Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto de abril -Planeta água! (Higiêne)


CEI JOSÉ MARIA

Projeto curricular
Planeta água!
(Higiêne)
 
 



Infantil I
Projeto Orientado pela Coordenadora: Sonia Regina Minguini Ferreira
Professoras: Hellen Prudente
                                            Abril / 2019   

JUSTIFICATIVA:

 O trabalho com o projeto “Planeta água”, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Segundo Kitamura
Toda a água do planeta está em constante movimentação, evaporando-se dos oceanos, rios e lagos. Transforma-se em vapor formando assim as nuvens na atmosfera. Quando o vapor condensa, a água volta para a terra em forma de chuva, granizo ou neve. Parte da água que cai sobre a terra se distribui pela superfície, formando lagos, rios e riachos que vão desaguar no mar. Outra parte que cai se infiltra no solo, vai ser absorvida pelas plantas ou vai alimentar os lençóis freáticos que alimentam nascentes e poços. No entanto, boa parte desta água é utilizada pelo homem, na suas explorações econômicas como irrigação ou mesmo em redes de água para o consumo ( KITAMURA, 2004).


Trabalharei o assunto água e higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os alunos e responsáveis sobre este tema que é de suma importância para o bem-estar e boa saúde.

OBJETIVOS: 
Identificar os diferentes usos da água no nosso cotidiano.
Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água.
Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água.
Interessar-se com o cuidado do corpo.   
Levar a criança a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene. 
Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.  
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual e noção espacial.   
Movimentar-se e explorar o corpo e os movimentos.  

CONTEÚDO:

Acolhimento: revistas, jogo da memória, massinha, quebra-cabeça, brinquedos diversos, materiais não estruturados, bolinha de sabão e blocos pedagógicos.
Após o acolhimento será aplicada as atividades relacionadas abaixo:   
Roda de conversa e leitura.
Trabalhar as cores.
Desenhos diversos sobre o tema do projeto.
Trabalhar as formas geométricas.  
Trabalhar as vogais.
Trabalhar as consoantes B, C e D.
Noções de quantidade e numerais.
Atividades lúdicas com brinquedos pedagógicos.
Atividades musicais envolvendo o movimento corporal.  
Caixa das sensações. 
Pinturas com diferentes recursos.
Confeccionar painel relacionado ao tema do projeto.
 Confeccionar lembrancinha para ser entregue no final do projeto.  
Saída: bonecas, carrinhos, brinquedos miniaturas, histórias diversas, bolas, massinha e revistas.

DESENVOLVIMENTO:  
No acolhimento usaremos revistas, jogo da memória, massinha, quebra-cabeça, brinquedos diversos, material desestruturado e blocos pedagógicos, para que brinquem, se concentrem, usem a imaginação e se interagem.    
  
Após o acolhimento:
          
           Em nossa roda conversaremos sobre a água e hábitos de higiene, iremos levar alguns materiais imprescindíveis para uma boa higiene, mostrar um por um para as crianças, instigando-as a nomeá-los e a relatarem experiências relacionadas aos mesmos. Para maior interesse das crianças na conversa iremos criar um ambiente lúdico e atrativo. Durante a conversa vamos enfatizar a importância do consumo consciente da água, de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, entre outras.  

Em roda de leitura contarei histórias tais como: O corpo humano, Vamos escovar os dentes?  Gotinha plim plim, entre outros do gosto da criança. 

Sentaremos em circulo e vamos cantar as seguintes músicas: O sapo não lava o pé, cabeça ombro joelho e pé, meu pé meu querido pé entre outras.

Em sala trabalharei as cores com atividades de pinturas sobre o tema do projeto e atividades lúdicas tais como: separar monta-monta, elefantinho colorido, dado das cores e brincadeiras com bexigas.  

As crianças farão desenhos relacionados ao projeto, utilizando lápis de cor e giz de cera na folha de sulfite, giz de lousa no corredor e tinta guache na parede de pintura. 

Trabalharemos em sala as formas geométricas através dos blocos de madeira, amarelinha e jogo com o dado.  

Apresentarei para as crianças as consoantes B, C e D, através de imagens, letras moveis, massinha, desenhos no chão e lousa.    

Iremos fazer contagem oral através de tais atividades: contar quantas crianças tem na sala, contar bolinhas, pular corda, amarelinha e cantando as músicas: Dez Indiozinhos, Viva Mariana, A galinha do vizinho e os patinhos. 

No parque, solário ou em sala vamos trabalhar o reconhecimento do próprio corpo e ritmos corporais com tais atividades: Pular, relaxamento, ginástica, dança, caminhar sobre uma linha traçada no chão, exercícios faciais e tapete da lateralidade.

 Confeccionaremos um cartaz  sobre a conscientização da água e um chuveiro, onde as  crianças serão convidadas a brincar de tomar banho (um pedaço de papel amassado e pintado será o sabonete, uma folha de papel dobrada será a esponja, uma folha de papel aberta será a toalha, a cola colorida será o xampu e um quadrado feito com fita adesiva no chão será a banheira):
Vamos fazer de conta que este é o sabonete. Vamos entrar no chuveiro e tomar um gostoso banho? Vamos lavar o rosto, lavar as mãos, as orelhas. Vamos pegar a esponja e lavar os pés, os joelhos, os dedinhos dos pés, o cotovelo, a barriga, o bumbum. Agora vamos pegar o xampu e lavar o cabelo. Pronto, agora que já terminamos vamos desligar o chuveiro e usar a toalha para nos secarmos, para finalizar será confeccionado lembrancinhas com pentes.     
Na saída iremos utilizar potes diversos, pequeno construtor, histórias diversas, músicas, brinquedo de encaixe, massinha, miniaturas, bonecas e carrinhos.


RECURSOS NECESSÁRIOS:   

- Brinquedos e blocos pedagógicos diversos. 
- Tinta guache.
- Giz de cera e de lousa. 
- Papeis diversos.
- Cartolinas.  
- Pincel.   
- Letras moveis. 
- Bexigas.  
- Radio.  
- Livros e revistas.  
- Massinha.
- Cola branca.
- Papelão.  
- Durex e fita crepe.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita diariamente através de registros, participação, interesses e dificuldades de cada bebê e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde os bebês tiverem mais dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado em consideração, toda evolução da criança, desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas pela professora.
A avaliação do projeto será feita através das seguintes observações: demostrou interesse pela atividade, atendeu os comandos dados pela professora, teve autonomia para realizar as atividades e interagiu com os amigos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!