Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

PROJETO ANUAL MUSICALIZAÇÃO E RECICLAGEM


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

A arte da música através da reciclagem
                                          (Musicalização e reciclagem)





Projeto Orientado pela Coordenadora: Sônia Regina M. Ferreira
2019

JUSTIFICATIVA:

       Através deste projeto estaremos falando da necessidade de estarmos estimulando e ensinando as nossas crianças sobre a importância da música e da reciclagem, acredito que podemos começar já na educação infantil a conscientizar a criança e sua família que é possível reutilizar brincando.
     Todos os dias através dos meios de comunicação ouvimos nos noticiários a agressão do homem a natureza, com este projeto estaremos trabalhando o processo de seleção e reciclagem de materiais despertando nos envolvidos a geração de novos valores frente aos problemas que nos cercam e assim colaborar para a construção de uma vida mais sadia e de um mundo melhor, criando novos valores e sentimentos que mudem as atitudes em relação à saúde do planeta e de todos os seres vivos. 
     Trabalharei, ao mesmo tempo com a música e construção de diferentes instrumentos musicais com materiais recicláveis com objetivo de conscientizar as crianças, estimulando a criatividade e socialização. A construção dos instrumentos musicais com materiais recicláveis serve como meio de veículo de inspiração e criatividade.
   Este projeto levará as crianças a aprenderem a reciclar, reduzir reutilizar para que assim colaborem para uma vida mais saudável e um mundo melhor com mais qualidade vida.
    
Segundo Teca Brito (2003, p.17):
A música é uma linguagem universal. Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos traduzem sua presença, integrando-se ao todo orgânico e vivo deste planeta.

OBJETIVOS:

Conscientizar a criança da problemática do lixo;
Apresentar sobre o processo de seleção e reciclagem do lixo;
Reciclar para evitar desperdício e preservar o meio ambiente;
Incentivar a criatividade para a transformação do lixo em objetos úteis;
Conscientizar sobre a diversidade de materiais que podem ser reciclados;
Reduzir o descarte das embalagens no lixo;
Reconhecer a importância de termos atitudes hoje, para que tenhamos um “meio ambiente” digno para as futuras gerações;
Construir materiais, brinquedos e objetos variados com materiais que seriam descartados;
Apreciar e refletir sobre o produto final.
Possibilitar a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a curiosidade e a experimentação;
Identificar através das cores os tipos de lixeiras para cada material (plástico, vidro e papel).
Despertar na criança o interesse de plantar e cuidar das flores através da reciclagem.
Planejar uma horta, utilizando materiais recicláveis;
Conhecer diferentes ritmos musicais
Conhecer as diferenças culturais por meio da música
Construir instrumentos musicais


CONTEÚDO:

Separar o lixo trabalhando as cores para a reciclagem;
Selecionar o lixo que pode ser reciclado;
Colocar em um lugar visível cestos coletores com as cores para a reciclagem onde os familiares participarão diretamente reciclando corretamente;
Criar objetos através da reciclagem;
Criar brinquedos com sucatas;
Confeccionar cortinas e composição de desenhos com tampinhas que podem ser usados como tapete ou quadros;
Construir objetos, brinquedos, quadros com palitos de sorvete;
Decorar o jardim com pneus decorados;
Fazer brinquedos e objetos que serão úteis no dia a dia com garrafas pet;
Através do cd construir animais;
Com o papel, papelão, rolinhos do papel higiênico, criar quadros decorados;
Todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano serão expostos na exposição.
Vídeo: É preciso reciclar – Turma da Mônica;
Confeccionar um mascote de sala com materiais recicláveis;
Confeccionar móbiles com cd’s não mais úteis;
 Confeccionar usando garrafas pet chocalhos que emitem diferentes sons;
Brincar de roda com músicas conhecidas populares;
Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças;
Exploração da linguagem corporal para explorar sons e ritmos diversos;
Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente;
Valorização e respeito em relação ás conquistas pessoais, em relação ao movimento e o gosto musical de cada um.

DESENVOLVIMENTO:

Será apresentado as crianças diferentes estilos e ritmos musicais por meio de CDs, DVDs, músicas de roda, brincadeiras e histórias cantadas, além de diferentes instrumentos musicais estruturados e não estruturados. Serão construídos com as crianças instrumentos sonoros, apropriados a cada faixa etária. Serão confeccionadas caixas de música que estimulem a oralidade através do canto e trabalharemos também com o corpo como fonte de som, possibilitando assim o desenvolvimento da consciência corporal por meio da dança, seja ela espontânea ou coreografada, sempre respeitando as especificidades de cada turma e de sua faixa etária.
Colocar em um lugar visível cestos coletores com as cores para a reciclagem onde os familiares participarão diretamente reciclando corretamente, enviar recado explicativo na agenda orientando os pais sobre o projeto reciclagem, para que saibam o que cada cor do cesto representa e pedindo para que junto com as crianças tragam os lixos para serem reciclados corretamente.
Devido os conteúdos criar objetos através da reciclagem, criar brinquedos com sucatas, construir objetos, brinquedos, quadros com palitos de sorvete, e fazer brinquedos e objetos que serão úteis no dia a dia com garrafas pet serão desenvolvidos de formas semelhantes estarei registrando todas juntas, primeiramente explicarei para as crianças que dependendo de qual for à sucata devemos higienizá-las, após sentarei com as crianças, para recortar, quebrar, amassar, juntar, montar ou colar para que possamos dar formar e construir um brinquedo ou outros objetos.
Confeccionar cortinas e composição de desenhos com tampinhas que podem ser usados como tapete ou quadros, pedir tampinhas de garrafas pet ou qualquer outro tipo de tampinhas para os familiares e quando já tivermos uma quantidade suficiente para utilizarmos em nossos trabalhos sentaremos e iremos separa-las por cor, e montarmos cortinas coloridas, ou quadros. Com CDs construiremos bichinhos para decorar a nossa sala.
Guardaremos rolinhos de papel higiênico e papelão para confeccionarmos quadros sentarei com as crianças para orienta-los na confecção dos quadros.
Será preciso um espaço para guardar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano os quais serão expostos na exposição.
Confeccionaremos um mascote de sala com material reciclável, utilizando uma quantidade bem variada de material, como potes, caixas, papéis, livros. O mascote visitará casa de cada criança, juntamente com uma folha para a anotação de como foi o final de semana com o mascote.
Apresentarei um vídeo que mostre movimentos de animais e sons produzidos por eles. Depois as crianças deveram imitar quando efetuar determinado gesto. Explorarei a altura das vozes, o ritmo (mais lento e mais rápido)

RECURSOS NECESSÁRIOS:

Cola quente
Tecido TNT vermelho (1,7mx1, 9m).
Madeira Compensado esp. 5 mm (Conforme necessidade)
Tintas (cores diversas)
Brinquedos
CD e DVD
Cola colorida,
Cola branca,
E V A coloridos retalhos
Fantoches
Fita adesiva
Fita crepe
Guache
Massa de modelar
Músicas
Palito de sorvete,
Papéis diversos
Rádio
Revistas
Sucatas variadas
Tesoura
Televisão e DVD/ Projetor e telão
Pincel
Gliter
Papel laminado
Papelão
(Não tendo o material o mesmo poderá ser substituído.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será constante e de forma gradativa ao interesse das crianças, a organização e a participação do grupo, irei avaliar: se exploram texturas e diversos objetos; se identificam os materiais e objetos, examinam e exploram objetos de diferentes formas e sons; se interagiram; empilha objetos; as manipulam brinquedos e materiais sonoros; se exploram com prazer os objetos variados.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!