Arquivo do blog

sábado, 14 de setembro de 2013

MINI GRUPOI B PLANTANDO NA HORTA




Professora Márcia e a turminha plantando...






ATIVIDADE DO PROJETO MEIOS DE TRANSPORTE DO MGI



ATIVIDADE E LEMBRANCINHA DO DIA DOS PAIS DO MGI


Declaração de filho para pai



Pai, tantas coisas eu queria te dizer. Os dias se passaram e não sobrou tempo, e até coragem, para dizer o quanto você é importante na minha vida e no meu dia a dia.  Nos momentos de alegria, você estava ao meu lado. Nos momentos de tristeza, ali você estava. E hoje, nesse dia, gostaria muito de estar ao seu lado.Palavras não são suficientes para expressar o quanto amo você e quanto sou grato por tudo que é na minha vida.


 Feliz dia dos Pais!



















PROJETO ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO CURRICULAR
ESTAÇÕES DO ANO


JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi elaborado com o objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciando as quatro estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza. Quando a criança percebe e entende a natureza ao seu redor, ela se torna capaz de lidar com as mudanças da natureza, aprende a cooperar e conviver, compreende que a chuva não é um castigo para não sair de casa, assim como os apavorantes trovões não representam uma reprimenda, que o sol tem que ser aproveitado com cuidados no verão, o outono é a estação das frutas e a primavera a estação das flores.
Perceber as mudanças naturais nos faz compreender melhor as pessoas, a sequência do tempo e, consequentemente, nos prepara para a vida.

OBJETIVOS:
  • Roda de conversas para desenvolver o conhecimento da criança podendo diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima, observando o que os fenômenos da natureza podem causar.
  • -Aprender sobre as características de cada estação.
  • - Perceber quantos trabalhos é possível fazer referente a natureza.
  • - Criar o habito de cuidar das plantas e da natureza.
  • - Observar a onde vive como fica diferente dependendo de cada estação.
  • - Fazer leituras de livros referente as estações do ano.
  • - Expressar-se através de desenhos, figuras e pinturas.
  • - Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
  • - Desenvolver a expressão oral e corporal, por meio de músicas, danças e brincadeiras.
  • - Desenvolver valores e atitudes de respeito a natureza, para manter as estações do ano e o equilíbrio do planeta.

    CONTEÚDO:

  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
  • Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros;
  • Músicas e filmes das diferentes estações do ano;
  • Confeccionar cartazes e painel;
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
  • Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
  • Modelagem (massinha);
  • Brinquedos pedagógicos;
  • Falar sobre os alimentos mais comuns em cada estação do ano;
  • Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema;
  • Rodas de conversa.
  • Confeccionar flores, sorvetes, guarda-chuva;
  • Dobraduras, recorte e colagem;
  • Descobertas de sons (chuvas, vento, trovão...).

    DESENVOLVIMENTO:

Linguagem Escrita:
-Trabalhar as diferenças das estações através de desenhos;

- Envolver o tema trabalhando a 1ª letrinha do nome e pontilhado do nome;
- Revisar e apresentar novas vogais.
- Confecção de livro – das quatro estações.

Linguagem Musical:
-Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;
- Desenvolver o habito de ouvir através da música e de diversos tipos de som.

Linguagem Verbal:
-Conversa informal sobre as estações, enfatizando a importância do respeito à natureza;
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora;

Linguagem Corporal:
- Teatro de fantoche e sombra;
-Exercícios e danças.

Linguagem artística:
- Massa de modelar
- Confecção de cartazes e painel;
- Dobraduras;
- Manipular diferentes tipos de materiais como sucatas;
- Colorir, colar, rasgar.

Natureza e Sociedade:
-Identificar as estações do ano, suas diferenças;
-Alimentação sadia através das diferentes estações;
-Associar e diferenciar a importância do uso adequado do vestuário conforme as mudanças do tempo;
-Higiene.

Matemática:
-Reconhecer os números de 0 a 4;
- Noções de dentro e fora, grande e pequeno, igual e diferente.
- Explorar formas geométricas, circulo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Cores. 


RECURSOS NECESSÁRIOS:

  • Brinquedos
  • CD e DVD
  • Câmera Digital
  • Cola colorida,
  • Cola quente
  • Cola Tenaz,
  • E V A coloridos
  • Fantoches
  • Fita adesiva
  • Fita crepe
  • Giz de cera
  • Gliter colorido
  • Guache
  • Massa de modelar
  • Músicas
  • Palito de sorvete,
  • Papéis diversos
  • Quebra cabeça
  • Rádio
  • Revistas
  • Sucatas
  • Tesoura
  • TV
  • Cópias (Xerox)
  • Pincel atômico
  • Pincel


    AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser contínua, através de observações e registros diários que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, verbal, corporal, artística, matemática, natureza e sociedade. Observando se a criança absorveu o conteúdo, se consegue realmente saber a diferença entre as estações, o que mais gostou durante o projeto, em qual momento participou mais, a organização, o trabalho em equipe e individual.

Projeto elaborado pelas professoras: Marcia e Sõnia -MG I A E B



                              

PROJETO CIRCO

PROJETO CURRICULAR
O CIRCO



JUSTIFICATIVA
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem. Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

OBJETIVOS
  • Desenvolver o gosto pela arte, história, música e poesia.
  • Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Estimular a socialização e integração.

CONTEÚDOS

  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
  • Apresentar  e  estimular brincadeira de circo;
  • Desenvolver  motricidade fina por meio de trabalhos manuais;
  • Apresentar animais que trabalham no circo;
  • Ouvir e gesticular com músicas circenses;
  • Jogar bola na boca do palhaço;
  • Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
  • Confeccionar o chapéu do palhaço;
  • Confecção da gravata do palhaço;
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO
Linguagem Musical: Desenvolver a expressão através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque, desenvolver a audição e a percepção através da música.
Video:  assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados ao tema e a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: estimulação da fala, sons e balbucios, narrações de histórias sobre circo, manuseio de livros e revistas.
Linguagem corporal: arrastar-se, engatinhar-se, brinquedos para estimulação, fantoches, bolinha de sabão e brincadeiras com bolas.
Natureza e Sociedade: Mostrar a diferença dos animais que vive no circo, Imitar animais circenses.  
Linguagem artística: expressividade no espelho, faz de conta, manuseio de bexigas, pintura com diversos tipos de materiais, pintura no rosto e touca de palhaço.

MATERIAS NECESSÁRIOS

  • DVD XUXA “ O Circo”
  • DVD Dumbo
  • DVD Patati e Patatá
  • DVD Teleco e Teco
  • Espelho grande
  • Papel cartão
  • Papel Camurça: preto, vermelho, amarelo e laranja
  • Papel crepom de diversas cores
  • Tinta Guache
  • Pincéis
  • Bolhas de sabão
  • Sulfites
  • Bolas coloridas
  • Cartolina
  • EVAs Coloridos
  • Refil de cola quente
  • Fita crepe
  • Lãs coloridas
  • Palitos de sorvetes
  • Bexigas coloridas
  • Bomba para encher bexigas
  • Fantoches
  • Livros de histórias
  • Sucatas
Projeto elaborado pelas professoras: INGRID e LAURIETE- BI A E B