Arquivo do blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Do meu corpo cuido sim “Higiene e Sentidos”


 

CEI JOSÉ MARIA

 

PROJETO CURRICULAR

 

Do meu corpo cuido sim

“Higiene e Sentidos”


Berçário II- A e B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Sônia Regina M. Ferreira

Professoras:

Daisy de Souza Lima

Juliana Matos Rodrigues

Novembro\2018

 

Justificativa:

O projeto tem como objetivo ensinar as crianças desde cedo à importância de se cuidar e hábitos de higiene. Através de brincadeiras lúdicas, as crianças irão participar de colagens de embalagens de produtos de higiene, identificar e nomear as partes do corpo, além de reconhecer e desenvolver os cinco sentidos, tato, visão, olfato, audição e paladar.

Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovas os dentes, haver cuidados com os cabelos e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.

Objetivos:

Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

Desenvolver a linguagem oral e corporal, percepção visual e auditiva, motricidade fina e ampla, habilidades motoras;

Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

Estimular a concentração e atenção;

Identificar partes do corpo;

Nomear as partes do corpo;

Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos, tato, visão, olfato, audição e paladar;

Socialização;

Participar de brincadeiras com o corpo e histórias cantadas;

Planejar e executar atividades em grupo;

 

 

Músicas que mostram como a higiene deve ser feita e demonstre cada parte do corpinho da criança;

Trabalhar imagens de ambientes, mostrando a diferença de um ambiente limpo e um sujo, e o que a falta de higiene pode causar;

Desenvolver a autonomia; vestir-se e despir-se sozinho, através do desfralde;

Conteúdo:

Acolhimento: Bonecas e carrinhos, roda cantada, bolinhas na caixa, piscina de bolinhas, tubo das cores, caixa tátil, manuseio de livros e revistas.

Atividades aplicadas no decorrer do dia:

Cantar músicas em vários ritmos sobre higiene.

Propiciar que as crianças se olhem no espelho e brinquem de se cuidar e se arrumar.

Leitura de histórias.

Colagem com embalagens de produtos de higiene.

Mural das sensações.

Com o tato, paladar e olfato, explorar diferentes sensações: salgado, azedo, gelado e doce.

Brincadeiras dirigidas: estátua, morto vivo e cabra-cega.

Pintura no parque coberto utilizando pincel, tinta guache e desenho livre na lousa e chão para explorarem suas garatujas.

Vídeos: Thomas e seus amigos, Scooby Doo, Turma da Mônica e Patrulha canina.

Lembrancinha do mês.

Saída: Leitura de histórias, bambolês, blocos lógicos, brinquedos diversos e bolinhas de sabão.

 

Desenvolvimento:

No acolhimento, cada criança irá escolher um brinquedo da caixa, sentados faremos uma roda e cantaremos cantigas, colocarei uma caixa de papelão e entregarei bolinhas para as crianças jogarem dentro da caixa, irei colocar uma piscina de bolinhas dentro da sala e deixarei as crianças brincarem livremente, com todos sentados entregarei bolinhas de cores diferentes e irei solicitar para cada criança colocar no tubo da cor correspondente, colocarei alguns objetos dentro da caixa tátil e solicitarei para cada criança retirar os objetos e tentarem identificar, entregarei para cada criança um livro ou uma revista para folhearem e observarem as imagens.

Após o acolhimento:

Em sala formarei uma roda com as crianças onde, cantaremos (Músicas: Patati Patatá: Chuveiro, Xuxa: Escova os dentes, Castelo Rá- Tim -Bum : Lavar as mãos e Ratinho tomando banho).

Confeccionarei com as crianças, mural com embalagens de higiene e painel com os cinco sentidos para as crianças assimilarem o conteúdo.

As crianças em frente ao espelho irão brincar, entregarei um pedaço de pano para imaginarem uma toalha e um pente para pentearem o cabelo.

Com todos sentados em roda, contarei a história da Rapunzel, Chapeuzinho vermelho, Maria bonita do laço de fita e o Patinho feio em grupos as crianças poderão manusear os livros e observar as imagens.

Em sala confeccionarei juntamente com as crianças um mural com embalagens de produtos de higiene, e as crianças irão colar na cartolina e identificar cada objeto e sua importância.

Confeccionarei mural das sensações utilizando cartolina e diferentes materiais para as crianças explorarem através do tato as texturas.

Irei levar as crianças ao parque coberto para executarem pintura no azulejo utilizando tinta guache e pincel, entregarei giz de lousa para rabiscarem a lousa e o chão.

Entregarei massa de modelar em sala ou ao ar livre, deixarei que as crianças explorem a imaginação, utilizando palito de sorvete ou forminhas.

Em sala formarei uma roda com as crianças e no centro colocarei diferentes sensações para explorarem com o tato, paladar e olfato como: salgado, azedo, gelado e doce.

No parque superior coberto as crianças irão brincar de brincadeiras lúdicas como morto- vivo, amarelinha e cabra – cega.

Saída: Com todos sentados realizei leituras de histórias como: As cores, Pinóquio e Os três porquinhos. Entregarei um bambolê para cada criança manusear e acompanhar os ritmos e também farei obstáculos para as crianças pularem com um pé só. Formarei pequenos grupos e distribuirei os blocos lógicos para que todos interajam juntos e compartilhem as peças. Deixarei à disposição das crianças a caixa de brinquedos para escolherem e brincarem livremente, assoprarei e deixarei que assoprem as bolhinhas de sabão para estourarem.

Recursos necessários:

Aparelho de som e DVD.

CD e DVD.

Embalagens de produtos de higiene.

Cartolina.

Livros de histórias.

Brinquedos.

Bambolês.

Canetinha.

Tinta guache.

Pincel.

Giz de lousa.

Objetos de uso de higiene (Pente, toalha, escova de dente)

Mural das sensações (tampinhas de garrafa pet, caixa de ovos, algodão, palito de sorvete, esponja de aço, macarrão, arroz, pipoca)

 

Avaliação:

Serão feitos registros coletivos e individuais das crianças através de fotos e avaliação pelo portfólio, de acordo com a faixa etária de cada criança e as situações vivenciadas durante a execução do projeto e de sua rotina no CEI.

As avaliações são diárias de acordo com as brincadeiras que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, respeitando o tempo e desenvolvimento de cada criança.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!