Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto do mês de junho: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Cei José Maria
Projeto Curricular: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Mini Grupo I A e B
Projeto orientado pela coordenadora Gislene
Professoras: Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa De Faria Conta   
Julho/2015
       
Justificativa:  
 Sabemos que hoje a criança aprende brincando, pois o mundo em que vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras sendo. O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
Sendo assim, se a criança aprende brincando, por que então não ensinarmos da maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa e, portanto eficiente, pois a utilização de certos jogos e brincadeiras é como facilitadores na aprendizagem, da educação infantil.
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando a criança no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto irá potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade em que está inserido.
Objetivos:
- Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de poder trabalhar as diversas habilidades que serão desenvolvidas com o projeto como: socialização, coordenação, cooperação, limitações;
- Reforçar a importância do respeito no grupo do qual faz parte;
- Adquirir novos conhecimentos, percebendo o quão isso tem um papel crucial na sociedade em que se vive;
-Trabalhar a importância do meio ambiente, conscientizando-os sobre o seu papel diante dos problemas que vem enfrentando.            


     


    Conteúdo:   
     Roda de conversa (combinados serão trabalhados para a implantação de regras, as quais farão com que o grupo perceba a importância de tais);
v     Roda de leitura
v     Roda de música
v     Dramatizações
v     Atividades pedagógicas (escrita, pintura, colagem, recorte, manuseio de diferentes papéis, massa de modelar entre outros).
v     Desenhos
v     Quebra-cabeça com figuras
v     Dominó das letras
v     Jogo da memória com animais
v     Boliche
v     Jogo das figuras (garrafas plásticas, latinhas, papéis), onde jogá-los.
v     Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
v     Dançar
v     Correr com e sem apoio, trabalhando as limitações de cada um  equilibrar num pé só.
v     Reconhecer e nomear partes do seu corpo
v     Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado
v     Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções. v     Observar e explorar o ambiente através do tato.
v     Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
v     Identificar cores
v     Morto – vivo
v     Brincadeiras com bolas, petecas, balões etc.
v     Exercícios para desenvolver a lateralidade
v     Desenho espontâneo com lápis de cera



  1. Desenvolvimento:   


Linguagem Escrita:
- Desenhos livres;
- Envolver o tema trabalhando o nome;  
- Pintar diversos desenhos de jogos e brincadeiras;
- Revisar as vogais;


Linguagem Musical:
- Incentivar o gosto pela música e canto;
- Percepção auditiva;
          - Brincadeiras de roda;
          - Sons produzidos por fontes naturais e sonoras;
          - Imitação de sons (personagens das histórias e animais);
- Músicas e histórias ao som de cd, dvd;
Linguagem Verbal:
- Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
- História e interpretação;


Linguagem Corporal:   
- Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
- Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.
- Teatro de fantoche e sombra;
- Brincadeiras de roda com musicas populares;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Parque.
Linguagem artística:  
- Confeccionar jogos sonoros com reciclagem;
- Sucatas;
- Pintura.
          - Modelagens com massinha;
          - Dobraduras;   


Natureza e Sociedade:
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito, atitudes, hábitos, higiene e outros...


Matemática:  
- Utilizar músicas com números e músicas populares, para que as crianças aprendam a sequência numérica.  
-Contagem oral;
- Formas geométricas;
- Cores; .
          -Coordenação Motora;
          - Noção espacial;  
          - Jogo da memória;  


  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:
          • Brinquedos  
          • CD e DVD
             Reciclagem
• Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Fantoches
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura


  1. Avaliação:
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.
            






Projeto do mês de maio: Musicalização e Movimento

Cei José Maria
Projeto Curricular: Musicalização e movimento  
http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/a-atividade-ideal-para-cada-fase-da-crianca-1_1/a-atividade-ideal-para-cada-fase-da-crianca-5.jpg                             Mini Grupo I A e B
Projeto orientado pela coordenadora Gislene
Professoras: Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa De Faria Conta   
Junho/2015
       
Justificativa:   
Este projeto tem como finalidade trabalhar a Música e o Movimento na Educação Infantil. A ideia do tema em destaque surgiu devido à rotina de que as crianças ouvem as músicas e não realizam nenhum tipo de atividade diferenciada para o seu desenvolvimento. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesmas, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro, contribui de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.  


Objetivos:
.  Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
·    Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
·     Diferenciar fontes sonoras diversas;
·     Integrar e motivar as crianças através da música;
·     Exploração do movimento corporal;
·     Desenvolver a memória musical;
·    Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
·    Desenvolver a percepção auditiva;
·    Concentrar-se;
·       Imitar;
·       Diferenciar sons e ruídos;
·       Enumerar a sequência numérica através da música com numerais;
·       Explorar diferentes instrumentos de som.


        
 
    Conteúdo:  


• Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios, vídeos, músicas e arte;
• Promover a socialização;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno;
• Ouvir diversas músicas;
• Assistir filmes em DVD;
• Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
• Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
• Rodas de conversa.  
  1. Desenvolvimento:   


Linguagem Escrita:
- Desenho como forma de representação;
- Envolver o tema trabalhando o nome;  
- Pintar diversos desenhos de instrumentos musicais;  
- Revisar as vogais;


Linguagem Musical:
- Incentivar o gosto pela música e canto;
- Percepção auditiva;
          - Brincadeiras de roda;
          - Sons produzidos por fontes naturais e sonoras;
          - Imitação de sons (personagens das histórias e animais);
- Músicas e histórias ao som de cd, dvd;
Linguagem Verbal:
- Imitações de sons dos animais, através das músicas conhecidas pelas crianças.
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
- História e interpretação;


Linguagem Corporal:   
- Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal.
- Fazer apresentações teatrais para as crianças com músicas.
- Teatro de fantoche e sombra;
- Brincadeiras de roda com musicas populares;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Parque.
Linguagem artística:  
- Confeccionar instrumentos sonoros com reciclagem;
- Sucatas;
- Pintura.
          - Modelagens com massinha;
          - Dobraduras;   


Natureza e Sociedade:
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito, atitudes, hábitos, higiene e outros...


Matemática:  
- Utilizar músicas com números da Xuxa e músicas populares, para que as crianças aprendam a sequência numérica.  
-Contagem oral;
- Formas geométricas;
- Cores; .
          -Coordenação Motora;
          - Noção espacial;  
          - Jogo da memória;  


  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:
          • Brinquedos  
          • CD e DVD
             Reciclagem
• Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Fantoches
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura


  1. Avaliação:
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.