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segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Projeto: “Por um mundo mais verde” (Meio Ambiente)


CEI JOSÉ MARIA

 

Projeto curricular

“Por um mundo mais verde”
 
                                                              (Meio Ambiente)

 
Berçário I A-B

Projeto orientado pela coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras: Alessandra Silvia de Souza Oliveira

Lauriete Soares da Silva
Agosto/2018


Justificativa:

 

            O meio ambiente provoca muito interesse nas crianças, a curiosidade e capacidade de observação são as características que mais devem ser exploradas nesta faixa etária. Como educadores, devemos contribuir na formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão a partir de atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem. Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrões de comportamentos baseados em valores sociais e morais. Sendo assim, por perceber a necessidade de um trabalho que aborde o assunto, proporcionaremos através deste projeto atividades variadas em torno da percepção dos elementos naturais do meio ambiente.

  
 

Objetivos:


            - Explorar o meio ambiente;


- Incentivar o cuidado ao meio ambiente em que vivemos;
 
- Proporcionar novos conhecimentos e vivências;

- Explorar materiais diversos;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual, auditiva e tátil;
- Estimular o conhecimento e reconhecimento de sua própria imagem;
- Desenvolver a atenção e concentração;
- Promover a socialização e interação afetivas entre os bebês;
- Proporcionar atividades variadas sobre o tema.

 

Conteúdo:

·         Acolhimento: Brinquedos pedagógicos, Brinquedos sonoros, Vídeo, monta tudo e cantigas diversas.

·         Manusear revistas e livros infantis, leitura de livros infantis, amassar e rasgar papéis;

·         Vídeos: Dvd´s infantis como: (Cocoricó, Patati-Patatá, Xuxa, o Mundo Bita, Bob zum e Galinha pintadinha)

·         Boneco Ecológico, confeccionar o bumba meu boi e tirar fotos com ele, produção de painel sobre o meio ambiente (pintura com esponja), “Colando” os frutos.

·         Cócegas, banho com brinquedos, massagem nas costas, banho com massagem, identificar as partes do corpo na hora do banho, músicas de ninar, cadê o bebê, bolas na banheira, relaxamento nos colchonetes.

·         Blocos lógicos, brinquedos pedagógicos, bexigas, móbiles, Brinquedos diversos, piscina de bolinhas, cavalinhos, motocas, luzinhas (lanterna).

·         Expressões e reconhecer sua imagem no espelho, sons com a boca, bexigas com expressões, monta-tudo, bonecas, carrinhos, cordão com bexigas, brinquedos pedagógicos de encaixe (Flor), bichinhos de borracha.

·         Diversas bolas, colchonetes, ginástica, obstáculo (rampa), circuito com bambolês, gesticular as músicas Dona Aranha e Meu pintinho amarelinho, bater palmas.

·         Observar a paisagem, plantar feijão, observar a horta, sons da natureza.

·         Música com palitoches, músicas cantadas, Cd de cantigas de roda, cantar a música se eu fosse um peixinho usando o nome dos bebês, musicalização com microfone.

·         Saída: Bolinhas de sabão, Musicalização, móbiles com objetos, bolas e cubo tátil.

 

Desenvolvimento:

           

No acolhimento, entregarei aos bebês os blocos lógicos, brinquedos pedagógicos ou bolas para brincarem e cantarei algumas músicas infantis.

Com todos sentados, entregarei para cada bebê um brinquedo sonoro para que explorem, revistas e livros para manusearem e depois contarei as histórias, assistiremos vídeos relacionado ao tema para que seja estimulado a imaginação, concentração e a percepção visual.

Confeccionaremos o boneco ecológico com todos sentados, pedirei que coloquem as sementes dentro da meia e depois a reguem.

Iremos confeccionar o bumba meu boi com caixa de papelão e pedirei para que cada bebê cole retalhos de eva em volta dele, depois de pronto iremos tirar foto deles dentro do bumba meu boi.

Confeccionaremos um painel sobre o meio ambiente, onde chamarei um bebê por vez e pedirei que pintem “o mar” com esponja e tinta azul.

Farei um painel de árvore na altura dos bebês e pedirei que colem os frutos nela.

Com todos sentados, entregarei um copo descartável pequeno com algodão e pedirei que cada bebê coloque um feijão, depois regaremos e observaremos o seu crescimento.

Cada bebê será deitado no colchonete para sessão de massagem e cócegas em seu corpo.

Na hora do banho levarei alguns brinquedos para que se distraiam, farei massagem em seu corpo estimulando o toque e dizendo cada parte do corpo do bebê.

Na hora do sono cantarei diversas músicas de ninar, para o bebê relaxar e ter um sono tranquilo.

Colocarei um pano sobre o rosto do bebê e puxarei “cadê o bebê”, para estimular eles a se descobrirem.

Os bebês serão deitados nos colchonetes e irei conversando com eles calmamente para relaxarem e para brincarem serão entregues brinquedos pedagógicos, blocos lógicos e bexigas.

Chamarei a atenção dos bebês para virem brincar nos móbiles que temos em sala de aula.

Colocarei a piscina de bolinhas para os bebês, os sentarei nos cavalinhos e nas motocas para brincarem.

De frente ao espelho serão estimulados a fazerem diferentes expressões.

Colocarei uma cortina de tiras na sala e deixarei os bebês explorarem.

Farei carinhas nos meus dedos e depois farei nos dedos dos bebês.

Sentarei com os bebês e irei fazer vários sons com a boca, para que reproduzam.

Irei espalhar pela sala várias bexigas com diferentes expressões para os bebês brincarem.

Entregarei: monta-tudo, boneca, carrinho, bolas, brinquedos emborrachados, brinquedos pedagógicos para cada bebê brincar.

Apontarei as luzinhas para o chão e para a parede para observar a reação dos bebês.

Empilharei alguns colchonetes e deixarei os bebês explorarem e farei alguns movimentos de ginástica para que eles repitam.

Colocarei: a rampa (obstáculo) na sala e deixarei os bebês explorarem, vários bambolês no chão formando um circuito e chamarei os bebês para caminharem ou engatinharem sobre eles, várias caixas de ovos pelo chão e os estimularei para que caminhem sobre elas.

Irei cantar e gesticular as músicas Borboletinha e Meu pintinho amarelinho, para que eles acompanhem meus gestos.

Levarei as crianças ao solário para que observem a paisagem.

Iremos observar e regar a horta que plantaremos.

Com todos sentados colocarei um cd com sons da natureza para que ouçam.

Entregarei diversos tipos de papéis para que rasguem e amassem.

Com todos sentados pedirei para que um bebê pegue um palitoche e eu cantarei a música referente fazendo os gestos.

Com todos sentados irei entregar o microfone e cantarei várias músicas para cantarem junto comigo.

Saída: Entregarei para cada bebê diversos brinquedos para se entreterem, assoprarei as bolinhas de sabão para eles estourarem, cantarei diversas músicas, brincaremos com vários objetos pendurados nos móbiles e de retirar e colocar objetos na caixa tátil.

 


Recursos:


 

- Livros infantis;

- Cd e DVD;

- Revistas;

- Meia calça;

- Serragem;

- Alpiste;

- Feijão;

- Algodão;

- Copo descartável;

- Caixa de Papelão;

- Retalhos de Eva;

- Esponja;

- Tintas;

- Fita Adesiva;

- Materiais reciclados;

- Tecido;

- Lanterna;

- Bexigas;

- Barbante;

- Bambolê;

- Caixas de ovos;

- Bolas;

- Diversos tipos de papéis.

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita diariamente através de registros, participação, interesses e dificuldades de cada bebê e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde os bebês tiverem mais dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado em consideração, toda evolução do bebê, desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas pela professora.

 

O projeto será avaliado através das seguintes observações:

 

- Atendeu os comandos dados pela professora;

- Teve autonomia para realizar as atividades;

- Demonstrou interesse pelas atividades propostas;

- Interagiu com os amigos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

           
               



 



 



 

PROJETO: “Por um mundo mais verde“ (Meio Ambiente)


CEI JOSÉ MARIA

 

PROJETO CURRICULAR

“Por um mundo mais verde“

                                        (Meio Ambiente)

 
Berçário II- A e B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras:

Juliana Matos

Tatiana de Souza Rocha Monteiro

Agosto\ 2018

 

                                                                                                                

Justificativa:

É de suma importância à conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos. A conscientização deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza na educação infantil.

Para a preservação do meio ambiente existe um fator importante é a reciclagem, pois através dela épossível tirar do meio ambiente, coisas que igual levariam décadas para desintegrar.

 

Objetivos:

Ø  Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com todos;

Ø  Estimular a linguagem oral e corporal;

Ø  Estimular a percepção visual e auditiva;

Ø  Estimular a motricidade fina e ampla;

Ø  Estimular habilidades motoras;

Ø  Dramatizar as histórias com fantoches;

Ø  Estimular a concentração e atenção;

Ø  Proporcionar e estimular noções de espaço e equilíbrio;

Ø  Relacionar as cores básicas aos lixos correspondentes: Verde= vidro; Amarelo= Metal, Azul= papel, Vermelho= plástico;

Ø  Socialização;

Acolhimento entrada:

Ø  Brinquedos diversos;

Ø  Blocos pedagógicos;

Ø  Bolinhas de sabão;

Ø  Cantigas infantis;

Ø  Piscina de bolinhas;

Ø  Manuseio de revistas;

Ø  Cantar cantigas e músicas infantis;

Ø  Caixa surpresa;

Ø  Boliche;

Ø  Bexigas coloridas;

Ø  Painel expositivo com embalagens, selecionando-os: alimentos, limpeza e higiene pessoal;

Ø  Imitar gestos conforme a música e dançar espontaneamente;

Ø  Exploração dos ambientes do CEI;

Ø  Participação em jogos e brincadeiras;

Ø  Formas geométricas;

Ø  Mostrar fotos coloridas natureza preservada e poluída;

Ø  Contação de histórias com a temática ambiental;

Ø  Arte com as mãos (árvore com rolinho de papel higiênico);

Ø  Realização de mímicas e caretas;

Ø  Vídeos: As cores da natureza, Planeta azul e Peppa pig;

Ø  Lembrancinha do mês Boneco de Alpiste;

Acolhimento saída:

 

Ø  Bonecas e Carrinhos;

 

Ø  Cantigas de roda;

 

Ø  Leitura de histórias;

 

Ø  Monta – monta;

 

Ø  Pecinhas de madeira;

 

 

Desenvolvimento:

Em sala mostrar fotos para as crianças observarem natureza preservada e poluída;

Leitura de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;

Entregarei bexigas coloridas e colocarei a inicial do nome de cada criança;

Painel expositivo com embalagens, selecionando-os: alimentos, limpeza e higiene pessoal;

Trazer músicas diferentes ao do dia a dia para que possam enriquecer as aulas;

Brincadeiras ao ar livre; leva-los ao parque para brincarem de bolinha de sabão pecinhas de madeira, carrinhos e bonecas;

Realização de um painel com as lixeiras com objetivo das crianças identificarem as cores;

Realização de uma árvore com as mãos das crianças e colarei no rolinho de papel higiênico;

Massinha de modelar: deixar que façam formas livres respeitando cada criatividade;

Pintura com rolo e tinta guache ou giz de lousa na parede do parque superior realizar pinturas livres;

Amarelinha: desenhar no chão (espaço do CEI) e brincar com as crianças.

Formas geométricas: através de objetos ou brinquedos apresentar formas geométricas e cores;

Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho”, “ Um, dois feijões com arroz “;

 

Recursos necessários:

 

Ø  Bexigas;

Ø  Aparelho de som e DVD;

Ø  CD e DVD;

Ø  Livros de histórias;

Ø  Tinta guache;

Ø  Massa de modelar;

Ø  Brinquedos;

Ø  Giz de cera;

Ø  Pincel;

Ø  Revistas;

Ø  Rolinho de papel higiênico;

Ø  Embalagens recicláveis;

Ø  Cartolina;

Ø  Brinquedos diversos;

 

 

Avaliação:

As avaliações são diárias de acordo com as brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança.

      Avaliar se a criança estava atenta para ouvir

      Como foi sua expressão musical, por meio de dança ou cantando.

      Se ao utilizar instrumentos sonoros e brinquedos se expressa.

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina no CEI.