Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PROJETO "Desenvolvendo os Sentidos"


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

"Desenvolvendo os Sentidos"

 

 

BERÇÁRIO I A e B

 

PROJETO ORIENTADO PELA COORDENADORA: GISLENE BIANCHI

 

PROFESSORAS: FLÁVIA GALINDO E JESSICA RODRIGUES

 

AGOSTO – 2017

 

 

Justificativa

 

    Por meio dos cinco sentidos as crianças descobrem o mundo através das sensações e estímulos, trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta. Os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelece com outras pessoas e com o meio em que vivem. Como nessa fase as crianças estão se descobrindo, trabalhar os sentidos só irá facilitar essa descoberta e esse desenvolvimento. Este projeto tem como proposta desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a criatividade, estimular as sensações, desenvolver o autoconhecimento, reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens, proporcionando a cada criança um ambiente lúdico e de desenvolvimento constante.

 

Objetivos

 

·         Desenvolver os sentidos;

·         Estimular a coordenação motora;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver a percepção visual;

 

Conteúdos

·         Amassar papel crepom;

·         Chuvinha de papel:

·         Bolinhas de sabão;

·         Caixa surpresa;

·         Bolas na banheira;

·         Cubo perfumado;

·         Bingo dos sons;

·         Pegada sensações;

·         Chocalho reciclável;

·         Móbili;

·         Conhecer tipos de alimentos;

·         Luva sensação;

·         Lanterna;

·         Palitoche das partes do corpo;

·         Sachê de odores;

·         Músicas com movimento;

 

 

 

Desenvolvimento

Amassar papel crepom: No parque e no solário entregarei para cada um, um pedaço de papel crepom e ensinaremos a amassar o papel. Chuvinha de papel: Farei chuvinha de papel com folhas de revistas, amassarei e auxiliarei para que joguem para cima.

Bolinhas de sabão: No parque e no solário brincarei com as bolhas de sabão, assoprarei as bolhas pertos dos bebês para que eles peguem e visualizem.

Caixa surpresa: Farei uma caixa colorida, colocarei diversos objetos dentro da caixa e auxiliarei os bebês a colocarei a mão dentro da caixa e sentir o que está lá dentro.

Bolas na banheira: Na hora do banho colocarei diversas bolas pequenas e médias para que explorem durante o banho.

Cubo perfumado: Confeccionarei um cubo e passarei perfume no cubo todo, e ensinarei eles a cheirar, entregarei o cubo para eles, para que possam manusearem.

Bingo dos sons: Colocarei um cd no rádio ou dvd para escutarem diversos tipos de sons.

Pegada sensações: Confeccionarei pegada com vários tipos de texturas, como: algodão, lixa, caixa de ovo, lã, plástico bolha, gel, e colocaremos no chão para que eles possam passar a mão e sentir.

Chocalho reciclável: Confeccionarei chocalhos com garrafas pet pequenos, utilizando, arroz, milho, feijão, canjica, estrelinha, lantejoula e gliter, para que possam brincar através do som e movimento.

Móbile: Farei um móbile colorido e colocarei na sala para que visualizem.

Conhecer tipos de alimentos: Apresentarei para eles alguns alimentos para que peguem e sintam. Nas refeições de rotina diária mostrarei a eles os alimentos.

Luva sensação: Com algumas luvas de latex, colocarei botão, gel, palha de aço, farinha de trigo, macarrão, para que sintam as diferentes texturas.

Lanterna: Com a lanterna apagarei as luzes e mostrarei a luz para que toquem, na sala contarei histórias fazendo sombras na parede.

Palitoches das partes do corpo: Farei palitoches com as partes do corpo dos 5 sentidos e interagirei com eles mostrando e apontando cada parte do corpo.

Sachê de odores: Confeccionarei saquinhos de pano com pó de café, achocolatado em pó, ervas, sucos em pó, para que os bebês sintam o cheiro.

Músicas com movimentos: Minha boneca de lata; Fui no mercado; Seu lobato; Caranguejo não é peixe; Índio fazer barulho, cantaremos as músicas fazendo sons e movimentos para que vejam e acompanhem.

 

 

 

Recursos Necessários

·         Bolhas de sabão;

·         Monta-tudo;

·         Florzinhas;

·         caixa de papelão;

·         Durex colorido;

·         Jornais, revistas;

·         Palitos de sorvete;

·         Papel crepom colorido;

·         Garrafa pet pequena;

·         Arroz, feijão, milho, gliter, estrelinhas, lantejoulas;

·         Cd e dvd;

·         Fita crep;

·         E.v.a;

·         Bolas e bolinhas;

·         Perfume;

·         Sal, açúcar;

·         Luva de latex;

·         Botão, gel, bombril, farinha de trigo, macarrão;

·         Lanterna;

·         Pano;

·         Pó de café, achocolatado em pó, ervas, suco em pó;

·         Cartolina;

·         Caixa de ovo;

 

Avaliação

A avaliação será através de registros contínuos do dia-a-dia da criança na participação em cada atividade executada, iremos avaliar: se demonstram prazer em ouvir sons; se exploram texturas e imagens; se seguram, examinam e exploram objetos de diferentes formas; se imitam sons, ações e gestos (palmas, acenos); se apertam ou sacodem objetos colocados em sua mão; se seguem visualmente um objeto em movimento.

 

 

 

 

COLHEITA NA HORTA -MINIGRUPO II













ATIVIDADES DO MINIGRUPO II A