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sexta-feira, 12 de abril de 2019

CONHECENDO O CEI-EXPERIÊNCIAS E LINGUAGENS EM CONTEXTOS LÚDICOS PARA AS INFÂNCIAS/ INTERAÇÃO


Apoiando se com base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), serão trabalhadas, as formações pessoais e sociais, visando os processos de construção da identidade e a autonomia da criança, dando-se especial atenção ao Brincar e imaginar, e para o conhecimento do mundo o trabalho visará a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: Linguagem Corporal, Linguagem Musical, Linguagem artística, Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e conhecimento matemático.
IDENTIDADE E AUTONOMIA

Saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da identidade e para a conquista da autonomia. A capacidade das crianças de terem confiança em si própria e o fato de sentirem-se aceita, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autoestima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes. Todo este desenvolvimento está relacionado ao processo de socialização, que é base do trabalho efetuado no CEI.

A metodologia utilizada é elaborada levando em consideração a vivência do aluno.


O CEI estimula a interação Interação criança/adulto, Interação criança/criança, Interação adulto/adulto e Interação Unidade Educacional/comunidade, e tem como objetivo:


a)    Desenvolver uma linguagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais  independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

b)    Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem- estar;

c)    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

d)    Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
e)     Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;

f)     Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

g)     Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser  compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados;

h)   Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a ela e valorizando a diversidade.


Interação criança/adulto

A criança interage com os adultos/funcionários;

Interação criança/criança

A criança interage com as outras crianças/coleguinhas;

Interação adulto/adulto

Os adultos/funcionários se interagem;

Interação Unidade Educacional/comunidade

A creche interage com a comunidade/pais.









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