Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto de fevereiro Estreitando os laços (Adaptação e acolhimento)


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

Estreitando os laços
                                (Adaptação e acolhimento)





Mini Grupo II- A
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora:
Juliana Matos Rodrigues
Fevereiro\ 2019

Justificativa:
O período de adaptação é uma nova etapa na vida de todos nós, professores, crianças e pais. O projeto tem como objetivo oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer, viver novas experiências, expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.
Segundo (Costa, 2010), para que se consiga a aprendizagem é necessário que se institua em um ambiente onde o ajustamento afetivo seja a condição primordial. A criança deverá sentir- se segura, acolhida e protegida por todos envolvidos no seu processo de aprendizagem; é necessário que a família, comunidade e escola estejam sempre presentes.
Através deste projeto pretendo criar situações nas quais as crianças se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades, durante rodas de conversa, músicas, dramatizações de histórias, jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma.

Objetivos:
Explorar os ambientes do CEI;
Ampliar o repertório musical das crianças;
Participar de brincadeiras populares;
Estimular a concentração e atenção;                 
Socialização;
Desenvolver a linguagem oral e corporal, percepção visual e auditiva, motricidade fina e ampla, habilidades motoras;
Oferta do alimento, nomeando os nomes;
Promover brincadeiras lúdicas;
Desenvolver identidade e autonomia;
Participar de brincadeiras musicais;


Conteúdo:
Acolhimento: Brinquedos diversos, pecinhas de madeira, cantigas infantis, bolinhas de sabão, manuseio de livros e revistas.
Atividades aplicadas no decorrer do dia:
Leitura e dramatização de histórias
Expressões no espelho
Roda cantada
Caixa tátil
Boliche
Massinha de modelar
Quebra cabeça
Confecção do tapete das cores primárias e secundárias
Confecção de um mural com as fotos e nomes das crianças
Futebol de tecido
Vídeos: Aprender é divertido, Tempo, clima e espaço, As palavras mágicas e As cores e as formas geométricas.
Lembrancinha do mês
Saída: Bambolês, pecinha de madeira, caixa tátil, brinquedos da caixa, contação de histórias e boliche.

Desenvolvimento:
No acolhimento, cada criança irá escolher um brinquedo da caixa, formarei pequenos grupos e entregarei as pecinhas de madeira, sentados farei uma roda e cantarei cantigas infantis, assoprarei e deixarei que assoprem as bolhas de sabão para estourarem, entregarei para cada criança um livro ou uma revista para folhearem e observarem as imagens.

Após acolhimento:
Com todos sentados em círculo, contarei a história da Chapeuzinho vermelho, Cinderela, Pinóquio e Rapunzel. Em seguida formarei pequenos grupos e entregarei os livros para manusearem e observarem as imagens.
As crianças em frente ao espelho farão caretas e mímicas ao som de diferentes músicas infantis. Além de imitarem gestos espontaneamente com diferentes ritmos musicais.
Em sala formarei uma roda com as crianças onde, cantaremos diversas músicas infantis. (A dona aranha, o sapo, palhacinho de brinquedo, a canoa virou, pintinho amarelinho, borboletinha.
Colocarei diferentes objetos dentro da caixa tátil e cada criança deverá colocar a mão dentro da caixa retirando o objeto que conseguir.
Colocarei os pinos de boliches alinhados no chão e um de cada vez irá jogar uma bola para tentar derrubar o máximo de pinos.
Entregarei massinha de modelar para cada criança e deixarei que as crianças explorem a imaginação, utilizando palito de sorvete ou forminhas.
Distribuirei diferentes peças de quebra- cabeça para as crianças interagirem juntos, observar e identificar as partes das peças.
Confeccionarei com as crianças um tapete das cores, utilizarei as cores primárias como: azul, vermelho e amarelo e também as cores secundárias como: verde laranja e roxo. Através dessa brincadeira as crianças irão desenvolver a lateralidade, noção de espaço, concentração e atenção.
Confeccionarei um mural com as fotos das crianças, com objetivo de trabalhar as diferenças entre elas, valorizando cada característica.
Orientarei que as crianças fiquem de pé para segurar em cada uma das pontas do tecido aberto. No centro colocarei uma bola com objetivo de fazer movimentos com as pontas do tecido levando a bola a se mover, e não deixar a bola cair para fora do tecido.
Irei levar as crianças ao parque para brincarem ao ar livre, escorregar, brincar na gangorra e também de bola.



Levarei as crianças ao parque superior coberto para executarem pintura no azulejo utilizando tinta guache e pincel. Além de rabiscarem na lousa e no chão com giz de lousa.
Saída:
Entregarei um bambolê para cada criança manusear e acompanhar os ritmos e também farei obstáculos para as crianças pularem com um pé só. Formarei pequenos grupos e entregarei as pecinhas de madeira, colocarei alguns objetos dentro da caixa tátil e solicitarei para cada criança retirar os objetos e tentarem identificar, cada criança irá escolher um brinquedo da caixa, com todos sentados realizarei leituras de histórias como: Pinóquio, patinho feio, chapeuzinho vermelho, cinderela e menina bonita do laço e fita. Colocarei os pinos de boliche alinhados no chão e um de cada vez irá jogar uma bola para tentar derrubar o máximo de pinos.

Recursos necessários:
Brinquedos
Livros de historias infantis
Giz de lousa
Fantoche
CD e DVD
Palitos de sorvetes e forminhas
Massinha de modelar
EVA
TNT
Caixas de leite
Papelão
Dupla face
Fita crepe
Fita adesiva colorida


Avaliação:
As avaliações são diárias de acordo com as brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança. Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças através de fotos pelo portfólio, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina na CEI.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!