Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

INICIO DAS AULAS 2014

As aulas em 2014 começaram  em 05/02/2014, onde recepcionamos nossos pequenos com muito amor e dedicação.Para melhor atente-los planejamos a adaptação, para mais um ano de aprendizado.
 

PROJETO CURRICULAR

ADAPTAÇÃO ESCOLAR



 




BERÇÁRIO 2ª A e B


PROFESSORAS: MARCIA AP, VANESSA DE FARIA CONTATO.

FEVEREIRO 2014



Justificativa:

O projeto adaptação é o acolhimento das crianças no inicio das aulas, mesmo que já frequente A escola, existem situações as quais ela precisa readptar-se com a mudança de professora da turma.
A adaptação da criança na creche pode ser dolorosa, conforme a insegurança com o novo, pois temos muitas novidades como professoras, sala de aula e colegas de sala, e para fazemos dessa adaptação a mais agradável, pensamos um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, paciência.

Objetivo:
- Acolher atrás de carinho;
- Distração com brinquedos e atividades lúdicas;
- Integração entre pais e professores;
- Dar atenção especial em todos os momentos da criança;
- Proporcionar ambiente acolhedor;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;

Conteúdos:

- Musicas cantadas;
- Atividades lúdicas;
- Fantoches
- Brincando de imitar;
- Modelagem com massinhas;
- Confecção de cartazes;
- Historinhas e diversas expressões;
- Colagem;
- Pintura livre;
- Lembrancinha;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Movimento, Saltas, correr, etc:

Desenvolvimento:

Linguagem musical: cantar e escutar diversas músicas infantis para entretê-los.
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: ler e encenar histórias poemas e poesias, escutar por cd histórias, uso da linguagem oral (roda de conversa ) e utilizar fantoches e dedoches.
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores e atividades de psicomotricidade em geral.
Natureza e Sociedade: apresentação e reconhecimento de animais e manipular objetos e caixas.
Linguagem artística: Aulas expositivas.
Pintar com diversos materiais em grupo e individualmente.
Trabalhar com materiais recicláveis para confeccionar.
Fazer massinha caseira.
Fazer cartaz com fotos da família.
Confeccionar um avental para refeição e para desenvolver atividades com tinta.
Fantoche de palito de animais para cada um.

Recursos:

- Brinquedos;
- DVD;
- Tinta Guache;
- Cola colorida;
- Cola Branca;
- Cartolina;
- Fita adesiva Colorida;
-Massinha de modelar;
- Revistas;
- Palito de sorvete;
- Fantoches.

Avaliação

Será realizado continua e sistemática durante todo desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feito uma avaliação de uma turma com base com registros feitos ao longo do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!