Arquivo do blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

PROJETO: “Por um mundo mais verde“ (Meio Ambiente)


CEI JOSÉ MARIA

 

PROJETO CURRICULAR

“Por um mundo mais verde“

                                        (Meio Ambiente)

 
Berçário II- A e B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras:

Juliana Matos

Tatiana de Souza Rocha Monteiro

Agosto\ 2018

 

                                                                                                                

Justificativa:

É de suma importância à conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos. A conscientização deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza na educação infantil.

Para a preservação do meio ambiente existe um fator importante é a reciclagem, pois através dela épossível tirar do meio ambiente, coisas que igual levariam décadas para desintegrar.

 

Objetivos:

Ø  Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com todos;

Ø  Estimular a linguagem oral e corporal;

Ø  Estimular a percepção visual e auditiva;

Ø  Estimular a motricidade fina e ampla;

Ø  Estimular habilidades motoras;

Ø  Dramatizar as histórias com fantoches;

Ø  Estimular a concentração e atenção;

Ø  Proporcionar e estimular noções de espaço e equilíbrio;

Ø  Relacionar as cores básicas aos lixos correspondentes: Verde= vidro; Amarelo= Metal, Azul= papel, Vermelho= plástico;

Ø  Socialização;

Acolhimento entrada:

Ø  Brinquedos diversos;

Ø  Blocos pedagógicos;

Ø  Bolinhas de sabão;

Ø  Cantigas infantis;

Ø  Piscina de bolinhas;

Ø  Manuseio de revistas;

Ø  Cantar cantigas e músicas infantis;

Ø  Caixa surpresa;

Ø  Boliche;

Ø  Bexigas coloridas;

Ø  Painel expositivo com embalagens, selecionando-os: alimentos, limpeza e higiene pessoal;

Ø  Imitar gestos conforme a música e dançar espontaneamente;

Ø  Exploração dos ambientes do CEI;

Ø  Participação em jogos e brincadeiras;

Ø  Formas geométricas;

Ø  Mostrar fotos coloridas natureza preservada e poluída;

Ø  Contação de histórias com a temática ambiental;

Ø  Arte com as mãos (árvore com rolinho de papel higiênico);

Ø  Realização de mímicas e caretas;

Ø  Vídeos: As cores da natureza, Planeta azul e Peppa pig;

Ø  Lembrancinha do mês Boneco de Alpiste;

Acolhimento saída:

 

Ø  Bonecas e Carrinhos;

 

Ø  Cantigas de roda;

 

Ø  Leitura de histórias;

 

Ø  Monta – monta;

 

Ø  Pecinhas de madeira;

 

 

Desenvolvimento:

Em sala mostrar fotos para as crianças observarem natureza preservada e poluída;

Leitura de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;

Entregarei bexigas coloridas e colocarei a inicial do nome de cada criança;

Painel expositivo com embalagens, selecionando-os: alimentos, limpeza e higiene pessoal;

Trazer músicas diferentes ao do dia a dia para que possam enriquecer as aulas;

Brincadeiras ao ar livre; leva-los ao parque para brincarem de bolinha de sabão pecinhas de madeira, carrinhos e bonecas;

Realização de um painel com as lixeiras com objetivo das crianças identificarem as cores;

Realização de uma árvore com as mãos das crianças e colarei no rolinho de papel higiênico;

Massinha de modelar: deixar que façam formas livres respeitando cada criatividade;

Pintura com rolo e tinta guache ou giz de lousa na parede do parque superior realizar pinturas livres;

Amarelinha: desenhar no chão (espaço do CEI) e brincar com as crianças.

Formas geométricas: através de objetos ou brinquedos apresentar formas geométricas e cores;

Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho”, “ Um, dois feijões com arroz “;

 

Recursos necessários:

 

Ø  Bexigas;

Ø  Aparelho de som e DVD;

Ø  CD e DVD;

Ø  Livros de histórias;

Ø  Tinta guache;

Ø  Massa de modelar;

Ø  Brinquedos;

Ø  Giz de cera;

Ø  Pincel;

Ø  Revistas;

Ø  Rolinho de papel higiênico;

Ø  Embalagens recicláveis;

Ø  Cartolina;

Ø  Brinquedos diversos;

 

 

Avaliação:

As avaliações são diárias de acordo com as brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança.

      Avaliar se a criança estava atenta para ouvir

      Como foi sua expressão musical, por meio de dança ou cantando.

      Se ao utilizar instrumentos sonoros e brinquedos se expressa.

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina no CEI.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!