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sexta-feira, 2 de junho de 2017

PROJETO FOLCLORE

CEI José Maria

PROJETO CURRICULAR
Folclore    




Mini Grupo II – A

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras: Sônia Regina Minguini Ferreira


Junho 2017





1.    JUSTIFICATIVA:

Para justificar o porquê do Projeto Folclore primeiramente é importante saber que a palavra Folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Sendo assim, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Portanto este projeto está diretamente ligado à educação, devido ter uma mistura de raças em todos os estágios escolares. O folclore é tudo aquilo que o povo, sabe, inventa, aprende e ensina, estando muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar.
Desde a educação infantil é preciso trabalhar a cultura dos povos para que essa possa se manter viva. E com este projeto será possível resgatar a cultura de cada povo, seus valores e garantir as tradições às futuras gerações.

2.    OBJETIVO GERAL:

Proporcionar brincadeiras folclóricas desenvolvendo o imaginário infantil, estimulando o prazer pela cultura popular, valorizando o folclore brasileiro e as tradições de cada cultura.

3.    CONTEÚDO:

§      Valorizar o folclore brasileiro;
§      Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio através da dança;
§      Utilizar métodos, técnicas e estratégias adequadas aos alunos, levando em consideração a faixa de idade adequada de 3 a 4 anos;
§      Cantar músicas diversas envolvendo o tema;
§      Participar de brincadeiras cantadas como “São João”; “Atirei o pau no gato”; “Maria Chiquinha”; respeitando as regras da brincadeira;
§      Contar história e lendas;
§      Imitar gestos conforme a música e dançar espontaneamente;
§      Atividades que estimule a memória auditiva e visual como: ruído, sons, quebra cabeça e jogo da memória;
§      Realizar ensaios para a festa junina;
§      Promover brincadeiras e musicas de rodas;
§      Lendas e brincadeiras que faziam parte da infância dos pais;
§      Ensinar a brincar de pular corda e amarelinha;
§      Dançar diversas músicas de diferentes culturas para explorar e melhorar o movimento corporal;
§      Atividades que proporcionem diversão com o tema folclore.

4.    DESENVOLVIMENTO:

Linguagem Escrita:
§       Revisar a consoante B;
-Com diversas letras em EVA embaralhadas, pedirei que localizem a consoante B.
§      Apresentar e realizar atividades das consoantes C, D e E;
-Através de cartazes, desenhos no chão e atividades em folha.
§      Reconhecendo o nome;
         - Estimular o reconhecimento de seu nome sendo que já conhecem a inicial.

Linguagem Musical:
§      Ouvir e cantar músicas de diferentes culturas;
 -Verificar junto às outras profissionais e familiares se podem contribuir com músicas diferentes.
§      Ouvir a música da festa junina;
-Ouvir para assimilar a música e os passos para a festa junina.
§      Cantigas diversas;
-Ouvir, cantar e dançar varias músicas para ampliar o gosto musical.

Linguagem Verbal:
§       Roda de conversa sobre algumas lendas e brincadeiras de época;
§       Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
§      Sentar em roda em um dos ambientes da CEI para ouvir a história;
§      Recontar as lendas folclóricas conhecidas aproximando-se das características da história original no que se refere à descrição de personagens;
§       Trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, quadrinhas e canções.
·   
Linguagem Corporal:
§     Brincadeiras que envolvam lateralidade;
-pular com ambos os pés dentro de círculos, depois um pé, depois outro, para frente, para trás, para um lado, para o outro; andar sobre espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com outro;
§     Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tatame);
 -Ouvir música suave para que possam relaxar;
§     Brincadeiras de roda;
-Fazer uma roda para brincar de lencinho branco, passa anel, escravos de jô;
§     Brincadeiras comuns da infância de seus pais;
-Em diferentes espaços da CEI aplicar brincadeiras como boca de forno, esconde-esconde, pular corda, estátua, cabo de guerra, amarelinha.

Linguagem artística:
§     Massa de modelar;
 -Deixar que façam formas livres respeitando sua criatividade;
§     Confecção de brinquedos;
-Usando sucatas confeccionar boneca de pano, bonecas de papel com roupas, telefone sem fio, batata quente, pé na lata;
§     Dobraduras e quebra cabeças;
-Personagens do folclore;

Natureza e Sociedade:
§     Socialização;
-Através dos brinquedos de casa estar sempre buscando a socialização;
§     Pratos típicos;
-Solicitar receita de pratos típicos de sua região para os pais;
§     Mostrar a existência de regras sociais de convivência;
·                 -trabalhar as regras do dia a dia;
§     Atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições do folclore brasileiro;
-Como o ensaio da festa junina, brincadeiras de rodas ciranda cirandinha; caça ao tesouro, que apresenta  desafios relacionados à representação gráfica do espaço.

Matemática:
§     Revisão dos numerais de 1 a 6.
    -Através do dado, jogar e dizer qual é o número.
§     Apresentar os numerais 7 e 8;
-Atividades envolvendo quantidade com objetos como tampinhas e palitos, e atividades em folhas.
§     Contagem oral;
- Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz;”.
§     Forma Geométrica e cores;
-Atividades envolvendo objetos de todos os espaços da CEI revisando as cores e formas geométricas.

5.    RECURSOS NECESSÁRIOS:
       E V A coloridos,
       Fita adesiva, Dupla face e crepe,
       Cola quente,
·        Papel camurça, Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,
·        Tinta guache,
·        Cola colorida,
·        Cola branca,
·        Tesoura,
·        Pincel,          
·        Palito de sorvete,
·        Sucatas,
·        Aparelho de som e DVD,
·        Livros de historinhas,
·        Fantoches,
·        CD e DVD,
·        Bomba para encher bexigas,
·        Massa de modelar,
·        Brinquedos,
·        Quebra cabeça,
·        Jogo de memória,
·        Giz de cera, lápis colorido e canetões.


6.    AVALIAÇÃO:

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina no CEI, a avaliação será continua e feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas durante todo o período do projeto, respeitando o tempo de cada criança, focalizando aspectos positivos do projeto. A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.