Arquivo do blog

sábado, 14 de setembro de 2013

PROJETO CIRCO

PROJETO CURRICULAR
O CIRCO



JUSTIFICATIVA
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem. Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

OBJETIVOS
  • Desenvolver o gosto pela arte, história, música e poesia.
  • Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Estimular a socialização e integração.

CONTEÚDOS

  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
  • Apresentar  e  estimular brincadeira de circo;
  • Desenvolver  motricidade fina por meio de trabalhos manuais;
  • Apresentar animais que trabalham no circo;
  • Ouvir e gesticular com músicas circenses;
  • Jogar bola na boca do palhaço;
  • Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
  • Confeccionar o chapéu do palhaço;
  • Confecção da gravata do palhaço;
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO
Linguagem Musical: Desenvolver a expressão através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque, desenvolver a audição e a percepção através da música.
Video:  assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados ao tema e a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: estimulação da fala, sons e balbucios, narrações de histórias sobre circo, manuseio de livros e revistas.
Linguagem corporal: arrastar-se, engatinhar-se, brinquedos para estimulação, fantoches, bolinha de sabão e brincadeiras com bolas.
Natureza e Sociedade: Mostrar a diferença dos animais que vive no circo, Imitar animais circenses.  
Linguagem artística: expressividade no espelho, faz de conta, manuseio de bexigas, pintura com diversos tipos de materiais, pintura no rosto e touca de palhaço.

MATERIAS NECESSÁRIOS

  • DVD XUXA “ O Circo”
  • DVD Dumbo
  • DVD Patati e Patatá
  • DVD Teleco e Teco
  • Espelho grande
  • Papel cartão
  • Papel Camurça: preto, vermelho, amarelo e laranja
  • Papel crepom de diversas cores
  • Tinta Guache
  • Pincéis
  • Bolhas de sabão
  • Sulfites
  • Bolas coloridas
  • Cartolina
  • EVAs Coloridos
  • Refil de cola quente
  • Fita crepe
  • Lãs coloridas
  • Palitos de sorvetes
  • Bexigas coloridas
  • Bomba para encher bexigas
  • Fantoches
  • Livros de histórias
  • Sucatas
Projeto elaborado pelas professoras: INGRID e LAURIETE- BI A E B

3 comentários:

  1. Parte da minha vida!!
    "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".

    ResponderExcluir
  2. ótimo projeto!!!!me ajudou muito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!