africana e a brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;
·         Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação dos textos literários afro-brasileiros, refletindo sobre este tema;
·         Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência étnico-racial;
·         Trabalhar a autoestima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares;
·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·         Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar;
·         Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
·         Trabalhar no grupo regras de convivências, estimulando a tolerância ás diferenças;
·         Melhorar o convívio entre as crianças tornando os mais pacientes e prestativos uns com os outros.


3.    CONTEÚDO:

·         As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
·         Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros relacionados ao tema;
·         Pesquisar sobre a cultura, costumes, vestimentas, culinária, etc.
·         Músicas e filmes de diferentes culturas;
·         Confeccionar de cartazes e painel;
·         Desenho sobre o outro;
·         Espelho, espelho meu;
·         Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
·         Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
·         Modelagem (massinha);
·         Brinquedos pedagógicos;
·         Receitas típicas de cada região;
·         Reprodução de obras de arte, que retratem culturas variadas;
·         Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema;
·         Rodas de conversa.


4.    DESENVOLVIMENTO:

       Faremos uma pesquisa sobre os costumes e culturas existentes no Brasil e sobre as raízes culturais do município, elencar obras de artes que possam ser trabalhadas no decorrer do projeto;
      Apresentar para as crianças os fantoches sobre a inclusão e conversar com elas sobre as características de cada um deles;
     Contar histórias relacionadas com a diversidade como: O Patinho Feito, Davi, um coelhinho especial (síndrome de down, coleção trabalhando com as diferenças), Clara, a ovelhinha que falava por sinais (deficiência auditiva), Beco, um patinho muito fofo (obesidade), Sofia, a ursinha vitoriosa (deficiência física), Osmar, o cãozinho que trocava as letras (dislexia). Uma Amiga Diferente, o amor tem todas as cores e menina bonita do laço de fita;
     Elaborar questionário para as entrevistas que serão realizadas durante o projeto, com os pais, comunidade e funcionários;
      Fazer um levantamento sobre as diferentes culturas encontradas na comunidade e dentro da escola, através de rodas de conversas;
      Pesquisar receitas típicas de cada região;
      Montar uma árvore genealógica de cada criança, painel e cartazes sobre o tema;
 Brincaremos em frente ao espelho, mostrando nossas diferenças;
            Assistiremos DVDs: Patati Patatá (Nossos Amigos são Diferentes), Cocoricó: Diferenças e Costumes/Deficiência Visual , kiriku;


5.    RECURSOS NECESSÁRIOS:

·         Brinquedos
·         CD e DVD
·         Cola colorida
·         Cola quente
·         Cola Tenaz
·         E V A coloridos
·         Cartolina
·         Color set
·         Papel crepom
·         Fantoches
·         Fita adesiva
·         Fita crepe
·         Giz de lousa e de cera
·         Guache
·         Massa de modelar
·         Músicas
·         Palito de sorvete
·         Papéis diversos
·         Quebra cabeça
·         Rádio
·         Revistas
·         Sucatas
·         Tesoura
·         TV
·         Cópias (Xerox)
·         Pincel atômico
·         Pincel
·         Máquina fotográfica


6.    AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, através de observações e registros diários que documentará os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, verbal, corporal, artística, matemática, natureza e sociedade, autonomia e respeito as regras sociais e culturais.
A avaliação será feita através das seguintes observações: Demostrou interesse pela atividade; atendeu os comandos dados pela professora; teve autonomia para realizar as atividades; foi participativo durante as atividades propostas pela professora; interagiu com os amigos; mostrou-se solidário com os amigos durante a realização das atividades; o repertório de palavras aumentou durante o decorrer do projeto; desenvolveu o raciocínio lógico, expressão oral e corporal; conseguiu associar o lúdico com a realidade.  















PROJETO ANUAL- HORTA


CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Horta\ Alimentação Saudável
“ Comer bem é Comer certo “

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
  
2019


1.     JUSTIFICATIVA

     O propósito deste projeto é trabalhar de forma atraente levando às crianças da CEI “ José Maria" a aprender a importância de uma alimentação saudável, pois , para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico.  Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde.
    A escola/creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação.                           Apresentar o consumo de alimentos saudáveis e a importância e contribuição para a saúde de uma forma participativa, lúdica e educativa.  Segundo Philippi, 2003:

O brincar é a principal forma de relação da criança com o mundo, a educação nutricional deve constituir-se em um processo ativo, lúdico e interativo que forneça a elas conhecimentos e instrumentos para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis (PHILIPPI, 2003).

    Assim através do projeto iremos estimular a alimentação saudável para as crianças de maneira prazerosa, acreditando que devemos propiciar momentos em que eles aprendam a respeitar, zelar, e a cuidar do meio ambiente, para que as crianças percebam –se como parte do ambiente.

2.  OBJETIVO:

·        Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
·        Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
·        Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
·        Incentivar os bons hábitos alimentares;
·        Identificar as preferências alimentares dos alunos;
·        Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·        Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
·        Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
·        Propiciar as crianças contato com terra , água , sementes e mudas de plantas;
·        Degustação do alimento semeado , cultivado e colhido ;
·        Estimular o tato e paladar;
·        Estimular a criatividade e imaginação;
·        Reconhecer os alimentos;
·        Valorizar os momentos da alimentação;
·        Abordar a importância da água para os seres vivos;
·        Apresentar o processo de germinação do vegetal e suas etapas;
·        Incentivar o trabalho para a organização individual e coletiva;
·        Promover a responsabilidade e a oportunidade de cuidar de um ser vivo;

3.  CONTEÚDO:

·         As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
·         Leitura de livros à alimentação;
·         Músicas, danças e filmes;
·         Confeccionar de cartazes e painel com os nomes dos alimentos dividindo-os de acordo com sua categoria (frutas, legumes e verduras). - A pirâmide alimentar.
·        Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
·        Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
·        Modelagem de alimentos (massinha);
·        Colagem de grãos;
·        Leitura Diária do cardápio;
·        Utilização correta dos talheres;
·        Brinquedos pedagógicos;
·        Rodas de conversa;
·        Jogos: quebra cabeça e jogo da memória;
·        Brinquedos de sucata;
·         Lembrancinhas;
·         Recorte e colagem.
·        Plantação ( horta , garrafas pet..)
·        Utilizar luvas nas crianças para que elas mexam na horta , estimulando o desenvolvimento da sua capacidade motora ;
·        Exploração da percepção das crianças sobre a textura do solo , cheiro e umidade;



DESENVOLVIMENTO:
Apresentaremos um vídeo infantil apresentando o plantio de uma horta e faremos o reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa o professor deve aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como é uma horta e para que serve , baseados na visita á horta e ao vídeo assistido.
Todos os meses escolher uma fruta para levar até a sala de aula e apresentar para os bebês e as crianças. Cortar a fruta e deixar que todos experimentem. Observar as reações das crianças durante a experimentação.
Faremos com as crianças oficinas culinárias, onde elas prepararam alguns de seus próprios alimentos com o auxílio dos educadores\as, interagindo com todas as  outras crianças , aprendendo sobre a importância de se alimentar bem , sobre a higiene dos mesmos e a sua.
Faremos também uma roda de conversa, onde será explicado para elas sobre as diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis, entre verduras e legumes e posteriormente poderemos através do que foi levantado na conversa fazer a pirâmide alimentar e explorar os rótulos dos alimentos.
Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura, como manusear os instrumentos ( pá e regador ) na preparação da terra.
As crianças participaram do processo de plantio da horta  e manutenção ,observando o crescimento e também do momento da colheita. Como eixo do projeto trará a brincadeira como foco para que a criança aprenda a comer bem, brincando.
  

4.  RECURSOS NECESSÁRIOS:

·        Alimentos saudáveis (frutas, leite, pães...)
·        Brinquedos
·        CD e DVD
·        Cola colorida,
·        Cola quente
·        Cola Tenaz,
·        E V A coloridos
·        Fantoches
·        Fita adesiva
·        Fita crepe
·        Guache
·        Gliter
·        Massa de modelar
·        Músicas
·        Palito de sorvete,
·        Papéis diversos
·        Quebra cabeça
·        Rádio
·        Revistas
·        Sucatas
·        Semente para plantar na horta
·        Terra
·        Tesoura
·        TV
·        Cópias (Xerox)
·        Pincel atômico
·        Pincel
·        Palitoches , fantoches e dedoches
·        (Não tendo o material o mesmo poderá ser substituído)


5.  AVALIAÇÃO:

A avaliação será constante e de forma coletiva observando o interesse, a  organização e a participação do grupo , será feita a cada atividade realizada , registrada através de relatos e fotos. Portanto a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto , buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.  a melhor avaliação se dará em longo prazo, ou seja quando a criança colocar em prática tudo que aprendeu.