Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Projeto curricular Estou crescendo cuida de mim! “Higiene”

CEI JOSÉ MARIA

Projeto curricular
Estou crescendo cuida de mim!
 “Higiene

Resultado de imagem para projeto higiene educação infantil




 Mini Grupo I A
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Hellen Prudente  e Lauriete Soares



  Maio de 2017  



1.      JUSTIFICATIVA:   

A higiene pessoal deve fazer parte dos hábitos diários da criança tanto em casa, quanto no CEI e devem ser ensinados aos pequenos desde o inicio de seu desenvolvimento.
O objetivo desse projeto é trabalhar hábitos de higiene das crianças, sabendo que a higiene é um processo de construção do conhecimento, vamos despertar e desenvolver o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros, incentivando o interesse em praticar corretamente os hábitos de higiene. 
Irei trabalhar de forma lúdica e prazerosa, buscando sempre respeitar a faixa etária da criança e o seu grau de desenvolvimento.


OBJETIVO:
Conhecer o tema a ser trabalhado nos próximos dias (higiene pessoal);
 Identificar os procedimentos feitos durante o banho tais como: 
Cada criança tenha a sua toalha e seus produtos de higiene (sabonete, principalmente).
No banho, a criança não passe sabonete diretamente sobre a pele e partes íntimas, para evitar irritação da pele;  
Os cabelos das crianças sejam lavados regularmente e, para penteá-los, o ideal é que cada uma tenha o seu próprio pente.  
Identificar e nomear as partes do corpo;
 Desenvolver a coordenação motora através do “banho de faz de conta”;
 Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;  
 Discutir as formas de higiene corporal, bucal e pessoal, através do lúdico;
 Estimular para a prática correta de tomar banho, lavar as mãos, cortar as unha e cabelos;  
Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;
           
 CONTEÚDO:

- Músicas: Patati e Patata: As mãos, Ianzito e a Turma dos Pinguinhos: Bem cheirosinho, Castelo rá tim bum: Uma mão lava a outra, o sapo não lava o pé.
- Danças: Castelo rá tim bum, ratinho tomando banho e escovando os dentes e Patati Patata meu corpinho.  
- Leitura de livros tais como: Max Lucado: Uma mão lava a outra, Gina Borges: Cuidando do meu corpo...
- Atividades lúdicas com brinquedos: Bonecas e banheirinhas.
- Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
- Confecção de cartaz com embalagem de produtos de higiene tais como: sabonete, shampoo e creme dental.
- Confecção de cartaz para o dia das mães.
- Caixa surpresa: Cada semana com um item de higiene diferente: escova de dente, sabonete, embalagem de shampoo...   
- Confeccionar uma máscara de dentinho.
- Pinturas com diferentes recursos, guache, giz e canetinha.

1.          DESENVOLVIMENTO:

Linguagem Escrita:

Para ensinar o modo correto de lavar as mãos, irei demonstrar gestual mente, como os alunos devem proceder, seguindo como exemplo as orientações do cartaz em anexo.
As crianças receberão diferentes tipos de recursos para pintar desenhos de higiene, tais como: giz de cera, tinta a dedo...
As crianças irão receber um giz de cera para passar por cima do pontilhado no desenho da menina tomando banho em anexo.
Em sala as crianças deverão procurar em revistas e jornais produtos que utilizamos para nossa higiene, após deverão colar em uma folha de sulfite.

Linguagem Musical:  
Em sala utilizarei rádio e dvd para apresentar músicas para as crianças tais como:
Patati e Patata: As mãos, Ianzito e a Turma dos Pinguinhos: Bem cheirosinho, Castelo rá tim bum: Uma mão lava a outra, o sapo não lava o pé.
Roda cantadas com diversas cantigas: Ciranda cirandinha, pombinha branca, atirei o pau no gato e não atire o pau no gato, borboletinha...

Linguagem Verbal:

Em sala formaremos um círculo, vamos nos sentar para nossa roda de conversa, criar condições para o aluno refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
·O que posso fazer para conservar minhas mãos limpas? E meu corpo limpo?
· Por que devo lavar as mãos?
· Quando devo lavar as mãos?
· Como lavar as mãos?
· Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
· Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
· Como devo conservar os meus pés? Por que?
· Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
· Que roupas devo usar para dormir?
. E para passear?
· Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
Em nossa roda de história iriei contar histórias tais como: Max Lucado: Uma mão lava a outra, Gina Borges: Cuidando do meu corpo.

Linguagem Corporal:  

No parque, solário ou em sala vamos trabalhar o reconhecimento do próprio corpo, expressão de sensações e ritmos corporais com tais atividades
- Pular
- Relaxamento;
- Ginástica;
- Dança;  
- Caminhar sobre uma linha traçada no chão;
- Exercícios faciais, encher e esvaziar a boca, fazer careta, abrir e fechar a boca e os olhos;

Linguagem artística:  

As crianças receberão massinhas para confecção de produtos que utilizamos na nossa higiene pessoal;
Confeccionaremos um cartaz coletivo com produtos de higiene pessoal;
As crianças receberão tinta guache e pincel para pintar um quadrado azul;  
Confeccionarei  mascarás de um dente com cartolina, após as crianças deverão pintar com giz de cera;
Em sala as crianças  pintaram diversos desenhos de higiene pessoal utilizando vários recursos como: tinta guache, giz de cera e cola plástica;
Coletivo vamos confeccionar um painel para o dia das mães, pintando as mãos das crianças com tinta guache vermelha e carimbando na cartolina, formando assim um lindo coração.

Natureza e Sociedade: 

Em sala apresentarei um CD que mostra os movimentos de animais da natureza e os sons produzidos por estes;  
Levarei as crianças até a horta para rega-la e observar o que plantamos;

Matemática:  

Apresentarei a cor azul com diferentes objetos de cor azul;
No corredor trabalharei com as crianças noções de espaço (alto, baixo, dentro, fora, longe e perto) de forma lúdica e prazerosa; 
Em sala as crianças irão jogar o jogo do boliche fazendo contagem oral e através de músicas;


RECURSOS NECESSÁRIOS:

·         Brinquedos
·         CD e DVD
·         Cola colorida,
·         Cartolina
·         Palito de sorvete
·         E V A coloridos
·         Fita adesiva
·         Guache
·         Massa de modelar
·         Músicas
·         Papéis diversos
·         Rádio
·         Revistas
·         Tesoura
·         TV


AVALIAÇÃO:  

  Na Educação Infantil, nós educadores estamos já acostumados a registrar em todas as aulas como as crianças reagiram, se adquiriram novas competências, entre outras observações, serão contemplados na avaliação das crianças:
-
Se a criança teve 
atenção para ouvir, responder ou imitar sons;
- Se teve capacidade de expressar-se de forma musical, seja cantando, com movimentos do corpo e com materiais sonoros;  
- Se reconheceu fontes sonoras
- Se teve capacidade de improvisar, compondo canções e ritmos sonoros com instrumentos ou objetos;
- Se teve Identificação de gêneros musicais (de forma simples), de ritmo (lento, rápido, médio);
          Deve-se levar em consideração a faixa etária  da criança e seu grau de desenvolvimento, para realizar uma avaliação que realmente mostre seu desenvolvimento no decorrer do projeto . 









Anexos   
Confecção de cartaz.
   
Confecção de máscara.


Passe por cima dos pontilhados!
 
Identificar produtos que podem ser usados na nossa higiene!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!