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quarta-feira, 24 de maio de 2017

PROJETO CURRICULAR Quem canta seus males espanta Musicalização e Cultura

CEI José Maria

PROJETO CURRICULAR
Quem canta seus males espanta
                                                       Musicalização e Cultura





Mini Grupo II – A – B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras: Sônia Regina Minguini Ferreira
Tatiana de Souza Rocha Monteiro



Abril 2017

1.    JUSTIFICATIVA:

Não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música, pois, ela permeia todo nosso trabalho na Educação. A energia que as crianças têm e a alegria com que ficam ao ouvir ou cantar uma música nos motivou a elaboração deste projeto. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”.
Muitas vezes verificamos que a música no contexto educacional faz parte do cotidiano das crianças apenas como fonte de recreação, sendo ignorado sua riqueza cultural e social. Não é isso que queremos com este projeto. Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, ajudando a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, a memória e outros benefícios, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças.


2.    OBJETIVO GERAL:

Estimular a criatividade, o movimento, à percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa adquirindo ainda mais o gosto pela música. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento, promovendo com isso o convívio social e cultural.

3.    OBJETIVO:

© Ampliar o repertório musical das crianças;    
© Explorar a música em diferentes ritmos;
© Explorar diferentes instrumentos musicais;
© Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
© Ampliar o vocabulário oral através da música;
© Participar de brincadeiras cantadas e histórias cantadas;
© Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
© Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas que identifique as partes do corpo;
© Estimular expressão oral;
© Proporcionar e estimular noções de espaço e equilíbrio;
© Desenvolver habilidades motoras;
© Integrar e motivar as crianças através da música

4.    CONTEÚDO:

© Apresentar as crianças e tocar diferentes instrumentos musicais despertando assim seu interesse.
© Confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; (chocalho, pandeiro, flauta, tambor, reco reco.
© Cantar músicas em vários ritmos;
© Participar de brincadeiras cantadas como “Jacaré vive na lagoa”; “Atirei o pau no gato”; “Tchu tchuê”; respeitando as regras da brincadeira;
© Participar de história cantadas como “Seu lobo está? ”
© Imitar gestos conforme a música e dançar espontaneamente;
© Atividades que estimule a memória auditiva e visual como: ruídos e sons, quebra cabeça e jogo da memória;
© Ouvir cantiga de roda, acalanto, brincadeiras com palmas variadas e movimentos corporais;
© Brincadeiras que levem o aluno a perceber o som e ausência do mesmo;
© Perceber diferentes sons: alto/ baixo, /forte/ fraco, /rápido/ lento, /curto e longo;
© Atividades para explorar e emitir sons do próprio corpo, usando os pés, as mãos, estalando os dedos, palmas, separadamente em conjunto;
© Utilizar métodos, técnicas e estratégias adequadas aos alunos, levando em consideração a faixa de idade adequada de 3 a 4 anos;
© Usar durante as aulas instrumentos da banda rítmica, aparelho de som, músicas gravadas em CDs, música gravada em DVDs, alguns materiais impressos, enfim, todos os materiais que se julgar importante para a realização e enriquecimento das aulas de música.
© Identificar sons diferentes como barulho da chuva, som dos animais, e outros;
© Identificar as partes do corpo durante as brincadeiras cantadas como “Cabeça ombro, joelho e pé” e “Eu conheço um jacaré”;
© Cantar a música “Minhoquinha faz ginastiquinha” contando até 5;
© Dançar diversas músicas para explorar e melhorar o movimento corporal;
© Atividades que proporcionem diversão com a música.

5.    DESENVOLVIMENTO:

Linguagem Escrita:
- Revisar as vogais; iremos utilizar cartazes onde as crianças irão colar as vogais A, E, I, O, U.
- Com uma cartolina escrever a letrinha do nome de cada criança e pedir que localizem e que pintem sua letra;
- Iremos fazer crachá com a inicial do nome de cada criança e depois pedir que outra criança cole a letrinha do amigo em sua roupa;
- Estimular a criatividade e imaginação;
 Através dos sons iremos pedir que as crianças desenhem o que ouviu na música e o que mais gostou;
Linguagem Musical:
- Ensaio da música para a chegada do coelhinho de páscoa;
Cantar músicas que lembre a chegada do coelhinho.
- Ouvir músicas as como “Cabeça ombro, joelho e pé” fazendo o que pedi na música.
- Em alguns momentos sentar/deitar e ouvir músicas para que possa identificar ouve. (Como barulho da chuva, de porta abrindo...)
- Incentivar o gosto pela música e canto;
Trazer músicas diferentes ao do dia a dia para que possam enriquecer as aulas e criem gosto pela música;
Linguagem Verbal:
- Roda de conversa sobre os diversos sons que podemos ouvir em nosso ambiente;
Através do CD Bingo dos sons, ouvir e adivinhar a que som se refere.
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora, DVD e CD;
Sentar em roda em um dos ambientes da CEI para ouvir a história.
- Percepção do silêncio. A importância do silêncio. As diferenças da fala alta, fala baixa. Do grito (medo, susto) da gargalhada (felicidade, palhaçada).
Brincar como se fossemos estátuas e orienta-los para que imitem todos os sons emitidos pela professora.
- Cd onde há vários tipos de sons e ruídos do dia a dia;
Em roda de conversa falar que tipo de sons elas reconheceram e os que elas não reconheceram.
Linguagem Corporal:
-Teatro;
Elaborar com as crianças uma apresentação da “Linda Rosa Juvenil”
- Com diversos tipos de som;
As crianças imaginarão os mesmos e os representarão através dos gestos corporais, exemplo: Seu mestre mandou.
- Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete);
 Ouvir músicas suave para que possam fazer relaxamento.
- Brincadeiras de roda;
Fazer uma roda para brincar de lencinho branco
- Brincadeiras ao ar livre;
Leva-los ao parque para brincarem de bolinha de sabão, lencinho branco e seus brinquedos de casa no parque;
Linguagem artística:
- Massa de modelar;
 Deixar que façam formas livres respeitando cada criatividade;
- Sucatas e materiais diversos;
Instrumentos sonoros a partir de elementos disponíveis no CEI e sucatas, como: corneta, chocalho, pandeiro e tambor de lata;
- Pintura;
Na parede do parque superior fazer pintura livre e em folha fazer atividades.
Natureza e Sociedade:
- Apresentar músicas para a chegada do Coelhinho;
Cantar músicas do coelhinho ex: Coelhinho da Páscoa que trazes
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito e atitudes;
Através da música, Bom dia amiguinho e outras orienta-los a importância do respeito ao próximo.
-Plantação
Fazer a horta

Matemática:
-Numerais
Utilizar músicas infantis com números e músicas populares, para que as crianças aprendam a seqüência numérica. Ex.: 1,2,3, indiozinhos, Minhoquinha faz ginástiquinha entre outras.
- Caixa com os números;
 Para facilitar a relação com os numerais elaborar uma caixa com números e quantidade, tipo um dado.
- Contagem oral;
Em todo momento trabalhar os numerais oralmente, ex.: peguem 2 carrinhos, contem 5 monta, monta....                                                                                                            
- Formas geométricas;
Através de objetos ou brinquedos apresentar formas geométricas
- Cores;
Usar as bolas e cartões para que identifique as cores
6.    RECURSOS NECESSÁRIOS:
       E V A coloridos
       Fita adesiva, Dupla face e crepe
       Cola quente
·        Papel camurça, Dobradura, sulfite, cartolina e crepom,
·        Tinta guache,
·        Cola colorida,
·        Cola Tenaz,
·        Tesoura,
·        Pincel,          
·        Palito de sorvete,
·        Sucatas,
·        Aparelho de som e DVD,
·        Livros de historinhas,
·        Fantoches,
·        CD e DVD,
·        Bomba para encher bexigas,
·        Massa de modelar,
·        Brinquedos,
·        Quebra cabeça,
·        Jogo de memória,
·        Giz de cera, lápis colorido e canetões.


7.    AVALIAÇÃO:
 As avaliações são diárias de acordo com as atividades que são dadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança:
- Avaliar se a criança estava atenta para ouvir, identificar sons;
- Como foi sua expressão musical, por meio da dança ou cantando;
- Se ao utilizar instrumentos sonoros se expressa;
Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina no CEI.





Sugestões de atividades:
Técnica de pintura espirrada
Pintura espirrada ao som da música Cai chuvinha



música Mestre André


Sanfonas feitas de caixa de fósforo e pintura livre com guache. Cartaz baseado na música Mestre André

Contagem de 1 a 5
Minhocas feitas com pintura a dedo, baseadas na música Minhoquinha, onde exploramos a contagem de 1 a 5.
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