Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto de abril- Planeta água


CEI JOSÉ MARIA


PROJETO CURRICULAR
Planeta água




Berçário I A e B
Projeto Orientado pela coordenadora:  Sônia  Minguini
Professoras: Aline Oliveira e Flavia Galindo
Abril 2019


JUSTIFICATIVA:  A água é um recurso natural e importantíssimo para todos os seres vivos, partindo dessa ideia devemos incentivar a educação ambiental e hábitos saudáveis de higiene desde cedo, para que cresçam em um ambiente que lhes proporcionem meios para se desenvolverem integralmente.

Segundo Brasil:
A adoção de hábitos saudáveis não só pelos alunos, mas também por suas famílias e comunidades pode possibilitar uma melhora da qualidade de vida aplicável ao dia a dia (BRASIL, 2005).

É através das experiencias proporcionadas para os bebes que irão potencializar suas capacidades tanto motoras e cognitivas, quanto social. Eles possuem a necessidade de conhecer, mexer, sentir, explorar e escutar tudo que os cercam, descobrindo o mundo e se desenvolvendo. Partindo dessa ideia, desenvolverei o projeto de forma lúdica, respeitando as especificidades e tempo de cada um.


OBJETIVOS:  Proporcionar experiencias com a água.
            Estimular e promover hábitos de higiene.
            Explorar diferentes objetos e materiais.
            Possibilitar o contato com diferentes texturas.
            Proporcionar e estimular a exploração dos espaços.
            Promover situações de linguagem oral.

           
CONTEUDO:  Acolhimento: brinquedos diversos, cantigas de músicas, monta-monta, bolha de sabão, bonecas, chocalhos e brinquedos não estruturados.
Hora do banho.
            Roda cantada.
            Exploração de brinquedos não estruturados.
            Ouvir diferentes músicas infantis.
            Vídeos infantis sobre o tema.
            Confecção de cartaz sobre o projeto.
            Pote das sensações.
          Água colorida
          Tempo de chuva.
          Bolha de sabão.
          Apresentação de objetos de higiene.
          Conhecendo o gelo
          Brincando com o gelo
          Água quente e água fria
          Potes grandes e potes pequenos
Saída: brinquedos diversos, cantigas de músicas, monta-monta, bolha de sabão, bonecas, garrafas sensoriais e brinquedos não estruturados.
        
         

DESENVOLVIMENTO: 
Durante o acolhimento irei propor diversas brincadeiras como: monta-monta, bolhas de sabão, brinquedos diversos, bonecas., brinquedos não estruturados e chocalhos sensoriais para que eles possam explora-los.
Farei uma roda musical cantando diversas músicas, como: Sabão – Eliana, Chuveiro – Patati Patatá, Higiene corporal – Castelo rá tim bum, Bolha de sabão – Galinha Pintadinha, Quando eu era um peixinho.
Colocarei os bebês sentados próximos uns dos outros e no meio deles colocarei brinquedos não estruturados, como: potes de diversos tamanhos, embalagens de shampoo, latinhas com tampa, garrafas e panelinhas.
Colocarei diversos vídeos para que os bebês assistam, Ratinho tomando banho, Escovar os dentes, Lavar as mãos – Castelo rá tim bum, A água – Cristina Mel, Xic, Xic, Xic, Troca roupa, Bom banho – Mundo Bita, Dança da escovinha – Patati Patata.
Confeccionarei um cartaz com os bebês, pintando as mãos dos bebês de azul e carimbarei na cartolina fazendo o desenho de uma gota de água, farei um outro cartaz em que auxiliarei os bebês a colarem algodão no desenho de uma nuvem, pintarei suas mãos de azul e abaixo da nuvem carimbarei suas mãos formando as gotas da chuva.
Em um pote colocarei um pouco de água e colocarei os bebês ao redor do pote, apresentarei a água e auxiliarei a colocarem a mão dentro do pote, para sentirem.
Em duas vasilhas colocarei um pouco de água e pingarei algumas gotas de corante alimentício, mostrarei para os bebês a mudança da cor da água e deixarei que coloquem suas mãos na água colorida.
Colocarei água em um borrifador e apertarei dizendo para os bebês que é a chuva.
Farei uma roda com os bebês para apresentar os objetos de higiene, como o sabonete, cotonete, creme dental, escova de dente, escova de cabelo, shampoo, apresentarei fazendo os movimentos do uso de cada objeto nos bebês e em seguida deixarei que manuseiem.
Em uma bacia grande colocarei um pouco de gelo e mostrarei para os bebês, em seguida colocarei uma pedra de gelo na mão de cada um e deixarei eles conhecerem o gelo através do tato.
Colocarei o papel Kraft no chão, colocarei cubos de gelo colorido e deixarei os bebês brincarem com os cubos de gelo em cima do papel.
Em duas vasilhas colocarei um pouco de água fria e um pouco de água quente, colocarei a mão do bebê nas duas vasilhas e verei a reação de cada um.
Durante o banho colocarei na banheira potes grandes e potes pequenos para os bebês brincarem.
Durante a saída brincaremos com monta-monta, bolhas de sabão, brinquedos diversos, bonecas., brinquedos não estruturados e chocalhos sensoriais.

RECURSOS NECESÁRIOS:
·         Brinquedos
·         EVA colorido
·         Fita adesiva
·         Guache
·         Papéis diversos
·         Sucatas
·         Rádio
·         Revistas
·         Tesoura
·         Cola quente
·         Cola branca
·         Músicas
·         Pincel
·         Potes diversos
·         Pistola de cola quente

AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua, através das observações diárias e pela participação das crianças nas atividades, também utilizarei registros diários e registros fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!