Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto de março Movimentos e Expressões


CEI JOSÉ MARIA
Projeto curricular
Folia no CEI José Maria



Berçário II  A-B

Projeto orientado pela coordenadora: Gislene Bianchi
Professoras: Hellen Aparecida Prudente
Lauriete Soares de Azevedo Pereira
Março/2019



Justificativa:
O presente projeto foi elaborado com intuito de proporcionar através de um tema rico e especial novas formas de aprendizado para o educando, propiciar um ambiente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo.
Engatinhar, caminhar, manusear objetos, correr, saltar, brincar sozinhos ou em grupos, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento.
Ao movimentar –se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativos de gestos e posturas corporais.
Segundo Gisele de Campos Oliveira:
O corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças. Ela passa a distingui-lo em relação aos objetos circundantes, observando-os, manejando-os (Oliveira 2011).

O descobrimento do corpo se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de observações, a necessidade da criança conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que conhecem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas por ela assim como a importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção da personalidade e da identidade.

Objetivos:

Explorar diferentes objetos e materiais;
Promover a socialização e interação afetivas entre as crianças;
Desenvolver a linguagem oral, corporal e raciocínio lógico;
Estimular o reconhecimento da imagem e a autoestima;
Desenvolver a atenção, concentração e autonomia;
 Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito e solidariedade.

Conteúdos:
Acolhimento: Blocos lógicos, Musicalização, monta tudo, cubo tátil, bolas e brinquedos pedagógicos.
No decorrer do dia:
Confeccionar um palhaço para jogar bolas dentro da boca, quebra cabeça, palhaço mágico e jogo da memória
Apresentar e estimular brincadeiras variadas;
Manusear revistas e livros infantis sonoros;
Blocos lógicos, lanterna, brinquedos pedagógicos, piscina de bolinhas e cavalinhos;
Expressar e reconhecer sua imagem no espelho;
Diversas bolas, colchonetes, ginástica, circuito com bambolês, cabra cega;
 Gesticular e cantar músicas variadas;
Música com palitoches, fantoches, músicas cantadas e Cd de cantigas de roda;
Saída: Brinquedos pedagógicos, brinquedos sonoros, monta tudo, blocos lógicos, bolhas de sabão, cantigas diversas e Vídeos: Patati Patatá, Xuxa Circo, Dumbo, Teleco e Teco.




Desenvolvimento:
            No acolhimento, entregarei para as crianças blocos lógicos, monta tudo, bolas, brinquedos pedagógicos e cubo tátil para brincarem, cantarei algumas músicas infantis.        
 Confeccionarei um palhaço da boca grande com caixa de papelão e retalhos de papel para jogarem bolas dentro da boca.
        Confeccionarei um palhaço mágico, quebra cabeça e jogo da memória com materiais recicláveis para explorarem.
        Farei dois cartazes referente ao tema com o auxílio das crianças, que irão colar retalhos de papéis no desenho do palhaço e do circo, um para ser exposto no piso inferior do CEI e outro na sala de aula;
            Com todos sentados, entregarei para cada criança um brinquedo sonoro para que explorem, revistas e livros para manusearem, depois contarei as histórias com chuvinha de papel picado.
         Assistiremos vídeos relacionados ao tema para que seja estimulado a imaginação, concentração e a percepção visual.
          Cada criança será deitada no colchonete para sessão de massagem e cócegas em seu corpinho;
Colocarei um pano sobre o rosto das crianças e puxarei “cadê o bebê” para estimularem a se descobrirem.
Com auxílio de um pano no rosto, brincaremos de cabra cega.
Colocarei em sala: piscina com bolinhas para se divertirem;
De frente ao espelho serão estimulados a fazerem diferentes expressões;
Entregarei: monta-tudo, boneca, carrinho, bolas, brinquedos emborrachados, brinquedos pedagógicos, bambolês e bexigas;
Empilharei alguns colchonetes e deixarei que explorarem e farei alguns movimentos de ginástica para que eles repitam.
Irei cantar e gesticular várias músicas infantis, para que eles acompanhem meus gestos.
Com todos sentados colocarei para tocar “descobrindo os sons” para que ouçam e identifiquem a origem dos sons, pedirei para que cada criança pegue um palitoche e eu cantarei a música referente fazendo os gestos.
Saída: Entregarei para cada criança diversos brinquedos, monta tudo ou brinquedos sonoros para se entreterem, assoprarei as bolinhas de sabão para eles estourarem, cantarei diversas músicas e assistiremos alguns vídeos referente ao tema.

Recursos:

Livros infantis;
Cd e DVD;
             Diversos tipos de papéis;
          Cola colorida;
          Tintas coloridas;
           EVAs coloridos;
           Revistas;
             Tecido;
          Lanterna;
         Caixas de leite vazias;
         Garrafa pet
             Bexigas;
             Bambolês;
             Bolas;
          Tnts;
          Pistola de cola quente;
          Refil de cola quente.

Avaliação:
 A avaliação será feita diariamente através de registros, participação, interesses e dificuldades de cada bebê e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde os bebês tiverem mais dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado em consideração, toda evolução da criança, desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas pela professora.
A avaliação do projeto será feita através das seguintes observações: demostrou interesse pela atividade, atendeu os comandos dados pela professora, teve autonomia para realizar as atividades e interagiu com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!