Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de maio de 2017

PROJETO CURRICULAR Quem canta seus males espanta Musicalização e Cultura

CEI José Maria

PROJETO CURRICULAR
Quem canta seus males espanta
                                                       Musicalização e Cultura





Mini Grupo II – A – B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras: Sônia Regina Minguini Ferreira
Tatiana de Souza Rocha Monteiro



Abril 2017

1.    JUSTIFICATIVA:

Não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música, pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação. A energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música nos motivou a elaboração deste projeto. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”.
Muitas vezes verificamos que a música no contexto educacional faz parte do cotidiano das crianças apenas como fonte de recreação, sendo ignorado sua riqueza cultural e social. Não é isso que queremos com este projeto. Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, ajudando a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, a memória e outros benefícios, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças.


2.    OBJETIVO GERAL:

Estimular a criatividade, o movimento, à percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa adquirindo ainda mais o gosto pela música. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento, promovendo com isso o convívio social e cultural.

3.    OBJETIVO:

© Ampliar o repertório musical das crianças;    
© Explorar a música em diferentes ritmos;
© Explorar diferentes instrumentos musicais;
© Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
© Ampliar o vocabulário oral através da música;
© Participar de brincadeiras cantadas e histórias cantadas;
© Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
© Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas que identifique as partes do corpo;
© Estimular expressão oral;
© Proporcionar e estimular noções de espaço e equilíbrio;
© Desenvolver habilidades motoras;
© Integrar e motivar as crianças através da música

4.    CONTEÚDO:

© Apresentar as crianças e tocar diferentes instrumentos musicais despertando assim seu interesse.
© Confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; (chocalho, pandeiro, flauta, tambor, reco reco.
© Cantar músicas em vários ritmos;
© Participar de brincadeiras cantadas como “Jacaré vive na lagoa”; “Atirei o pau no gato”; “Tchu tchuê”; respeitando as regras da brincadeira;
© Participar de história cantadas como “Seu lobo está? ”
© Imitar gestos conforme a música e dançar espontaneamente;
© Atividades que estimule a memória auditiva e visual como: ruídos e sons, quebra cabeça e jogo da memória;
© Ouvir cantiga de roda, acalanto, brincadeiras com palmas variadas e movimentos corporais;
© Brincadeiras que levem o aluno a perceber o som e ausência do mesmo;
© Perceber diferentes sons: alto/ baixo, /forte/ fraco, /rápido/ lento, /curto e longo;
© Atividades para explorar e emitir sons do próprio corpo, usando os pés, as mãos, estalando os dedos, palmas, separadamente em conjunto;
© Utilizar métodos, técnicas e estratégias adequadas aos alunos, levando em consideração a faixa de idade adequada de 3 a 4 anos;
© Usar durante as aulas instrumentos da banda rítmica, aparelho de som, músicas gravadas em CDs, música gravada em DVDs, alguns materiais impressos, enfim, todos os materiais que se julgar importante para a realização e enriquecimento das aulas de música.
© Identificar sons diferentes como barulho da chuva, som dos animais, e outros;
© Identificar as partes do corpo durante as brincadeiras cantadas como “Cabeça ombro, joelho e pé” e “Eu conheço um jacaré”;
© Cantar a música “Minhoquinha faz ginastiquinha” contando até 5;
© Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal;
© Atividades que proporcionem diversão com a música.

5.    DESENVOLVIMENTO:

Linguagem Escrita:
- Revisar as vogais; iremos utilizar cartazes onde as crianças irão colar as vogais A, E, I, O, U.
- Com uma cartolina escrever a letrinha do nome de cada criança e pedir que localizem e que pintem sua letra;
- Iremos fazer crachá com a inicial do nome de cada criança e depois pedir que outra criança cole a letrinha do amigo em sua roupa;
- Estimular a criatividade e imaginação;
 Através dos sons iremos pedir que as crianças desenhem o que ouviu na música e o que mais gostou;
Linguagem Musical:
- Ensaio da música para a chegada do coelhinho de páscoa;
Cantar músicas que lembre a chegada do coelhinho.
- Ouvir músicas as como “Cabeça ombro, joelho e pé” fazendo o que pedi na música.
- Em alguns momentos sentar/deitar e ouvir músicas para que possa identificar ouve. (Como barulho da chuva, de porta abrindo...)
- Incentivar o gosto pela música e canto;
Trazer músicas diferentes ao do dia a dia para que possam enriquecer as aulas e criem gosto pela música;
Linguagem Verbal:
- Roda de conversa sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente;
Através do CD Bingo dos sons, ouvir e adivinhar a que som se refere.
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
Sentar em roda em um dos ambientes da CEI para ouvir a história.
- Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo, susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).
Brincar como se fossemos estátuas e orienta-los para que imitem todos os sons emitidos pela professora.
- Cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia;
Em roda de conversa falar que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram.
Linguagem Corporal:
-Teatro;
Elaborar com as crianças uma apresentação da “Linda Rosa Juvenil”
- Com diversos tipos de som;
As crianças imaginarão os mesmos e os representarão através dos gestos corporais, exemplo: Seu mestre mandou.
- Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete);
 Ouvir músicas suave para que possam fazer relaxamento.
- Brincadeiras de roda;
Fazer uma roda para brincar de lencinho branco
- Brincadeiras ao ar livre;
Leva-los ao parque para brincarem de bolinha de sabão, lencinho branco e seus brinquedos de casa no parque;
Linguagem artística:
- Massa de modelar;
 Deixar que façam formas livres respeitando cada criatividade;
- Sucatas e materiais diversos;
Instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI e sucatas, como: corneta, chocalho, pandeiro e tambor de lata;
- Pintura;
Na parede do parque superior fazer pintura livre e em folha fazer atividades.
Natureza e Sociedade:
- Apresentar músicas para a chegada do Coelhinho;
Cantar músicas do coelhinho ex: Coelhinho da Páscoa que trazes
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito e atitudes;
Através da música, Bom dia amiguinho e outras orienta-los a importância do respeito ao próximo.
-Plantação
Fazer a horta

Matemática:
-Numerais
Utilizar músicas infantis com números e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Ex.: 1,2,3, indiozinhos, Minhoquinha faz ginástiquinha entre outras.
- Caixa com os números;
 Para facilitar a relação com os numerais elaborar uma caixa com números e quantidade, tipo um dado.
- Contagem oral;
Em todo momento trabalhar os numerais oralmente, ex.: peguem 2 carrinhos, contem 5 monta, monta....                                                                                                            
- Formas geométricas;
Através de objetos ou brinquedos apresentar formas geométricas
- Cores;
Usar as bolas e cartões para que identifique as cores
6.    RECURSOS NECESSÁRIOS:
       E V A coloridos
       Fita adesiva, Dupla face e crepe
       Cola quente
·        Papel camurça, Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,
·        Tinta guache,
·        Cola colorida,
·        Cola Tenaz,
·        Tesoura,
·        Pincel,          
·        Palito de sorvete,
·        Sucatas,
·        Aparelho de som e DVD,
·        Livros de historinhas,
·        Fantoches,
·        CD e DVD,
·        Bomba para encher bexigas,
·        Massa de modelar,
·        Brinquedos,
·        Quebra cabeça,
·        Jogo de memória,
·        Giz de cera, lápis colorido e canetões.


7.    AVALIAÇÃO:
 As avaliações são diárias de acordo com as atividades que são dadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança:
- Avaliar se a criança estava atenta para ouvir, identificar sons;
- Como foi sua expressão musical, por meio da dança ou cantando;
- Se ao utilizar instrumentos sonoros se expressa;
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.





Sugestões de atividades:
Técnica de pintura espirrada
Pintura espirrada ao som da música Cai chuvinha



música Mestre André


Sanfonas feitas de caixa de fósforo e pintura livre com guache. Cartaz baseado na música Mestre André

Contagem de 1 a 5
Minhocas feitas com pintura a dedo, baseadas na música Minhoquinha, onde exploramos a contagem de 1 a 5.
Resultado de imagem para atividades projetos musicalização


Resultado de imagem para a linda rosa juvenil

Projeto “Quem canta seus males espanta” (Musicalização e cultura)

CEI JOSE MARIA
Projeto curricular
“Quem canta seus males espanta”

(Musicalização e cultura)

Resultado de imagem para desenho de musicalidade
Berçário II A-B
Projeto orientado pela coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Alessandra Silvia de Souza Oliveira
Vanessa de Faria Contato

 


Abril/2017

Justificativa:
 Através deste projeto queremos oferecer às crianças a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de nova experiência, favorecendo assim sua criatividade, imaginação, sua memória e atenção.
A música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o individuo a ouvir, escutar, o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição , direção, lateralidade, formas geométricas, coordenação motora, gestos, expressão facial e corporal, auditiva e visuais de maneira ativa e refletida.

Com este projeto iremos proporcionar para as crianças atividades que sensibilizarem o gosto musical.
Estimulando a criatividade, o movimento, a percepção a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece e visando sua riqueza cultural e social.
Segundo o R.C.N.E.I (Referencial Curricular Nacional para educação infantil) “ As crianças interagem com a música , as brincadeiras e aos jogos, cantam enquanto brincam, acompanham com os sons e movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.”
Criando condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.

Objetivo:
            - Diferenciar sons e ruídos;
- Explorar materiais diversos;
- Inventar e reproduzir sons;
- Diferenciar fontes sonoras diversas;
- Exploração do movimento corporal;
- Desenvolver a memória musical;
- Explorar diferentes instrumentos de som;
- Sensibilizar a criança pelo gosto musical;
- Trabalhar a linguagem verbal;
- Relembrar a forma geométrica;
- Observar a horta e o pé de feijão.


Conteúdo:

Linguagem Verbal: Livro, roda de conversa e história ( A ovelhinha Lala, O gatinho Roni, A patinha Esmeralda, O corajoso Bambi, A cigarra e a formiga e história do coelhinho Teobaldo).
Vídeos: Dvd´s infantis como: (Cocoricó, Patati-Patatá, Xuxa, o Mundo Bita, Bob zum e Galinha pintadinha).
Linguagem Corporal: Música, reproduzir sons, ginástica, relaxamento e corrida de obstáculo.
Linguagem musical: Roda cantada: (O sapo não lava o pé, indiozinho, a dona aranha, borboletinha, roda-roda e ciranda cirandinha).
Linguagem artística: Instrumentos musicais, notas musicais e coelho da páscoa.
Conhecimento de si e do outro: Pertences, imagem, pé e mão.
Conhecimento matemático: Forma geométrica (quadrado), dentro e fora.
Natureza e sociedade: Horta e pé de feijão.



Desenvolvimento:

Linguagem Verbal: Formaremos uma roda e em seguida contarei a história com fantoche para eles. Depois mostrarei a ilustrações do livro.
Entregarei alguns livros para eles folhearem e em seguida trocarem com os amigos.
As crianças ficaram todas sentadinhas e logo em seguida faremos uma roda de conversa sobre o tema do projeto.
Vídeos: Todos ficaram sentadinhos e colocarei o vídeo para eles assistirem junto com os amigos.
Linguagem corporal: Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal, brincar de roda com música conhecidas e populares.
Na hora do relaxamento colocarei as crianças deitadas no colchão e de fundo uma música ao som da natureza para eles relaxarem.
Na hora da ginástica vou colocar uma música agitada e fazer diversos gestos para eles imitarem.
Na corrida de obstáculos vou colocar alguns bambolês pelo chão para eles pularem dentro do bambolê e uma corda para as crianças passarem por cima.
Linguagem musical: Formaremos uma roda e em seguida cantaremos diversas músicas infantis.
Entregarei alguns instrumentos musicais como: (  pandeiro, violão, flauta, tambor e chocalho) e faremos a nossa bandinha.
Linguagem artística: Com uma garrafa de água colocaremos algumas pedrinhas e decoraremos com durex colorido o nosso chocalho e com alguns canudinhos vamos fazer uma flauta.
Faremos uma atividade coletiva aonde as crianças vão colar as notas musicais na cartolina.
Numa folha de sulfite vou entregar giz de cera para eles pintarem os instrumentos musicais.
No papel pardo vou desenhar um coelho da páscoa e logo em seguida as crianças vão colar as orelhas, a barriga, o fusinho, os olhos e as patas.
Conhecimento de si e do outro: Colocarei alguns pertences de cada um dentro de uma caixa e vou pedir para eles pegarem o seu.
Vamos fazer um mural de fotos e depois vou chamar um de cada vez para procurar a sua própria imagem.
Numa cartolina vou desenhar um sapo e logo em seguida vou passar tinta guache no pé de cada um e imprimir na cartolina e depois cantaremos a música do sapo não lava o pé.
Para o dia do índio vou cantar a música dos indiozinhos e em seguida pintarei a mão de cada um com guache na cor amarela e os dedinhos bem coloridos para confeccionar um índio.
As crianças ficaram todas sentadinhas e logo em seguida vou chamar um de cada vez para molhar o dedinho na tinta dedo e carimbar na cartolina para confeccionarmos uma aranha. Depois vou fazer a teia e as patinhas com canetinha.
Vamos pintar as duas mãos e carimbar na folha de sulfite formando uma borboleta e depois iremos cantar a música da borboletinha.
Molharei o dedinho de cada criança na tinta dedo e colocarei na orelhinha do nosso coelho.
Conhecimento matemático: Mostrarei o quadrado para eles relembrarem e em seguida desenharei o quadrado no chão do solário com giz de lousa para eles entrar dentro e fora do quadrado.
Natureza e sociedade: Levarei as crianças para a horta e em seguida entregarei um pouco de semente na mão de cada um para eles colocaram na terra e depois colocaremos um pouco de água na terra.
Entregarei o potinho que plantamos feijão para cada um e um pouco de água para eles molharem o feijão.

Recursos:


- Fantoches;
- Livros infantis;
- Cd e dvd;
- Bambolê e corda;
- Sulfite;
- Giz de cera;
- Recicláveis;
- Tinta guache e tinta dedo;
- Garrafa de água;
- Canudos;
- Cartolina;
- Durex colorido;
- Pedrinhas;
- Sementes de alface;
- Papel pardo.

Avaliação:
No decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através dos registros pela professora, participação, interesses, dificuldades de cada criança e ajudando aonde eles tiverem mais dificuldades.
A avaliação será contínua levando-se em conta a evolução, atenção e observação constante da criança e das atividades realizadas.













..