Arquivo do blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Projeto do mês de Setembro: Artes

CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

Arte
O LIXO VIRA LUXO!!

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.”
                                                                                                                         George Bernard Shaw

Mini Grupo II A
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora: Sônia Regina Minguini Ferreira
Setembro de 2015

1.   JUSTIFICATIVA:

 O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para a criança como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. A criação é exclusividade das crianças, cada criança tem o seu jeito sua maneira de criar, mas cabe á nós professoras alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas, portanto neste projeto o artista em pauta será Vik Muniz, um dos grandes nomes da arte brasileira, usa lixo e componentes como chocolate e açúcar em suas obras.
Através deste projeto trabalharemos a educação ambiental por meio da arte, trabalhando a criatividade reaproveitando materiais e mostrando para as crianças que o lixo também pode ser útil.

2.   OBJETIVO:
*    Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais;
*    Desenvolver a criatividade reaproveitando materiais e mostrar para os alunos que o lixo também pode ser útil;
*     Possibilitar o manuseio e entrar em contato com diversas formas de expressão artística;
*    Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura;
*    Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
*    Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas do artista Vik Muniz;


3.   CONTEÚDO:
*    Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
*    Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
*    Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
*    Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc


4.   DESENVOLVIMENTO:


ü Linguagem Escrita:
Letrinhas do nome;
Consoantes;
Leitura e releitura de livros coerentes ao tema do projeto.

ü Linguagem Musical:
Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
Desenvolver a sociabilização em sala de aula;
Desenvolver a audição e a percepção através da leitura de estórias e músicas.

ü Linguagem Verbal:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas

ü Linguagem Corporal:
Teatro de fantoches, e sombra;
Teatro com as crianças;
Danças


ü Linguagem artística: 
Cartazes;
Dobraduras;
Confeccionar personagens e brinquedos com sucatas;
Colorir;

ü Natureza e Sociedade:
Datas Comemorativas
Sustentabilidade

ü Matemática:
Contagem oral;
Formas geométricas
Cores;
Numerais.
Noção de espaço


5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:

ü Aparelho de Som
ü Bexiga
ü Brinquedos
ü Caixa Surpresa
ü Canetas Coloridas
ü Cenário para apresentação
ü CD e DVD de histórias;
ü Cola colorida,
ü Cola quente
ü Cola Tenaz,
ü Computador/impressora/internet
ü Cópias (Xerox)
ü E V A coloridos
ü Fantoches
ü Fita adesiva
ü Fita crepe
ü Giz de cera
ü Guache
ü Jogo de memória·
ü Jogos e brincadeiras dirigidas.
ü Jornais
ü Livros de historinhas
ü Massa de modelar
ü Máquina fotográfica
ü Materiais recicláveis
ü Músicas

ü Palito de sorvete,
ü Papéis diversos
ü Pincel atômico
ü Quebra cabeça
ü Rádio
ü Revistas
ü Sucatas
ü Tesoura
ü TNT
ü TV



6.   AVALIAÇÃO:
ü A avaliação do Projeto deverá ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento individual ou em grupo. 

SUGESTÕES:

Latas e filtros de café.

REUNIÃO DE PAIS DIA 18/09

No próximo dia 18/09 teremos nossa penúltima reunião de pais, onde abordaremos assuntos relativos a vida escolar do aluno e festa de encerramento, os horários serão:

Berçário I A/B (Professoras Marcia Ap. e Flávia) DAS 9:00 ÁS 9:30 horas
Berçário II A/B (Professoras Eliete e Walquiria) DAS 9:00 ÁS 9:30 horas
Mini grupo I A/B (Professoras Vanessa e Hellen) DAS 14:00 ÁS 14:30 horas
Mini grupo II A/B (Professoras Sônia e Fabiana) DAS 14:00 ÁS 14:30 horas



SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!


Obs: Se necessário fornecemos declaração de comparecimento.



ATIVIDADES DE ARTES DO BERÇÁRIO I A/B