Arquivo do blog

sábado, 14 de setembro de 2013

PROJETO ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO CURRICULAR
ESTAÇÕES DO ANO


JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi elaborado com o objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciando as quatro estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza. Quando a criança percebe e entende a natureza ao seu redor, ela se torna capaz de lidar com as mudanças da natureza, aprende a cooperar e conviver, compreende que a chuva não é um castigo para não sair de casa, assim como os apavorantes trovões não representam uma reprimenda, que o sol tem que ser aproveitado com cuidados no verão, o outono é a estação das frutas e a primavera a estação das flores.
Perceber as mudanças naturais nos faz compreender melhor as pessoas, a sequência do tempo e, consequentemente, nos prepara para a vida.

OBJETIVOS:
  • Roda de conversas para desenvolver o conhecimento da criança podendo diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima, observando o que os fenômenos da natureza podem causar.
  • -Aprender sobre as características de cada estação.
  • - Perceber quantos trabalhos é possível fazer referente a natureza.
  • - Criar o habito de cuidar das plantas e da natureza.
  • - Observar a onde vive como fica diferente dependendo de cada estação.
  • - Fazer leituras de livros referente as estações do ano.
  • - Expressar-se através de desenhos, figuras e pinturas.
  • - Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
  • - Desenvolver a expressão oral e corporal, por meio de músicas, danças e brincadeiras.
  • - Desenvolver valores e atitudes de respeito a natureza, para manter as estações do ano e o equilíbrio do planeta.

    CONTEÚDO:

  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
  • Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros;
  • Músicas e filmes das diferentes estações do ano;
  • Confeccionar cartazes e painel;
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
  • Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
  • Modelagem (massinha);
  • Brinquedos pedagógicos;
  • Falar sobre os alimentos mais comuns em cada estação do ano;
  • Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema;
  • Rodas de conversa.
  • Confeccionar flores, sorvetes, guarda-chuva;
  • Dobraduras, recorte e colagem;
  • Descobertas de sons (chuvas, vento, trovão...).

    DESENVOLVIMENTO:

Linguagem Escrita:
-Trabalhar as diferenças das estações através de desenhos;

- Envolver o tema trabalhando a 1ª letrinha do nome e pontilhado do nome;
- Revisar e apresentar novas vogais.
- Confecção de livro – das quatro estações.

Linguagem Musical:
-Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;
- Desenvolver o habito de ouvir através da música e de diversos tipos de som.

Linguagem Verbal:
-Conversa informal sobre as estações, enfatizando a importância do respeito à natureza;
- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora;

Linguagem Corporal:
- Teatro de fantoche e sombra;
-Exercícios e danças.

Linguagem artística:
- Massa de modelar
- Confecção de cartazes e painel;
- Dobraduras;
- Manipular diferentes tipos de materiais como sucatas;
- Colorir, colar, rasgar.

Natureza e Sociedade:
-Identificar as estações do ano, suas diferenças;
-Alimentação sadia através das diferentes estações;
-Associar e diferenciar a importância do uso adequado do vestuário conforme as mudanças do tempo;
-Higiene.

Matemática:
-Reconhecer os números de 0 a 4;
- Noções de dentro e fora, grande e pequeno, igual e diferente.
- Explorar formas geométricas, circulo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Cores. 


RECURSOS NECESSÁRIOS:

  • Brinquedos
  • CD e DVD
  • Câmera Digital
  • Cola colorida,
  • Cola quente
  • Cola Tenaz,
  • E V A coloridos
  • Fantoches
  • Fita adesiva
  • Fita crepe
  • Giz de cera
  • Gliter colorido
  • Guache
  • Massa de modelar
  • Músicas
  • Palito de sorvete,
  • Papéis diversos
  • Quebra cabeça
  • Rádio
  • Revistas
  • Sucatas
  • Tesoura
  • TV
  • Cópias (Xerox)
  • Pincel atômico
  • Pincel


    AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser contínua, através de observações e registros diários que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, verbal, corporal, artística, matemática, natureza e sociedade. Observando se a criança absorveu o conteúdo, se consegue realmente saber a diferença entre as estações, o que mais gostou durante o projeto, em qual momento participou mais, a organização, o trabalho em equipe e individual.

Projeto elaborado pelas professoras: Marcia e Sõnia -MG I A E B



                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!