Arquivo do blog

sábado, 17 de agosto de 2013

TURMAS

A creche  atende 100 crianças com faixa etária entre 0 e 4 anos , com as turmas:

  • Berçario- I A E B
  • Berçario- II A E B
  • MINI GRUPO I - A,B,C,D
  • MINI GRUPO II


BERÇÁRIO I e II de 0 a 1 ANO E 11MESES


As crianças desta faixa etária são dependentes do adulto em todos os aspectos, precisam muito de estímulos com apoio concreto, utilizando vários objetos. Já procuram associar a figura da educadora com a mãe, necessitando acolhimento. Locomovem-se, precisam de novos desafios. O foco de trabalho fundamental nesta faixa etária é a oralidade para que possam expressar seus sentimentos e desejos.O trabalho desenvolvido no Berçário Maior requer uma diversidade de propostas pedagógicas, além de se trabalhar a auto-estima que é de extrema importância, pois o Berçário é a base do desenvolvimento emocional, motor e cognitivo. É o momento também de se estimular o cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

MINI GRUPO I e II de - 02 a 04 anos

As crianças nesta faixa-etária já caminham sozinhas, correm, pulam, utilizam muitos gestos para se comunicar além da fala, cantam e são bem irrequieta. Desenham traços, folheiam livros e revistas, reconhecendo muitas figuras. Gostam de explorar brinquedos, por pouco tempo, comem praticamente sozinhas, precisando ainda de incentivo e auxílio para a alimentação. Reconhecem algumas

partes do corpo e ampliam seu vocabulário com certa rapidez. Já começam a controlar suas necessidades fisiológicas e tem mais noção de higiene. Compreendem ordens e pedidos simples e começam a testar os limites que lhe são impostos. Mordidas são freqüentes, pois, usam como forma de expressão nas disputas por objetos, brinquedos e até mesmo para chamar atenção. Não compreendem direito suas emoções. Gostam muito de carinho e amor tanto em casa como na creche, em alguns momentos sentem necessidade de colo. Não compreendem ainda o sentido de tempo, tornando-se assim, impaciente ao esperar. Nesta fase mostra-se curiosa e ansiosa, às vezes, com relação às diferenças físicas entre meninos e meninas. Com incentivo do adulto, sentem segurança para ampliar sua autonomia. Nesta fase ocorre o amadurecimento e a aceitação da socialização.


Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Entendendo a criança, como ser humano, interagindo intensamente com o seu meio social, vivendo em constante crescimento e desenvolvimento, um ser capaz e competente para construir conhecimentos, que tem interesses, questões, desejos e sentimentos próprios, e que passa por períodos de modificações durante sua infância e que é sujeito de direitos, nossa proposta pedagógica, visa o total desenvolvimento da criança, nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social, concebendo uma educação para a autonomia, conhecimento e reconhecimento do jeito particular da criança ser e estar no mundo.
Trabalhar uma proposta que colabore na construção da identidade da criança; oferecendo condições adequadas e facilitadoras para seu pleno desenvolvimento, complementando a ação da família.
Propiciar dentro da rotina a percepção da realidade, desenvolvendo todos os meios de expressão, deixando fluir a autonomia e criatividade ao desenvolver o lado lúdico da criança.

Desenvolver a motricidade por meio de atividades lúdicas com utilização de jogos; a organização do corpo no espaço e no tempo, a socialização, a linguagem, comunicação e expressão, trabalhando na sua forma verbal, oral, plástica, corporal e musical.    

Fins e Objetivos

Fins e Objetivos

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil a prática deve se organizar de modo que as crianças  desenvolvam as seguintes capacidades:

  1. Desenvolver uma linguagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais  independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  1. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem- estar;
  1. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  1. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  1. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;
  1. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  1. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser  compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados;

  1. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a ela e valorizando a diversid

Identificação da Unidade Educacional

  1. Identificação da Unidade Educacional

NOME DO CEI – JOSE MARIA
Rua: Enéas Barros, 1.044.
Penha – Vila Santana
CEP: 03613-000
Fone: (11) 2641 - 4733

            Identificação da Entidade Mantenedora:

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE COMUNITÁRIA CULTURAL ESPORTIVA ELITE

DO ESTADO DE SÃO PAULO
          

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

EQUIPE DA CEI

Diretora: Gisely
Coordenadora: Gislene
Professoaras: Lauriete, Walquiria, Andreia, Flávia, Sônia, Marcia Aparecida, Marcia Peres, Hellen e  Vanessa .
Cozinheiro: Rita de Cássia
Auxiliar de cozinha: Claudia e Maria Betânia
Auxiliar de limpeza: Marisa e Cleusa