Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

PROJETO: Eu Sou Assim... Identidade/Adaptação

CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Eu Sou Assim...
Identidade/Adaptação


         

Mini Grupo I A-B
Projeto Orientado pela Coordenadora Gislene Bianchi
Professoras: Walquiria Lopes
Sônia Regina Minguini Ferreira
     Fevereiro de 2016


JUSTIFICATIVA

O projeto Eu Sou Assim, é de extrema importância, pois trabalhamos a adaptação e o acolhimento das nossas crianças e proporcionamos as crianças uma acolhida fraterna, valorizando cada um deles dentro da escola.
Com isso nós iremos organizar uma recepção para as crianças de uma forma tranquila, segura e carinhosa, vamos elaborar um espaço atraente, com cantos de brinquedos e brincadeiras na sala de aula, afim de que a sua chegada seja tranquila.
                Ao recebermos as crianças em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, precisamos fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros em todo ambiente escolar.

OBJETIVO

ü     Conhecer e ampliar seus conhecimentos já trazidos de casa;
ü     Deixar as crianças sentir se à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
ü     Estabelecer relação de confiança  entre professores, crianças e famílias;
ü     Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado;
ü     Acolher com atividades trabalhando o lúdico;
ü     Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável;
ü     Estabelecer vínculo entre o professor e a criança;
ü     Contribuir para que as crianças adaptem-se as novas rotinas no seu dia a dia.

CONTEÚDO

ü      Conversa em roda;
ü      Quem sou eu? Trazendo a identidade de cada criança;
ü       Músicas diversas;
ü     Leitura de histórias;
ü     Linguagem corporal com músicas, atividades físicas e relaxamentos;
ü     Brincar no parque, solário e com brinquedos diversos;
ü      Desenvolver diversas brincadeiras;

METODOLOGIA
Como é um mês de grandes mudanças na vida dos pequenos estaremos desenvolvendo atividades que proporcionam o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, desenhar, pintar, dentre outras; 
Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular, rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar. Atividades que instiguem a imaginação e a criatividade: faz-de-conta, conto de histórias e brincadeiras livres no parque e no solário, sempre socializando as crianças.

DESENVOLVIMENTO

Linguagem musical: ouvirCDs variados e cantar diversas canções infantis, manusear instrumentos musicais;
Vídeo: assistir DVD ‘s musicais e desenhos infantis relacionados à faixa etária;
Linguagem corporal: atividades de movimentos, como arrastar-se, engatinhar, pular, passar por dentro de obstáculos;
Linguagem artística: pinturas com tinta guache e pincel, pintura a dedo em diversos tipos de materiais, como: sulfite, cartolina, papel cartão etc;
Linguagem verbal: Leituras de contos; pedir para os pais brincadeiras que eles brincava na época deles e adaptar para a nossa turma;
Brincar e imaginar: manusear diversos tipos de brinquedos pedagógicos, bonecas, carrinhos, bolas, bexigas e massa de modelar;
Matemática: Contagem oral, noções de grande e pequeno, dentro e fora, frente e trás, alto e baixo, desenvolvendo a lateralidade das crianças.
Natureza e Cultura: Trabalhar com as crianças o ganhar e o perder;

RECURSOS

Cartolina;
Tintas guache e pintura á dedo;
E V A Colorido
Pincéis;
Papel crepom de diversas cores;
Papel Kraft;
Papel Dobradura;
Giz de cera;
Cola;
Livros de História;
Cola Colorida;
Massa de Modelar;
Bolhas de sabão;
CD´s e DVD´s;
Bexigas.

AVALIAÇÃO

            A avaliação será feita de forma continua de acordo com o que iremos trabalhar no dia, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada criança e a significação que cada trabalho comporta.
            O foco na fase de adaptação é a observação. Avaliar individualmente cada criança através da observação e com registros diários.



PROJETO: “DO MEU CORPINHO EU CUIDO SIM”

PROJETO: “DO MEU CORPINHO EU CUIDO SIM”

Berçário II A e B

Professoras: Eliete e Flávia
Coordenadora: Gislene Bianchi
Maio – 2016



Justificativa

   Ser saudável é também manter bons hábitos e entender que o nosso corpo merece um carinho especial; assim iremos contribuir para o desenvolvimento das crianças, a necessidade e o valor da higiene, considerando a sua suma importância.
   Será aplicado de forma lúdica e desenvolvido diversas atividades, possibilitando a aprendizagem de forma afetiva e transformadora.

Objetivos

-  Identificar seus pertences pessoais;
-  Criar hábito de higiene corporal e bucal;
-  Desenvolver a linguagem oral;
-  Estimular os hábitos, como escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas, lavar as mãos, trocar de roupa etc.
-  Identificar as partes do corpo;
-  Realizar atividades diárias de higiene;
-  Visualizar e interpretar imagens;

Conteúdos

-  Corpo e higiene;
-  Pintura, recorte e colagem com diversos materiais;
-  Desenho livre e dirigido;
-  Músicas;
-  Histórias;
-  Cartazes;
-  Expressão corporal;
-  Dramatização;
-  Reconhecer os objetos de higiene;
-  Movimento;


Desenvolvimento

-  Montar cartazes com regras de higiene.
-  Apresentar a eles, quais os objetos de higiene.
-  Contos de histórias que falam sobre higiene.
-  Manipulação de revistas e panfletos de mercado, estimulando a encontrar os objetos sobre a higiene.
-  Dramatização de hábitos de higiene corporal e bucal.
-  Recorte e colagem sobre produtos de higiene.
-  Músicas: Patati Patatá: Chuveiro, Xuxa: Escova os dentes, Castelo Rá-Tim-Bum: Lavar as mãos e Ratinho tomando banho.
-  Pintura de desenhos.
-  Desenho livre.
-  Manipulação de massinha de modelar, desenvolvendo a imaginação e o lúdico.
-  Brincadeira de faz de conta (escovar os dentes de uma boneca, escovar os dentes de uma boca, confeccionada em cartolina).
-  Visualizar figuras ou cartazes de pessoas realizando a higiene.



Recursos Necessários

-  Cola branca e colorida.
-  Panfletos de mercado e revistas.
-  Tinta guache.
-  Cartolina.
-  Papel crepom.
-  Tnt.
-  Pincéis.
-  Sulfite.
-  Livros.

Avaliação

   A avaliação será realizada durante o processo do desenvolvimento do projeto, avaliando o interesse e a participação das crianças na realização das atividades expostas e executadas no dia-a-dia, através de observações e registros coletivos e individuais.










Projeto: Conhecendo os alimentos (Alimentação saudável)

Cei José Maria


Projeto Curricular: Conhecendo os alimentos 
                 (Alimentação saudável)                               
Mini Grupo I I A e B
Projeto orientado pela coordenadora Gislene
Professoras: Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa De Faria Conta   
Abril/2016
        

1.   Justificativa:   

Este projeto tem como finalidade trabalhar a alimentação saudável na Educação Infantil.  Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Alimentação saudável surge como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação.  Coletivamente, as crianças sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças.
Vamos promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

      2.Objetivos
    
* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
* Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
* Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
* Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
* Valorizar o momento reservado à alimentação.
* Identificar as preferências alimentar das crianças;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
* Identificar as cores;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;

  3. Conteúdo:   
       
. Confeccionar um cartaz com as frutas prediletas das crianças e outro com rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis;
. Desenvolver a coordenação motora, raciocínio logico, a expressão corporal, a percepção auditiva e visual da criança;
• Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios pelo cei, vídeos, músicas e arte;
• Promover a socialização;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação aluno e professor;
• Ouvir diversas músicas relacionadas com a alimentação;
• Assistir filmes em DVD ex: Barney : Alimentação saudável
• Rodas de conversa.   
. Plantar verduras na horta.

   4. DESENVOLVIMENTO  

Sugestão assunto - Frutas
- Apresentar para os alunos através de imagens, diversas frutas, e conversar sobre as suas preferências.  

Sugestão assunto - Verduras
- Conversar com os pequenos sobre as verduras
Brincar com massa de modelar confeccionando verduras, apresentar algumas verduras para as crianças. 

Sugestão assunto - Legumes
- Conversar sobre a importância dos legumes para uma alimentação saudável
Apresentar para os alunos cenoura, chuchu, beterraba, batata.

Sugestão assunto: Rótulos
-Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, confeccionar um mural.

 Sugestão assunto - Alimentos não - saudáveis
 -Mostrar através das gravuras do mural que alguns alimentos devem ser   consumidos com moderação
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.

Assunto - Alimentação Saudável
- As professoras deverão mostrar tudo que foi trabalhado durante as atividades através de Apresentação de teatro de fantoches
Cantar música referente ao momento de alimentação

5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:
           • Semente de verduras
           • CD e DVD
           • Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Cartolina
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura  

Avaliação
            Ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades quando a professora deverá observar a participação, interesse dificuldades e conquistas de cada criança, e incentivá-las onde tiverem mais dificuldades.











ATIVIDADES DO MINI GRUPO I A/B-ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL