Arquivo do blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CEI JOSÉ MARIA

Projeto  Artes
BERÇÁRIO II A e B
Resultado de imagem para artes na educação infantil

Professoras: Eliete e Flávia
Coordenadora: Gislene Bianchi
Setembro – 2016
Justificativa
 A Arte na educação infantil significa ir além da mera produção de desenhos e pinturas; com a arte podemos criar esculturas, colagens, dobraduras, desenhos, danças, teatros e entre outras.
 A Arte é uma linguagem fundamental para desenvolver os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
 Através desse projeto vamos despertar o gosto pela arte, através de diversas atividades que terá durante o projeto.

Objetivo
-Desenvolver a percepção visual;
-Produzir trabalhos artísticos utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
-Manipular diversos materiais, explorando suas características e possibilidades;
- Criar oportunidades para que as famílias possam participar das atividades desenvolvidas;
- Aprofundar conhecimentos sobre cores;
- Trabalhar coordenação motora;
- Desenvolver a imaginação, a criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual;
- Desenvolver a oralidade,  interação e socialização;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura da modelagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

Conteúdo
- Confecções de cartazes.
- Dramatização com fantoches.
- Apresentação de cores.
- Árvore da gentileza (Primavera).
- Pintura mágica.
- Caminho das sensações.
- Pintura em branco.
- Carimbo de garrafa pet.
- Que cara é essa??
- Pintura com giz molhado.
- Carimbos com bolinha de isopor.
- Pintura escorrida.
- Carimbos com a palma da mão.
- Pintura com lixa.
- Pintura esponjada.

Desenvolvimento
 Pintura mágica: orienta-los a pintar com tinta guache somente um lado da folha em branco e depois auxilia-los a dobrar ao meio e ver o resultado.
 Caminho das sensações: riscar o contorno da mão em um pedaço de e.v.a. e colar na palma  da mão diversas texturas e em seguida colar as mãos de e.v.a. pelo chão da sala.
 Pintura em branco: desenham livremente com o giz de cera branco e depois passam com o pincel a tinta guache.
 Carimbo de flor: com o fundo da garrafa pet, passamos tinta guache e carimbamos na cartolina.
 Que cara é essa?? : pintam as caixas de creme dental com tinta guache e juntos fazemos rostinhos diversos.
 Pintura com giz molhado: fazer uma mistura com cola branca e água, ensinando as crianças a molharem o giz de cera na mistura e desenharem livremente no papel sulfite.
  Fantoche de saquinho: com o saquinho, auxiliaremos a montarem e a colarem o rostinho no saquinho, formando um bonequinho.
 Carimbos com bolinhas de isopor: molhar as bolinhas na tinta guache  e carimbar em sulfites.
 Pintura escorrida: pinga-se cola colorida na folha e , movimentando-o em várias direções.
 Carimbando e formando bichos: colorindo a palma da mão criaremos diversos bichinhos.
 Pintura esponjada: faremos diversos desenhos passando tinta guache na esponja.
 Pintura com lixa: com a lixa embaixo da sulfite, deixaremos pintarem livremente usando o giz de cera.

Recursos Necessários
- Cartolinas;
- Tinta guache;
- Cola colorida;
- Fita crepe;
- Papel cartão;
- E.v.a. diversos;
- Caixa de creme dental;
- Tesoura ;
- Bolinha de isopor;
- Sulfite;
- Giz de lousa branco;
- Giz de cera colorido;
- Saquinho de papel;
- Esponja;
- Garrafa pet;
- Lixa, algodão, plástico bolha;

Avaliação

A avaliação do projeto será no transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas. 

ATIVIDADES DO BERÇÁRIO I







ATIVIDADES DO MINIGRUPO I











ATIVIDADES DO MINIGRUPO II