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terça-feira, 20 de setembro de 2016

CALENDÁRIO DE VACINA






Campanha de vacinação

Tem início nesta segunda-feira (19), em todo o País, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Crianças menores de cinco anos e aquelas que estão na faixa entre 9 e 15 anos de idade fazem parte do público alvo da mobilização.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PAIS, OS PRIMEIROS MESTRES – A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. abril 12, 2011

Posted by eliesercesar in Artigos
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Família e escola juntas para formar pequenos cidadãos.
Por Andréia Lima Borges*
A primeira forma de educação que a criança recebe é a doméstica, proveniente dos pais, espelho e referência na tenra idade. Portanto, o comportamento na primeira infância vai refletir as atitudes da família. Uma família desestruturada por brigas constantes, pela droga ou o abuso do álcool, sem dúvida, será responsável pelas primeiras manifestações da criança no âmbito das relações inter-sociais e no campo dos primeiros passos da socialização. Um menino ou menina de comportamento tímido e retraído, com dificuldade na aprendizagem e no relacionamento com os colegas,pode indicar problemas originados em casa.
Daí a importância da boa educação doméstica para o desenvolvimento cognitivo da criança, antes mesmo do início da vida escolar. É com os pais que as crianças aprendem a manusear os objetos, a comerem sozinhos, escovar os dentes e fazer corretamente as necessidades fisiológicas. Também são os pais e o diálogo em casa os responsáveis pela articulação das primeiras palavras e a correção, subseqüente, da maneira de falar, com o domínio da coerência e da coesão, um processo  de aprendizagem, lento, gradual e constante.
Os pais são os primeiros e mais importantes parceiros da escola. Por isso mesmo convém repetir  uma sabia definição da didática voltada para a infância: “A qualidade da Educação Infantil depende,  cada vez mais, da parceria entre a escola e a família. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. Eis algumas ações em que as únicas beneficiadas são as nossas crianças pequenas” (Carraro, 2006).
De fato, se as primeiras habilidades são apreendidas em casa, os pais são uma espécie de professores naturais, se assim podemos definir, legitimados pelo respeito dos filhos. Assim sendo, a escola tem a obrigação de não só valorizar a parceria com os pais (os primeiros mestres), como buscá-la e incentivá-la como um procedimento dialógico da pedagogia.
“A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida escolar e familiar se completa”, diz a especialista em  educação infantil pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Sonia Oliveira Silva, no artigo Educação, Escola e Família, publicado pelo site Artigonal (www.artigonal.com) , focado em educação. No mesmo artigo, Sonia ressalta que “o primeiro grupo de pessoas com quem a criança, ao nascer, tem contato é a família”, para em seguida continuar: “É interessante que logo a criança já demonstra suas preferências, seus gostos e suas diferenças individuais. Também a família tem seus hábitos, suas regras, enfim, seu modo de viver. É desse modo que a criança começará a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentará se comunicar com esta família”.
Aliás, a participação da família no processo educacional  já é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pelo Plano Nacional de Educação. Os pais que deixam os filhos (em idade escolar) fora da escola são passíveis de punição legal. Até o Programa Bolsa-Família condiciona o pagamento do benefício à matricula das crianças na escola. Contínua e progressiva, a educação infantil deve se apoiar em um tripé dialético: escola-família-criança. Com isso, todos se dão as mãos para atingir o mesmo objetivo: formar pequenos cidadãos, brasileirinhos e brasileirinhas preparados para o futuro, o respeito ao próximo e pleno exercício da cidadania.
* Andréia Lima Borges é estudante do 7º semestre do curso de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

FONTE:https://eliesercesar.wordpress.com/2011/04/12/pais-os-primeiros-mestres-a-importancia-da-familia-na-educacao-infantil/

3° REUNIÃO DE PAIS

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA NA REUNIÃO DE PAIS :

22/09-REUNIÃO DOS BERÇÁRIOS I E BERÇÁRIO II DAS 9:00 ÁS 9:30 HORAS
23/09-REUNIÃO DOS MINIGRUPO I E MINIGRUPO  II DAS 9:00 ÁS 9:30 HORAS

TRATAREMOS DE ASSUNTOS RELACIONADOS A VIDA ESCOLAR DO ALUNO E
INFORMES SOBRE A FESTA DE ENCERRAMENTO E FORMATURA.


A DIREÇÃO.


2° EXPOSIÇÃO DE ARTES DO CEI JOSÉ MARIA

NOS DIAS 22 E 23/09 TEREMOS A
 2° EXPOSIÇÃO DE ARTES,
TRABALHOS REALIZADOS PELOS
 ALUNOS(as) E PROFESSORAS/ 2016.

ESPERAMOS SUA VISITA!!!!!!!!!


ATIVIDADES DO MINIGRUPO II