Arquivo do blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Projeto do mês de outubro- Brincar e Imaginar

CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR


Brincar e Imaginar

Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? Criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor



Mini Grupo II A
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora: Sônia Regina Minguini Ferreira
Outubro de 2015

1.   JUSTIFICATIVA:

As crianças cada uma em seu tempo e ambiente,  fantasia, corre, imagina e brinca. Pode ser de mamãe, princesa, fada, policial, astronauta, doceira, motorista de caminhão, boiadeiro e tudo mais que a imaginação permitir. Brincar é uma das mais importantes atividades da Educação Infantil, mesmo não estando diretamente ligada à aprendizagem de disciplinas formais. O professor necessita ter em mente que para a criança envolver-se em brincadeiras, ela necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa e na relação com os adultos e com as outras crianças presentes. Precisa sempre ser acolhida para sentir confiança e ser participativa.


2.   OBJETIVO:

*     Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
*    Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
*    Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
*    Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais
*    Desenvolver o faz de conta trabalhar a imaginação estimulando a criatividade;
*    Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
*    Reforçar a importância do brincar
*     Estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. 


3.   CONTEÚDO:
*    Brincadeiras
*    Faz – de – conta
*    Cirandas
*    Jogos
*    Exploração de brinquedos variados


4.   DESENVOLVIMENTO:

ü Linguagem Escrita:
Letrinhas do nome;
Consoantes J, K, L;
Leitura e releitura de livros

ü Linguagem Musical:
Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas ao projeto;
Desenvolver a audição e a percepção através da leitura de estórias e músicas.
Interpretação e dramatização musical

ü Linguagem Verbal:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas

ü Linguagem Corporal:
Coordenação motora ampla e fina
Danças
Expressividade

ü Linguagem artística:
Cartazes;
Colorir;
Exploração de diferentes materiais

ü Natureza e Sociedade:
Datas Comemorativas

ü Matemática:
Formas geométricas
Cores;
Número 10.
Revisão dos numerais aprendidos
Lateralidade

5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:

ü Brinquedos da sala (bonecas, carrinhos, bonecos, panelinhas...)
ü Caixa Surpresa
ü Canetas Coloridas
ü CD e DVD de histórias;
ü Cola colorida,
ü Cola quente
ü Cola líquida,
ü Computador/impressora/internet
ü Cópias (Xerox)
ü E V A coloridos
ü Fantoches
ü Fita adesiva
ü Giz de cera
ü Guache
ü Jogo de memória·
ü Jogos e brincadeiras dirigidas.
ü Livros de historinhas
ü Massa de modelar
ü Músicas
ü Papéis diversos
ü Quebra cabeça
ü Rádio
ü Sucatas
ü Tesoura
ü TV



6.   AVALIAÇÃO:

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!