Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

PROJETO: “DO MEU CORPINHO EU CUIDO SIM”

PROJETO: “DO MEU CORPINHO EU CUIDO SIM”

Berçário II A e B

Professoras: Eliete e Flávia
Coordenadora: Gislene Bianchi
Maio – 2016



Justificativa

   Ser saudável é também manter bons hábitos e entender que o nosso corpo merece um carinho especial; assim iremos contribuir para o desenvolvimento das crianças, a necessidade e o valor da higiene, considerando a sua suma importância.
   Será aplicado de forma lúdica e desenvolvido diversas atividades, possibilitando a aprendizagem de forma afetiva e transformadora.

Objetivos

-  Identificar seus pertences pessoais;
-  Criar hábito de higiene corporal e bucal;
-  Desenvolver a linguagem oral;
-  Estimular os hábitos, como escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas, lavar as mãos, trocar de roupa etc.
-  Identificar as partes do corpo;
-  Realizar atividades diárias de higiene;
-  Visualizar e interpretar imagens;

Conteúdos

-  Corpo e higiene;
-  Pintura, recorte e colagem com diversos materiais;
-  Desenho livre e dirigido;
-  Músicas;
-  Histórias;
-  Cartazes;
-  Expressão corporal;
-  Dramatização;
-  Reconhecer os objetos de higiene;
-  Movimento;


Desenvolvimento

-  Montar cartazes com regras de higiene.
-  Apresentar a eles, quais os objetos de higiene.
-  Contos de histórias que falam sobre higiene.
-  Manipulação de revistas e panfletos de mercado, estimulando a encontrar os objetos sobre a higiene.
-  Dramatização de hábitos de higiene corporal e bucal.
-  Recorte e colagem sobre produtos de higiene.
-  Músicas: Patati Patatá: Chuveiro, Xuxa: Escova os dentes, Castelo Rá-Tim-Bum: Lavar as mãos e Ratinho tomando banho.
-  Pintura de desenhos.
-  Desenho livre.
-  Manipulação de massinha de modelar, desenvolvendo a imaginação e o lúdico.
-  Brincadeira de faz de conta (escovar os dentes de uma boneca, escovar os dentes de uma boca, confeccionada em cartolina).
-  Visualizar figuras ou cartazes de pessoas realizando a higiene.



Recursos Necessários

-  Cola branca e colorida.
-  Panfletos de mercado e revistas.
-  Tinta guache.
-  Cartolina.
-  Papel crepom.
-  Tnt.
-  Pincéis.
-  Sulfite.
-  Livros.

Avaliação

   A avaliação será realizada durante o processo do desenvolvimento do projeto, avaliando o interesse e a participação das crianças na realização das atividades expostas e executadas no dia-a-dia, através de observações e registros coletivos e individuais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!