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sexta-feira, 27 de julho de 2018

Projeto: Quem Cuida de Mim


CEI JOSÉ MARIA
 

PROJETO CURRICULAR
 
                Quem Cuida de Mim

Família

Mini Grupo I A- B
 

Projeto orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

                                           Professoras: Flávia Galindo

Sônia Regina Minguini Ferreira

Maio de 2018


1.   JUSTIFICATIVA:

 

Este projeto é fundamental para a convivência diária da criança no âmbito escolar, conhecendo sua história de vida e família será mais fácil compreender o seu comportamento e podendo assim colaborar com mais eficácia no seu desenvolvimento a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

A escola e a família devem conviver em completa sintonia em suas atitudes, já que seus propósitos caminham juntos na formação e educação das crianças, principalmente nos dias atuais onde estamos convivendo com diferentes tipos de famílias, pai e filho, mãe e filho, avó e neto, tia e sobrinho entre outros, o importante é ser cuidado por alguém este é o papel da família cuidar. Não há como negar que a família e a escola são instituições fundamentais da sociedade, com papeis diferenciados, porém não contraditórios e sim complementares. Através deste projeto buscaremos a interação entre a escola e a família, de modo a retratar também as formas como as famílias vivem e convivem.

 
2.   OBJETIVOS:

·         Valorizar a família e as  pessoas que moram conosco;

·         Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;

·         Conhecer a história de seu nome e seu significado;

·         Identificar suas preferências pessoais;

·         Desenvolver a autoestima e o valor à família;

·         Trabalhar as diferenças;

·         Identificar os membros de sua família e o papel de cada um;

·         Aumentar ou estreitar o vínculo Família e instituição de Educação Infantil.

·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;

·         Regras de Convivência;

·         Promover eventos entre as famílias e a escola para que os vínculos se fortaleçam;

·         Valorizar a família e as pessoas que moram conosco.

 


3.   CONTEÚDO:


·        Acolhimento;

- Bolinha de sabão, Brinquedos diversos, Folhear livros, Cantar com amigos,

Monta-monta, Ouvir a música e dançar e peças de encaixe;

·        Formas geométricas;

·        Brincar com os nomes e conhecer memorizando a inicial de seu nome;

·        Cores;

·        Noção de espaço – dentro/fora e quantidade;

·         Eu e minha família:

·         Números de membros na família;

·         Nome e sobrenome;

·         Vínculos afetivos;

·          Roda de conversa: O nome de cada um, as características, as diferenças entre as pessoas, os valores humanos, como é minha família, entre outros;

·          Contação de histórias relativas ao projeto;

·         Dinâmica do toque;

·         Como é a minha casa? Quantas pessoas vivem nela?

·           Musicalização com músicas referentes ao projeto;

·          Confecção da menina e do menino gigante;

·         Confecção da família de caixa de leite;

·         Painel com nome das crianças;

  • Painel de foto representativa (família);

·         Confecção do livro da família

·        Saída;

- Brinquedos diversos, folhear livros, monta-monta, bolinha de sabão e leitura de livros.

 

4.   DESENVOLVIMENTO:

Roda de conversa,  a nossa conversa será para verificar qual conhecimento prévio do assunto eles trazem e entendem, a partir daí, tentar resgatar tudo sobre sua família, com quem vivem quem cuida da criança.

Em sala de aula sentaremos para fazermos leitura de histórias como que resgatem tipos de famílias.

Durante todo o projeto faremos várias brincadeiras incentivando a memoria e o aprendizado.

Painel com colagem de gravuras sobre os membros da família, recortar de revistas gravuras que representem famílias e juntos montaremos um painel de fotos de famílias, sentaremos em roda e cada um pegará uma gravura  para colocar no cartaz.

Apresentar as cores sempre de forma lúdica como fazer caminhos no chão para que a criança siga a cor que está afixada no chão até chegar à caixa da cor solicitada.

 Utilizar um aparelho de som para que possamos relaxar ao som de músicas infantil suave.

Por gostar de fazer desenhos na mão estarei fazendo  inicial de seu nome e desenhos diversos, no intuito de no dia seguinte retornar ao CEI  com satisfação.

Entregar brinquedos de encaixe para que todos brinquem juntos procurando a socialização.

Sentar fora dos tatames para brincarem com a massinha de modelar usando a imaginação para criarem formas livres.

Brincar com a inicial de seu nome para que memorizem

Usarei bexigas com a inicial de cada um, entregarei para cada um a letra inicial de seu nome em EVA ou papel cartão.

Vínculos afetivos; através de conversa resgatar com quem a criança tem um vinculo afetivo em sua família.

Brincar de toque; vedar os olhos da criança e sugerir que a mesma toque o rosto e o corpo e diga que parte está tocando.

Confeccionar uma menina e um menino do tamanho da criança para que coloquem suas roupas.

 

5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:

 
·         Aparelho de som,

·         Bomba para encher bexigas,

·         Brinquedos,

·         CD e DVD,

·         Cola branca,

·         Cola colorida,

·         Cola quente,

·         E V A coloridos retalhos,

·         Fantoches,

·         Fita adesiva, Dupla face e crepe,

·         Giz de cera, lápis colorido e canetões.

·         Jogo de memória,

·         Livros de historinhas,

·         Massa de modelar,

·         Palito de sorvete,

·         Papel camurça, Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,

·         Pincel,          

·         Quebra cabeça,

·         Sucatas,

·         Televisão e DVD/ Projetor e telão

·         Tesoura,

·         Tinta guache.

 
6.   AVALIAÇÃO:


A avaliação será processual e continua durante todos os momentos e em todos os ambientes. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas brincadeiras, interação com outro e troca de informações, domínio e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados pelas crianças, iniciativa e criatividade, além da colaboração para realização e participação de todos.

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