Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de julho de 2020

NÃO PODEMOS ESQUECER DE NOS PREVINIR



Mutirão para o CADUNICO


Vacinação contra o Sarampo

A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto de 2020. O Ministério da Saúde tomou essa decisão porque, até a última quarta-feira (15 de julho), apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa, que é focada em pessoas de 20 a 49 anos, recebeu a imunização.
Esse número corresponde a 3,7 milhões de indivíduos, sendo que a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de brasileiros. “É um dado muito preocupante. O sarampo é uma doença que pode ser bastante grave e estamos com um número crescente de infectados no país”, alerta o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos.
O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Agora, a ideia é proteger os brasileiros de 20 a 49 anos.
O presidente da SBIm explica que os jovens de 20 a 29 anos foram novamente englobados na ação devido ao alto número de infectados dessa faixa etária e também por causa da baixa adesão na campanha do ano passado.
“Em 2019, nós tivemos quase 21 mil casos de sarampo, sendo que 31% deles eram de indivíduos desse grupo da população”, acrescenta o médico.

Já me vacinei quando criança ou nas fases anteriores da campanha. Preciso ir de novo?

“Essa é uma vacina de rotina, que normalmente é aplicada na infância. Atualmente, temos a dose zero, que é injetada entre 6 meses e 1 ano, a dose um, oferecida com 1 ano de vida e, por último, a dose dois, com 1 ano e 3 meses”, explica Cunha.
Na atual etapa, indivíduos de 20 a 29 anos que não tenham recebido alguma dessas vacinas devem ir a qualquer posto de saúde com a caderneta para serem protegidos com as que estão em falta, seja uma ou duas – a dose zero não entra na conta. “Apenas as que foram aplicadas depois de 1 ano de idade”, avisa o pedia
Já na turma de 30 a 49 anos, mesmo quem nunca foi imunizado receberá apenas uma picada. Agora, para quem tomou as três doses até completar 1 ano e 3 meses, não há a necessidade de se vacinar novamente.

Fonte:https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-prorrogada-ate-31-de-agosto/