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quinta-feira, 1 de novembro de 2018

PROJETO CURRICULAR ANUAL DE LEITURA


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

Leitura

 

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
2018

 

1.  JUSTIFICATIVA:

 

Precisamos trazer nossas crianças para o mundo da leitura, pois percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossas crianças do ato de ler. O mundo da tecnologia como computadores, videogames, TV e celulares, vem fazendo com que crianças com idades de 2 anos já estejam com celulares na mão, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: o vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Através da leitura a criança consegue se transportar para o mundo do faz de conta, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com as professoras e equipe pedagógica propiciar às nossas crianças momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. A criança deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Assim teremos a certeza de que este projeto contará com o apoio de todas as professoras, pois a equipe docente tem plena consciência de que a criança deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.  Estimulando a leitura, faremos com que nossas crianças, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

 

 




2.  OBJETIVO:

·        Compreender como é a prática de leitura na educação infantil;

·        Entender o que é necessário fazer, para que os alunos se tornem leitores autênticos;

·        Oportunizar momentos lúdicos e aconchegantes de contação de histórias, que explorem diferentes tipos de textos/livros e materiais, promovendo a construção de valores como a amizade, o companheirismo, o carinho, o amor e a união na nossa Creche e no âmbito familiar.

·        Estreitar os laços entre a Creche e as Famílias.

·        Incentivar a participação das famílias nos momentos de leitura/contação de histórias construídos por eles em suas famílias e lares, realizando e valorizando o registro por escrito e através de desenhos, sobre como foram esses momentos.

·         Incentivar professores e funcionários a buscar a leitura por prazer, favorecendo a troca de experiências literárias.

·         Apreciação das leituras

·         Manusear diferentes tipos de livros.

·         Ampliação do vocabulário.

·         Criar o hábito de escutar histórias.

·         Reconhecer o livro como portador de histórias, manifestando prazer ao explora-lo.

·         Enriquecimento do imaginário e criatividade.

·         Desenvolver a socialização.

·         Favorecer o contato com textos de qualidade literária.

·         Valorizar o livro como fonte de conhecimento e entretenimento.

·         Estimular a resolução de problemas.

·         Se dirigir ao livro por meio de falas, gestos, expressões faciais e balbucios (sorrisos, gritinhos, vocalizações,etc.)

·         Recontar historias e fatos em sequências.

·         Formar um futuro leitor.

 

 
3.  CONTEÚDO:

 

·        Contação de histórias na creche realizada por funcionários e responsáveis.

·        Piquenique da leitura (abertura das atividades) – Piquenique ao ar livre, com contação de histórias, leitura e manuseio de livros.

·        Empréstimo de livros infantis

·        Círculo de leitura – cada professor ou funcionário trará um ou mais livros para indicar a leitura. Estes livros circularão entre os professores e funcionários formando uma rede de empréstimo de livros.

·        Varal de Indicação Literária - Cada turma escolherá semanalmente dentre todas as histórias contadas na semana, o livro que eles mais gostaram e confeccionarão um cartaz coletivo, utilizando técnicas artísticas e diferentes materiais, indicando esta leitura para a outra turma. Os cartazes com a indicação ficarão expostos na sala e na área interna da creche.

·        Confecção de livros de histórias.

·        Livros que as crianças tragam de casa.

·        Espaço de leitura.

·        Contação de história com fantoches, dedoches, máscaras, etc.

·        Contação e recontação de histórias contadas pelas crianças.

·        Exposição de livros para que as crianças escolham os de sua preferência.

·        Caixa de leitura.

·        Contação de histórias em diversos ambientes.

·       Empréstimo de Kit de Contação de Histórias - livros infantis e algum objeto, fantoche ou adereço, relacionado ao tema da história - para que os pais possam criar um momento prazeroso de contação de histórias.

 

 

4.  DESENVOLVIMENTO:

Num primeiro momento, será feita uma mobilização entre os funcionários, sobre a importância das histórias para a formação de leitores, desde pequenos. Em seguida, será feita reunião com pais e responsáveis para sensibilização sobre o projeto, explicando as etapas do mesmo, e faremos posteriormente com os funcionários o levantamento de voluntários  para contar histórias para as crianças na creche, contando com a participação de todos faremos uma escala para organização da contação, facilitando assim a participação de todos.

Feito esse levantamento, faremos outra reunião com os voluntários com exposição de todos os livros para a escolha das histórias, seleção dos materiais (livros, fantoches, objetos) a serem utilizados na contação e organização do cronograma.

Faremos com as crianças uma roda de conversa onde iremos explicar a importância da leitura, de como manuseá-lo e quais os cuidados a serem tomados com o mesmo, iremos proporcionar pelo CEI diversas contações em ambientes diferentes, incentivando-os a imitar os sons com base na fala do educador, estabelecendo assim uma situação comunicativa com os adultos. Feito tudo isso, faremos desenhos das histórias que ouviram para poderem expor para as outras crianças, criaremos uma mascote para cada turma e eles poderão leva-lo para casa junto com o livro de sua escolha.

Registrar com fotos o desenvolvimento do projeto.

 

 

 

5.  RECURSOS NECESSÁRIOS:

·        Livros e materiais pedagógicos do acervo da creche

·        Caderno para registro do momento de contação de histórias em casa.

·         Livros do acervo pessoal dos funcionários e professores.

·        Cola quente

·        Tintas (cores diversas)

·        Brinquedos

·        CD e DVD

·        Cola colorida,

·        Cola branca,

·        E V A coloridos retalhos

·        Fantoches

·        Fita adesiva

·        Fita crepe

·        Guache

·        Massa de modelar

·        Músicas

·        Palito de sorvete,

·        Papéis diversos

·        Rádio

·        Revistas

·        Sucatas variadas

·        Tesoura

·         Televisão e DVD/ Projetor e telão

·        Pincel

·        Gliter

·        Papel laminado

·        Papelão

·        (Não tendo o material o mesmo poderá ser substituído)

 

 

6.  AVALIAÇÃO:

 

A avaliação será constante e de forma gradativa ao interesse das crianças, a organização e a participação do grupo, irei avaliar: se exploram texturas e diversos objetos; se identificam os materiais e objetos, examinam e exploram objetos de diferentes formas e sons; se interagiram; empilha objetos; as manipulam brinquedos e materiais sonoros; se exploram com prazer os objetos variados, se brinca e reconhece as cores, se expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e outros movimentos, se responde a perguntas dirigidas e se manuseia o livro folheando-o.

 

Mural do projeto -Do meu corpo cuido sim “Higiene e Sentidos”






Do meu corpo cuido sim “Higiene e Sentidos”


 

CEI JOSÉ MARIA

 

PROJETO CURRICULAR

 

Do meu corpo cuido sim

“Higiene e Sentidos”


Berçário II- A e B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Sônia Regina M. Ferreira

Professoras:

Daisy de Souza Lima

Juliana Matos Rodrigues

Novembro\2018

 

Justificativa:

O projeto tem como objetivo ensinar as crianças desde cedo à importância de se cuidar e hábitos de higiene. Através de brincadeiras lúdicas, as crianças irão participar de colagens de embalagens de produtos de higiene, identificar e nomear as partes do corpo, além de reconhecer e desenvolver os cinco sentidos, tato, visão, olfato, audição e paladar.

Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovas os dentes, haver cuidados com os cabelos e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.

Objetivos:

Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

Desenvolver a linguagem oral e corporal, percepção visual e auditiva, motricidade fina e ampla, habilidades motoras;

Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

Estimular a concentração e atenção;

Identificar partes do corpo;

Nomear as partes do corpo;

Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos, tato, visão, olfato, audição e paladar;

Socialização;

Participar de brincadeiras com o corpo e histórias cantadas;

Planejar e executar atividades em grupo;

 

 

Músicas que mostram como a higiene deve ser feita e demonstre cada parte do corpinho da criança;

Trabalhar imagens de ambientes, mostrando a diferença de um ambiente limpo e um sujo, e o que a falta de higiene pode causar;

Desenvolver a autonomia; vestir-se e despir-se sozinho, através do desfralde;

Conteúdo:

Acolhimento: Bonecas e carrinhos, roda cantada, bolinhas na caixa, piscina de bolinhas, tubo das cores, caixa tátil, manuseio de livros e revistas.

Atividades aplicadas no decorrer do dia:

Cantar músicas em vários ritmos sobre higiene.

Propiciar que as crianças se olhem no espelho e brinquem de se cuidar e se arrumar.

Leitura de histórias.

Colagem com embalagens de produtos de higiene.

Mural das sensações.

Com o tato, paladar e olfato, explorar diferentes sensações: salgado, azedo, gelado e doce.

Brincadeiras dirigidas: estátua, morto vivo e cabra-cega.

Pintura no parque coberto utilizando pincel, tinta guache e desenho livre na lousa e chão para explorarem suas garatujas.

Vídeos: Thomas e seus amigos, Scooby Doo, Turma da Mônica e Patrulha canina.

Lembrancinha do mês.

Saída: Leitura de histórias, bambolês, blocos lógicos, brinquedos diversos e bolinhas de sabão.

 

Desenvolvimento:

No acolhimento, cada criança irá escolher um brinquedo da caixa, sentados faremos uma roda e cantaremos cantigas, colocarei uma caixa de papelão e entregarei bolinhas para as crianças jogarem dentro da caixa, irei colocar uma piscina de bolinhas dentro da sala e deixarei as crianças brincarem livremente, com todos sentados entregarei bolinhas de cores diferentes e irei solicitar para cada criança colocar no tubo da cor correspondente, colocarei alguns objetos dentro da caixa tátil e solicitarei para cada criança retirar os objetos e tentarem identificar, entregarei para cada criança um livro ou uma revista para folhearem e observarem as imagens.

Após o acolhimento:

Em sala formarei uma roda com as crianças onde, cantaremos (Músicas: Patati Patatá: Chuveiro, Xuxa: Escova os dentes, Castelo Rá- Tim -Bum : Lavar as mãos e Ratinho tomando banho).

Confeccionarei com as crianças, mural com embalagens de higiene e painel com os cinco sentidos para as crianças assimilarem o conteúdo.

As crianças em frente ao espelho irão brincar, entregarei um pedaço de pano para imaginarem uma toalha e um pente para pentearem o cabelo.

Com todos sentados em roda, contarei a história da Rapunzel, Chapeuzinho vermelho, Maria bonita do laço de fita e o Patinho feio em grupos as crianças poderão manusear os livros e observar as imagens.

Em sala confeccionarei juntamente com as crianças um mural com embalagens de produtos de higiene, e as crianças irão colar na cartolina e identificar cada objeto e sua importância.

Confeccionarei mural das sensações utilizando cartolina e diferentes materiais para as crianças explorarem através do tato as texturas.

Irei levar as crianças ao parque coberto para executarem pintura no azulejo utilizando tinta guache e pincel, entregarei giz de lousa para rabiscarem a lousa e o chão.

Entregarei massa de modelar em sala ou ao ar livre, deixarei que as crianças explorem a imaginação, utilizando palito de sorvete ou forminhas.

Em sala formarei uma roda com as crianças e no centro colocarei diferentes sensações para explorarem com o tato, paladar e olfato como: salgado, azedo, gelado e doce.

No parque superior coberto as crianças irão brincar de brincadeiras lúdicas como morto- vivo, amarelinha e cabra – cega.

Saída: Com todos sentados realizei leituras de histórias como: As cores, Pinóquio e Os três porquinhos. Entregarei um bambolê para cada criança manusear e acompanhar os ritmos e também farei obstáculos para as crianças pularem com um pé só. Formarei pequenos grupos e distribuirei os blocos lógicos para que todos interajam juntos e compartilhem as peças. Deixarei à disposição das crianças a caixa de brinquedos para escolherem e brincarem livremente, assoprarei e deixarei que assoprem as bolhinhas de sabão para estourarem.

Recursos necessários:

Aparelho de som e DVD.

CD e DVD.

Embalagens de produtos de higiene.

Cartolina.

Livros de histórias.

Brinquedos.

Bambolês.

Canetinha.

Tinta guache.

Pincel.

Giz de lousa.

Objetos de uso de higiene (Pente, toalha, escova de dente)

Mural das sensações (tampinhas de garrafa pet, caixa de ovos, algodão, palito de sorvete, esponja de aço, macarrão, arroz, pipoca)

 

Avaliação:

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças através de fotos e avaliação pelo portfólio, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina no CEI.

As avaliações são diárias de acordo com as brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança.

 

 

 

 

 

NOSSA HORTA

 
PARABÉNS AS PROFESSORAS DO CEI JOSÉ MARIA PELA LINDA HORTA!
 
LOGO TEREMOS COLHEITA.