Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Projeto “Quem canta seus males espanta” (Musicalização e cultura)

CEI JOSE MARIA
Projeto curricular
“Quem canta seus males espanta”

(Musicalização e cultura)

Resultado de imagem para desenho de musicalidade
Berçário II A-B
Projeto orientado pela coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Alessandra Silvia de Souza Oliveira
Vanessa de Faria Contato

 


Abril/2017

Justificativa:
 Através deste projeto queremos oferecer às crianças a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de nova experiência, favorecendo assim sua criatividade, imaginação, sua memória e atenção.
A música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o individuo a ouvir, escutar, o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição , direção, lateralidade, formas geométricas, coordenação motora, gestos, expressão facial e corporal, auditiva e visuais de maneira ativa e refletida.

Com este projeto iremos proporcionar para as crianças atividades que sensibilizarem o gosto musical.
Estimulando a criatividade, o movimento, a percepção a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece e visando sua riqueza cultural e social.
Segundo o R.C.N.E.I (Referencial Curricular Nacional para educação infantil) “ As crianças interagem com a música , as brincadeiras e aos jogos, cantam enquanto brincam, acompanham com os sons e movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.”
Criando condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.

Objetivo:
            - Diferenciar sons e ruídos;
- Explorar materiais diversos;
- Inventar e reproduzir sons;
- Diferenciar fontes sonoras diversas;
- Exploração do movimento corporal;
- Desenvolver a memória musical;
- Explorar diferentes instrumentos de som;
- Sensibilizar a criança pelo gosto musical;
- Trabalhar a linguagem verbal;
- Relembrar a forma geométrica;
- Observar a horta e o pé de feijão.


Conteúdo:

Linguagem Verbal: Livro, roda de conversa e história ( A ovelhinha Lala, O gatinho Roni, A patinha Esmeralda, O corajoso Bambi, A cigarra e a formiga e história do coelhinho Teobaldo).
Vídeos: Dvd´s infantis como: (Cocoricó, Patati-Patatá, Xuxa, o Mundo Bita, Bob zum e Galinha pintadinha).
Linguagem Corporal: Música, reproduzir sons, ginástica, relaxamento e corrida de obstáculo.
Linguagem musical: Roda cantada: (O sapo não lava o pé, indiozinho, a dona aranha, borboletinha, roda-roda e ciranda cirandinha).
Linguagem artística: Instrumentos musicais, notas musicais e coelho da páscoa.
Conhecimento de si e do outro: Pertences, imagem, pé e mão.
Conhecimento matemático: Forma geométrica (quadrado), dentro e fora.
Natureza e sociedade: Horta e pé de feijão.



Desenvolvimento:

Linguagem Verbal: Formaremos uma roda e em seguida contarei a história com fantoche para eles. Depois mostrarei a ilustrações do livro.
Entregarei alguns livros para eles folhearem e em seguida trocarem com os amigos.
As crianças ficaram todas sentadinhas e logo em seguida faremos uma roda de conversa sobre o tema do projeto.
Vídeos: Todos ficaram sentadinhos e colocarei o vídeo para eles assistirem junto com os amigos.
Linguagem corporal: Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal, brincar de roda com música conhecidas e populares.
Na hora do relaxamento colocarei as crianças deitadas no colchão e de fundo uma música ao som da natureza para eles relaxarem.
Na hora da ginástica vou colocar uma música agitada e fazer diversos gestos para eles imitarem.
Na corrida de obstáculos vou colocar alguns bambolês pelo chão para eles pularem dentro do bambolê e uma corda para as crianças passarem por cima.
Linguagem musical: Formaremos uma roda e em seguida cantaremos diversas músicas infantis.
Entregarei alguns instrumentos musicais como: (  pandeiro, violão, flauta, tambor e chocalho) e faremos a nossa bandinha.
Linguagem artística: Com uma garrafa de água colocaremos algumas pedrinhas e decoraremos com durex colorido o nosso chocalho e com alguns canudinhos vamos fazer uma flauta.
Faremos uma atividade coletiva aonde as crianças vão colar as notas musicais na cartolina.
Numa folha de sulfite vou entregar giz de cera para eles pintarem os instrumentos musicais.
No papel pardo vou desenhar um coelho da páscoa e logo em seguida as crianças vão colar as orelhas, a barriga, o fusinho, os olhos e as patas.
Conhecimento de si e do outro: Colocarei alguns pertences de cada um dentro de uma caixa e vou pedir para eles pegarem o seu.
Vamos fazer um mural de fotos e depois vou chamar um de cada vez para procurar a sua própria imagem.
Numa cartolina vou desenhar um sapo e logo em seguida vou passar tinta guache no pé de cada um e imprimir na cartolina e depois cantaremos a música do sapo não lava o pé.
Para o dia do índio vou cantar a música dos indiozinhos e em seguida pintarei a mão de cada um com guache na cor amarela e os dedinhos bem coloridos para confeccionar um índio.
As crianças ficaram todas sentadinhas e logo em seguida vou chamar um de cada vez para molhar o dedinho na tinta dedo e carimbar na cartolina para confeccionarmos uma aranha. Depois vou fazer a teia e as patinhas com canetinha.
Vamos pintar as duas mãos e carimbar na folha de sulfite formando uma borboleta e depois iremos cantar a música da borboletinha.
Molharei o dedinho de cada criança na tinta dedo e colocarei na orelhinha do nosso coelho.
Conhecimento matemático: Mostrarei o quadrado para eles relembrarem e em seguida desenharei o quadrado no chão do solário com giz de lousa para eles entrar dentro e fora do quadrado.
Natureza e sociedade: Levarei as crianças para a horta e em seguida entregarei um pouco de semente na mão de cada um para eles colocaram na terra e depois colocaremos um pouco de água na terra.
Entregarei o potinho que plantamos feijão para cada um e um pouco de água para eles molharem o feijão.

Recursos:


- Fantoches;
- Livros infantis;
- Cd e dvd;
- Bambolê e corda;
- Sulfite;
- Giz de cera;
- Recicláveis;
- Tinta guache e tinta dedo;
- Garrafa de água;
- Canudos;
- Cartolina;
- Durex colorido;
- Pedrinhas;
- Sementes de alface;
- Papel pardo.

Avaliação:
No decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através dos registros pela professora, participação, interesses, dificuldades de cada criança e ajudando aonde eles tiverem mais dificuldades.
A avaliação será contínua levando-se em conta a evolução, atenção e observação constante da criança e das atividades realizadas.













..




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!