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quinta-feira, 10 de abril de 2014

PROJETO CURRICULAR HABITOS DE HIGIENE E BOAS MANEIRAS

No mês de abril estamos trabalhando HABITOS DE HIGIENE E BOAS MANEIRAS, onde os pequenos irão aprender , como falar e comportar-se.


PROJETO CURRICULAR

HABITOS DE HIGIENE E BOAS MANEIRAS



Turma BII – A e B




Professoras: Marcia Aparecida Zacarias Affonso Souza
Vanessa Faria Contato



Justificativa:


Hábitos de Higiene e Boas Maneiras, são os pontos principais para qualquer programa de saúde. Muito embora a influência da família seja, neste aspecto, muito grande, é importante que também a creche ensine e estimule hábitos corretos que fazem parte de um estilo de vida saudável.



Objetivo:

- Levar a aquisição de hábitos saudáveis e boas maneiras;

- Criar habito de guardar e organizar seu brinquedos e outros pertences pessoais;

- Escovar os dentes diariamente;

- Lavar as mãos antes e após as refeições e após o uso do banheiro;

- Tomar banho diariamente;

- Usar sempre as lixeiras;

- Prevenção contra piolhos.




Conteúdo:

- Confecção de cartazes com hábitos saudáveis de higiene e boas maneiras;

- Atividade referente a higiene oral;

- Historinhas e diversas expressões;

- Colagem com figuras de produtos de limpeza;

- Pintura;

- Lembrancinhas;

- Teatro com dedoches ;

- Atividades lúdicas;

- Musicas cantadas;

- DVD;

- Massinha de modelar.





Desenvolvimento:


Linguagem Musical: Ciranda de roda, ouvir e assistir DVD (castelo Ra TIM Bum, Xuxa, Patati Patata)


 
Linguagem Verbal: Leitura de livros infantis; assunto Hábitos de Higiene e Boas Maneiras.


Linguagem Oral: historinhas contadas roda de conversas e teatro de dedoches.


Linguagem Corporal: Atividades com bola, dança e ginasticas.


Autonomia: Deve-se deixar muito claro a necessidade de higiene do corpo, das roupas, da escola e de casa.

Natureza e Sociedade: Comemoração da Páscoa, Dia do Livro e Dia do Índio e plantação de sementinhas. .
Linguagem Artística: Confecção de cartazes e lembrancinhas, massinha de modelar, pinturas com tinta, giz de cera, colagem de figuras e sucatas, cor e formas geometricas.



Recursos:


- Cartolina;

- tinta;

- Giz de cera;

- revistas;

- cola colorida;

- color set;

- cola branca;

- palito de sorvete;

- fantoches;

- fita adesiva colorida;

- fita crepe;

- papel sulfite;

- DVD;

- livros infantis;

- caneta hidrográfica;

- Brinquedos diversos;

- Rótulos e embalagens;

- Creme dental.





Avaliação:
Todos os alunos serão avaliados diariamente, considerando seu interesse e capacidade individual de cada criança; observando se captaram o objetivo proposto.

























PROJETO CURRICULAR ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

No mês de março, trabalhamos com os pequenos o projeto alimentação saudavel, estimulando nossos pequenos a se alimentar corretamente.

 

PROJETO CURRICULAR

Alimentação Saudável



 
 


Mini Grupo II A – B
 

Professoras:
Kátia Velentina  

Sônia Regina Minguini Ferreira

  1. JUSTIFICATIVA:

O propósito deste projeto é trabalhar de forma atraente levando às crianças da CEI “ José Maria" a aprender a importância de uma alimentação saudável, pois , para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico. Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde.

A escola/creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação deste projeto.

 
  1. OBJETIVO:
  • - Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
  • - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
  •  Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
  • - Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
  • - Incentivar aos bons hábitos alimentares;
  • - Identificar as preferências alimentar dos alunos;
  • - Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
  • - Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
  • - Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
  1. CONTEÚDO:
  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
  • Leitura de livros à alimentação;
     
  • Músicas, danças e filmes;
  • Confeccionar de cartazes e painel com os nomes dos alimentos dividindo-os de acordo com sua categoria (frutas, legumes e verduras). - A pirâmide alimentar.
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
  • Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
  • Modelagem de alimentos (massinha);
  • Colagem de grãos;
  • Desenhos livres e dirigidos;
  • Leitura Diária do cardápio;
  • Utilização correta dos talheres;
  • Brinquedos pedagógicos;
  • Rodas de conversa;
     
  • Jogos: quebra cabeça e jogo da memória;
  • Brinquedos de sucata;
  • Lembrancinhas;
  • Recorte e colagem.
  1. DESENVOLVIMENTO:
     

Linguagem Escrita:
- Envolver o tema trabalhando o nome;

- Revisar as vogais.



Linguagem Musical:

-Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;

- Desenvolver o habito de ouvir através da música.



Linguagem Verbal:

-Roda de conversa sobre os diferentes tipos de alimentos;

- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora ou DVD dentro do projeto alimentação saudável.



Linguagem Corporal:
 
Teatro de fantoche e sombra;



- Relaxamento;

-Ginástica;

-Dança.



Linguagem artística:

- Massa de modelar

- Confecção de cartazes e painel;

- Dobraduras;

-Lembrancinhas;

- Colorir.



Natureza e Sociedade:

-Cuidar de nossa Alimentação;

-Hábitos de alimentação;

-Plantar hortaliças, frutas...;

- Comportamento no momento da alimentação;



Matemática:

-Contagem oral;

- Formas geométricas;

- Cores;

- Numerais.

 
  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:
  • Alimentos saudáveis (frutas, leite, pães...)
  • Brinquedos
  • CD e DVD
  • Cola colorida,  
  • Cola quente
  • Cola Tenaz,
  • E V A coloridos
  • Fantoches
  • Fita adesiva
  • Fita crepe
  • Guache
  • Massa de modelar
  • Músicas
  • Palito de sorvete,
  • Papéis diversos
  • Quebra cabeça
  • Rádio
  • Revistas
  • Sucatas
  • Tesoura
  • TV
  • Cópias (Xerox)
  • Pincel atômico
  • Pincel
  • Gliter

  •  
  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante e de forma coletiva observando o interesse, a organização e a participação do grupo. Porém, a melhor avaliação se dará em longo prazo, ou seja quando a criança colocar em prática tudo que aprendeu.














 

 
 


 
 
 


 
 



Temas que serão trabalhados com nossos pequenos em 2014


TEMAS A SER APLICADO
MÊS
TEMAS
JANEIRO
____________
FEVEREIRO
Projeto Adaptação
MARÇO
Projeto Alimentação Saudável
ABRIL
Projeto Hábitos de higiene e boas maneiras
MAIO
Projeto Os Sentidos
JUNHO
Projeto Copa
JULHO
Projeto Férias
AGOSTO
Projeto Folclore Brasileiro
SETEMBRO
Projeto Natureza Flora e Fauna
OUTUBRO
Projeto Criança Feliz
NOVEMBRO
Projeto Etno Racial Lei 10.639
DEZEMBRO
Projeto Natal

INICIO DAS AULAS 2014

As aulas em 2014 começaram  em 05/02/2014, onde recepcionamos nossos pequenos com muito amor e dedicação.Para melhor atente-los planejamos a adaptação, para mais um ano de aprendizado.
 

PROJETO CURRICULAR

ADAPTAÇÃO ESCOLAR



 




BERÇÁRIO 2ª A e B


PROFESSORAS: MARCIA AP, VANESSA DE FARIA CONTATO.

FEVEREIRO 2014



Justificativa:

O projeto adaptação é o acolhimento das crianças no inicio das aulas, mesmo que já frequente A escola, existem situações as quais ela precisa readptar-se com a mudança de professora da turma.
A adaptação da criança na creche pode ser dolorosa, conforme a insegurança com o novo, pois temos muitas novidades como professoras, sala de aula e colegas de sala, e para fazemos dessa adaptação a mais agradável, pensamos um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, paciência.

Objetivo:
- Acolher atrás de carinho;
- Distração com brinquedos e atividades lúdicas;
- Integração entre pais e professores;
- Dar atenção especial em todos os momentos da criança;
- Proporcionar ambiente acolhedor;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;

Conteúdos:

- Musicas cantadas;
- Atividades lúdicas;
- Fantoches
- Brincando de imitar;
- Modelagem com massinhas;
- Confecção de cartazes;
- Historinhas e diversas expressões;
- Colagem;
- Pintura livre;
- Lembrancinha;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Movimento, Saltas, correr, etc:

Desenvolvimento:

Linguagem musical: cantar e escutar diversas músicas infantis para entretê-los.
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: ler e encenar histórias poemas e poesias, escutar por cd histórias, uso da linguagem oral (roda de conversa ) e utilizar fantoches e dedoches.
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores e atividades de psicomotricidade em geral.
Natureza e Sociedade: apresentação e reconhecimento de animais e manipular objetos e caixas.
Linguagem artística: Aulas expositivas.
Pintar com diversos materiais em grupo e individualmente.
Trabalhar com materiais recicláveis para confeccionar.
Fazer massinha caseira.
Fazer cartaz com fotos da família.
Confeccionar um avental para refeição e para desenvolver atividades com tinta.
Fantoche de palito de animais para cada um.

Recursos:

- Brinquedos;
- DVD;
- Tinta Guache;
- Cola colorida;
- Cola Branca;
- Cartolina;
- Fita adesiva Colorida;
-Massinha de modelar;
- Revistas;
- Palito de sorvete;
- Fantoches.

Avaliação

Será realizado continua e sistemática durante todo desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feito uma avaliação de uma turma com base com registros feitos ao longo do projeto.