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sexta-feira, 12 de abril de 2019

CONHECENDO O CEI- Projeto Político – Pedagógico (PPP)2019


Projeto Político – Pedagógico (PPP),

É o planejamento que define os  rumos, planejando suas ações, mencionando os objetivos que se deseja atingir com os bebês e as crianças, bem como os principais meios para alcançá-los. Tal autonomia permite a cada UE a construção de sua identidade envolvendo equipe escolar famílias/responsáveis de forma a tornar esses atores sujeitos de sua própria história.Este é elaborado com envolvimento de todos pais, professores, funcionários e crianças, geralmente no final do ano letivo.



     
PLANO DE TRABALHO 2019

 Histórico

O CEI foi inaugurado em 05/12/2011, com nome de Centro de Educação infantil José Maria, com capacidade para 56 crianças de 0 a 3 anos de idade, o aditamento foi realizado em janeiro de 2019, totalizando 100 crianças de 0 a 5 anos de idade, onde damos oportunidade ás famílias carentes da região em deixar os seus filhos em um lugar seguro e confortável com direito a alimentação, higiene e acompanhamento de profissionais na área da educação. Mas para este atendimento contamos como principal financiador a Secretaria de Educação do Município de São Paulo.

 Proposta Pedagógica

Entendendo a criança, como ser humano, interagindo intensamente com o seu meio social, vivendo em constante crescimento e desenvolvimento, um ser capaz e competente para construir conhecimentos, que tem interesses, questões, desejos e sentimentos próprios, e que passa por períodos de modificações durante sua infância e que é sujeito de direitos, nossa proposta pedagógica, visa o total desenvolvimento da criança, em seus  aspectos físicos, afetivo, cognitivo e social, concebendo uma educação para a autonomia, conhecimento e reconhecimento do jeito particular da criança ser e estar no mundo.
            Trabalhar uma proposta que colabore na construção da identidade da criança; oferecendo condições adequadas e facilitadoras para seu pleno desenvolvimento, complementando a ação da família.
             Propiciar dentro da rotina a percepção da realidade, desenvolvendo todos os meios de expressão, deixando fluir a autonomia e criatividade ao desenvolver o lado lúdico da criança.
             Desenvolver a motricidade por meio de atividades lúdicas com utilização de jogos; a organização do corpo no espaço e no tempo, a socialização, a linguagem, comunicação e expressão, trabalhando na sua forma verbal, oral, plástica, corporal e musical.       


 HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

 O CEI, funciona das 7:00 as 17:00.

 Fins e Objetivos


De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil a prática deve se organizar de modo que as crianças  desenvolvam as seguintes capacidades:

a)    Desenvolver uma linguagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais  independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

b)   Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

c)    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

d)   Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
e)     Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;

f)     Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

g)    Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser  compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados;
h)   Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a ela e valorizando a diversidade.

A concepção de criança de desenvolvimento infantil e de aprendizagem;

            A criança possui desde que nasce um repertório de condutas ou reflexos que permitem a integração com o seu meio, desde então começa a experimentar suas primeiras aprendizagens.
            A criança constrói a partir daí, a prática ligada a ação, a percepção e ao desenvolvimento motor, dando ênfase na motricidade, etapa que requer do profissional o saber voltado às necessidades de aprendizagem da criança.
            Através dessas ações da prática é que a criança começa a se autoconhecer, construindo seu conhecimento de mundo.
            A criança possui um repertório já adquirido na fase anterior, onde essas experiências se deram de acordo com o que já experimentou.
É através de símbolos da linguagem, da imaginação do faz de conta, parque sonoro, imitação e de brincadeiras muito diversas, é que a criança aperfeiçoa seu desenvolvimento de simbolização, onde a criança vivencia sua realidade.

 Característica da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere.

           O CEI localiza-se no Bairro da Penha em Vila Santana, onde parte dos moradores reside em habitações simples, a grande maioria não possuiu casa própria, com renda familiar não ultrapassando a quatro salários-mínimos. Dados coletados por pesquisa, feitos através de formulários enviados e preenchidos pelos responsáveis. (modelo do formulário em anexo).
            Nossas crianças são provenientes de famílias nas quais os pais precisam trabalhar, saindo cedo de casa e retornando tarde de seu trabalho.
            A região conta com áreas de lazer, utilizam o CEU Tiquatira, Clube Escola, praças para diversão aos finais de semana.
            Os equipamentos de saúde localizados no entorno são suficientes para atender a população local.
Na área da educação a comunidade conta com escolas de ensino fundamental, escolas de educação infantil e CEI particular e conveniado, os quais não são suficientes para atender toda a demanda, principalmente na faixa etária de 0 a 3 anos.
A interação é realizada através de visitas aos locais, participação de atividades oferecidas pelos equipamentos, facilitando assim a parceria e inserção social da comunidade atendida.

 Perfil dos profissionais da unidade educacional

A equipe profissional em sua maioria mora no entorno, facilitando assim a visão sobre as necessidades socioculturais da comunidade, para melhoria no atendimento os profissionais têm o trabalho de educação continuada, que tem como objetivo capacitar e dar embasamento para que todos os profissionais possam desempenhar suas funções com qualidade, bem como estimular o desenvolvimento pessoal. É um trabalho pautado em quatro categorias - teórico, vivencial, metodológico e funcional cuja intencionalidade, entre outras, é o de despertar a consciência crítica dos funcionários e possibilitar a apropriação de conhecimentos e informações nas áreas de educação, desenvolvimento infantil, saúde, nutrição e cultura geral. Portanto, a formação continuada não cumpre apenas a função de acompanhamento e renovação de conhecimento por parte dos funcionários, mas também, e principalmente para os novos educadores, o papel de realizar uma formação básica, necessária ao bom desenvolvimento das atividades pedagógicas a serem realizadas junto às crianças. Esta formação está estruturada da seguinte maneira:
  • Reuniões dos educadores com a coordenadora de módulo para planejamento das atividades: ocorrem mensalmente.
  • Cursos de formação: realizadas pela equipe técnica/Nutricionista da DREs, em datas pré-definidas, com a equipe gestora e de apoio Creche.
  • Reuniões dos funcionários de apoio com a diretora: mensalmente os funcionários de apoio discutem organização do tempo e dos ambientes.
  • Parada pedagógica externa: Realizada duas vezes ao ano, com a finalidade de melhorar as metodologias aplicadas.
 Processos de Acompanhamento do Desenvolvimento Integral da Criança Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (2009)
Ø  Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e ás diferentes culturas, identidades e singularidades.

Ø  Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Ø  Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Ø  Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;

Ø  Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
Ø  Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

Ø  Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivenciada infância;

Ø  Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.


Aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças com necessidade educacional especial na educação infantil

Através do brincar desde o inicio da escolarização para sua aprendizagem e desenvolvimento integral da criança com NEE nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo, sendo é imprescindível para sua vida. Tendo como objetivo:
   
Ø  Avaliar as oportunidades educacionais oferecidas à criança por sua família, bem como as práticas e experiências enriquecedoras que possa ter no lar, sem invadir a intimidade da família e respeitando seus valores, a fim de incentivá-la a participar, de modo efetivo, do processo educacional;

Ø  Acompanhar e avaliar, por meio de estratégias e instrumentos, o desenvolvimento da criança com a participação da família;

Ø  Verificar e sugerir ações em relação à eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais (mitos, preconceitos e outros) e, principalmente, curriculares;

Ø  Elaborar e executar planos para atendimento pedagógico, individual ou em grupo;

Ø  Incentivar as famílias a utilizar recursos recreativos ou educacionais da comunidade como jardins, parques infantis, creches, pré- escolas, clubes e outros;
Ø  Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

Ø  Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivenciada infância.


 Reuniões Pedagógicas, Organização Escolar e Planejamento.

É momentos de reflexões entre a equipe gestora, pedagógica, docentes e equipe de apoio em relação ao andamento dos critérios de atendimento junto à criança, para o replanejamento coletivo de atividades no sentido de qualificar a jornada da criança dentro da U.E. As docentes e gestão no inicio do ano elaborarão a carta de intenções, está que pode e deve reanalisada e alterada. Nos encontros serão ministradas palestras por profissionais qualificados, visitação e pesquisas externas para requalificação profissional, levando em conta a melhoria metodológica da equipe educacional. 


CRONOGRAMA DE REUNIÕES E EVENTOS 2019
Quadro IV

REUNIÃOPEDAGÓGICA

REUNIÃO DE PAIS

EVENTOS

JANEIRO


FÉRIAS 02/01/2019 até 31/01/2019

24 FEVEREIRO
05/02

04/02 BOAS VINDAS 

31 MARÇO


28/02  DIA DA  ALEGRIA

28 ABRIL


14 A 18/04 CAÇA AO TESOURO

26 MAIO


21/05


23/05- MINHA FAMILIA NA ESCOLA

30 JUNHO


27/06- FESTA CULTURAL

28 JULHO

        
01 A 05/07-AGITANDO NAS FÉRIAS

25 AGOSTO


26 A 30/08- ESTAÇÕES DO ANO

29 SETEMBRO

24/09

26/09 EXPOSIÇÃO DE ARTES

27 OUTUBRO



07 á 11/10 SEMANA DA CRIANÇA – TEATRO E BRINCADEIRAS

24 NOVEMBRO



14/11 NOSSA TERRA É ASSIM-TEATRO DE INCLUSÃO E ETNIA

8 DEZEMBRO

10/12

14/12 FESTA DE ENCERRAMENTO

 Metas e ações para 2019
Procurar oferecer um espaço educativo que enriqueça e diversifique as interações sociais favorecendo da construção da identidade, ludicidade espontânea em concordância a faixa etária, tendo como base o Currículo Integrador da Infância Paulistana e BNCC, incluindo as crianças com necessidades especiais, classes sociais, etnias, religiões e culturas do conhecimento possibilitando condições de exercer na nossa sociedade a autonomia e o exercício da cidadania.
Promover atividades onde os alunos (de acordo com cada faixa etária) tenham acesso aos diferentes gêneros literários e de diversidades, tais como: exposições, teatrinhos, Piquenique, horta; oficinas típicas e culturais.
Aumentar a participação e frequência dos pais em reuniões e atividades internas,
tais como, exposições, Atividades de Incentivo a leitura familiar, encontros com os pais em eventos, Oficinas Típicas e Culturais, realizar formação continuada dos profissionais de acordo com as propostas da SME, manter a frequência e a gratuidade dos alunos, além de utilizar os recursos financeiros de forma clara e consciente, promovendo um espaço seguro e propicio para o desenvolvimento das crianças.

Quadro I

ETAPAS


FASES / ATIVIDADE


ÉPOCA
EXECUÇÃO
ATENDIMENTO
PROVIMENTO DE SUPRIMENTOS
MANUTENÇÃO DO PRÉDIO E BENS
ROTINAS PEDAGÓGICAS
ROTINAS ADMINISTRATIVAS
DIARIO
SEMANAL/MENSAL
MENSAL/ANUAL
DIARIO
DIARIO
AVALIAÇÃO
DIAGNOSTICO COM A COMUNIDADE
AJUSTE DO PROJETO PEDAGÓGICO
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARA A COMUNIDADE
ANUAL
MENSAL

ANUAL

 Protocolos de cuidados e Atendimento

No ato da matricula é informado a gratuidade total e fornecido aos pais o regulamento interno do CEI, tais como formulários de autorização de imagem (anexo), autorização de retirada (anexo) e ficha de saúde detalhada e atualizada quando necessário, a criança terá uma carteirinha que deverá ser entregue para a retirada da criança, a entrega em hipótese alguma será feita para menor de idade e pessoas desconhecidas sem aviso-prévio e sem documento de identificação, em caso de saídas antecipadas ou retirada por outra pessoa que não seja o responsável, será feito o registro no livro de ocorrências da turma e assinado pela pessoa.
Salientamos que qualquer medicamento só será ministrado com receita médica, em casos de acidentes ou doença os responsáveis serão informados imediatamente, prestaremos o primeiro atendimento com base na ficha de saúde (em anexo) A comunicação com os pais e professor será feito via agenda e em reuniões de pais, mas a coordenação está ao dispor para sanar dúvidas.
No final de cada semestre será fornecido aos responsáveis formulários individuais do aluno, relatando o desenvolvimento da criança e no final do ano será entregue um portfólio aos responsáveis e a Avaliação descritiva aos pais dos alunos encaminhados para o EMEI, este deverá ser entregue na escola de destino, o responsável assinará protocolo de retirada do documento (em anexo).
A comemoração dos aniversariantes do mês será no final de cada mês, onde neste dia teremos bolo, gelatinas e suco e cantaremos parabéns aos aniversariantes do mês.
 
 Projeto Curricular
Este é elaborado pelos docentes junto á coordenação pedagógica por meio das vivências em sala de convivência onde o educador e capaz de analisar e aplicar de forma eficaz as reais necessidades da turma, tendo como objetivo:
Proporcionar aos bebês e crianças experiências diferentes do seu cotidiano, o contato com os diferentes modos de expressões, artístico e linguístico, trabalhar diariamente a construção da identidade, auxiliar no desenvolvimento oral, psico; motor, físico e emocional, respeitando o tempo e as especificidades de cada um. Trabalhar a socialização através da música e brincadeiras. Proporcionar o protagonismo dos bebês, onde eles sejam as figuras centrais de todo o trabalho desenvolvido, tanto nos momentos de higiene quanto em atividades dirigidas e/ou brincadeiras.
Garantir para os bebes e crianças os seis direitos de aprendizagem: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, através dos cinco campos de experiências.
Mediar à aprendizagem dos bebês e  crianças, respeitando a vivência de cada um, o seu tempo e limites para seu desenvolvimento pleno, despertando a curiosidade deles para que aconteça de forma natural,   estimular a autonomia e incentivar a higiene pessoal e a relação entre família e professor.
Proporcionar a interação e socialização dos bebês com crianças de diferentes idades e adultos e dar liberdade de movimento, onde possam explorar todos os espaços do CEI.
Explorar o ambiente, relacionar com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecer seus limites e capacidades e as sensações que ele produz. Cuidar do próprio corpo, executando ações relacionadas com a saúde e higiene.
Promover a interação do grupo. As atividades serão diversificadas socializando a turma através de músicas, leituras, teatros onde interajam entre si, onde o afeto esteja presente. A imaginação será trabalhada através do faz de conta, despertando a curiosidade da criança em conhecer e identificar seu nome, letras, números, formas geométricas, cores e noção de espaço, através de um aprendizado com momentos prazerosos, utilizando materiais concretos e brincadeiras lúdicas, com atividades livres ou dirigidas.
O registro será realizado através de semanários e portfolios, este  que nos permiti avaliar a criança de acordo com ela mesma, tendo em vista que a avaliação na educação infantil é constante, cotidiana, progressiva, focada e centrada no desenvolvimento da criança.

TEMAS A SER APLICADO
MÊS
TEMAS
JANEIRO
____________
FEVEREIRO
Projeto Estreitando os laços
MARÇO
Projeto Movimento e Expressão
ABRIL
Projeto Planeta água (Água e Higiene)
MAIO
Projeto A família na escola
JUNHO
Projeto Resgatando as tradições culturais
JULHO
Projeto O fantástico mundo das cores e formas (cores e formas)
AGOSTO
Projeto Entre o sol e a lua(estações do ano)
SETEMBRO
Projeto Pintando o sete(Artes).
OUTUBRO
Projeto Eu  brinco, tu brincas; nos brincamos(Brincadeiras)
NOVEMBRO
Projeto Era uma vez..(criar e imaginar)
DEZEMBRO
Fantasia de Criança (contos)

 Espaço físico, as instalações e os equipamentos.
  Instalação e Equipamento

AMBIENTES
ÁREA
ATIV. DESENVOLVIDAS
EQUIP/MOBILIÁRIO/ MATERIAIS
Sala dos Professores
2 m²
Elaboração de planos de trabalho, controle pedagógica e de frequência.
01 mesa, 04 cadeiras, 01 prateleira, um armário, 01 quadro de avisos, livros destinados a educadores.
Recepção/ Direção
6,00 m²
Atendimento ao público matricula inscrições, documentos de funcionários, parte administrativa.
02 mesas, 02 cadeiras, 01 aparelho telefônico, 01 computador com acesso à internet, , 01 notebook com acesso à internet, 02 impressora, 02 quadro de avisos, 01 lixeira.
Refeitório
33,00 m²
Refeições, comemorações de aniversários, reuniões e desenvolvimento de atividades.
02 mesas de 2m com 04 bancos de 2m, 03 mesas infantis, 12 cadeiras infantis, 01 lavatório coletivo com água filtrada, saboneteira líquida e porta-papel toalha. 01 self-service, um quadro de cardápio, 01 lixeira com tampa e pedal.

Despensa

5,80m ²
Armazenamento de alimentos
02 Prateleiras, 03 estrados impermeáveis.
Área de Serviço
6,90 m ²
Utilidades de Limpeza
01 tanque, abrigo para gás com ventilação, baldes, varais, cestos, lixeira com tampa.
Play Groud berçário

24,08 m ²
Brincadeira livre.
Motocas, cavalinhos.
Play Groud

58,00m ²
Brincadeira livre.
1 Brinquedão, 1 gangorra, 1 escorregador .
Área de sol (solário)
6,00 m²
Tomar sol e brincadeira dirigida.
Escorregador, casinha de boneca com geladeira, fogão, máquina de lavar e mini gangorra.
Cozinha
18,00 m²
Preparo de refeições
01 Fogão industrial de 4 bocas com forno, 01 microondas,  01 geladeira, 01 freezer, 01 liquidificador semi-industrial, 01 espremedor de frutas, 01 balança,
01 batedeira, 01 exaustor, água filtrada, 01 lixeira com tampa e pedal, Prateleiras de ardósia, 01 pia com 02 cubas de lavagem e bancada de preparo.
Sala 01
Berçário I A/B
23,28
Alimentação higiene, repouso atividades recreativas, brincadeiras livres e dirigidas.
1 Armário, 1 Mesa, 14 Colchonetes./ Berços
Sala 02
Berçário II A
13,82
 Higiene, repouso, atividades recreativas, brincadeiras livres e dirigidas.
1 armário, 1 trocador, 09 Colchonetes
Sala 03
Berçário II B
16,90
Higiene, repouso atividades recreativas, roda de conversa, brincadeiras livres e dirigidas.
1 armário, 1 trocador, 09 Colchonetes
Sala 04
Mini-Grupo I A
16,06
Higiene, repouso atividades recreativas, roda de conversa, brincadeiras livres e dirigidas.
12 camas higiênicas, 1 armário e 1 mesa
Sala 05
Mini-Grupo I B
20,70
Higiene, repouso atividades recreativas, roda de conversa, brincadeiras livres e dirigidas.
12 camas higiênicas, 1 armário e 1 mesa
Sala 06
Mini-Grupo II A
27,70
Higiene, repouso atividades recreativas, roda de conversa, brincadeiras livres e dirigidas.
23 camas higiênicas, 1 armário
Sala 07
Infantil I A
25,52
Higiene, repouso atividades recreativas, roda de conversa, brincadeiras livres e dirigidas.
21 camas higiênicas, 1 armário, 4 mesas e 21 cadeiras e 1 lousa.




 PADRÕES BÁSICOS DE INFRAESTRUTURA CARACTERIZAÇÃO DOS AMBIENTES

          Com fundamento nas disposições contidas no Plano Nacional de Educação, no Parecer CNE/CEB 04/00, na Lei Municipal 11.228/92, na Resolução SS 44/92 e na Deliberação CME 04/09 e considerando a diversidade, os padrões básicos de infraestrutura objetivam indicar condições satisfatórias, para o atendimento ás crianças.
            Neste sentido, os padrões básicos constituem-se alvo norteador, a ser atingido a curto e médio prazo pelas unidades da rede conveniada, na cidade de São Paulo, considerada a sua situação presente.

I – Unidade Sócio Pedagógica:





Compõe-se de ambientes destinados ao atendimento à criança, tanto nas atividades educativas, como de recreação e de alimentação, a saber:
Berçário, Sala de Atividades, Solário, Refeitório, Pátio interno e Área de recreação.
II – Unidade de Assistência
Compõe-se ambientes que abrangem atividades de prevenção, higiene e preparo de alimentos.
Fraldário, Banheiro infantil, Cozinha
III- Unidade de Serviços:
Refere-se aos ambientes que oferecem serviços de apoio, logístico, permitindo o funcionamento adequado da instituição.
Área de serviço, Sanitário de adultos.
IV- Unidade Técnica: (administrativo e Pedagógico)
Composto dos ambientes destinados às atividades de execução administrativa, técnico-pedagógicas.
Recepção, Sala da direção, Secretaria, Almoxarifado, Despensa, depósito de materiais de limpeza, sala de professores.


I – UNIDADE SÓCIO PEDAGÓGICA

AMBIENTE
ATIVIDADES
PRINCIPAIS
USUÁRIOS
EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS
EXIGÊNCIAS
ESPECIAIS
OBSERVAÇÕES
RECOMENDAÇÕES
Berçário
Repouso, alimentação, estimulação, atividades livres.
Crianças de 0 a 1 ano
Professor/Educador
Colchonetes/berço, 02 cadeirões, brinquedos, objetos com diversas texturas e cores, mesa, cadeira, guarda – pertences, quadro de avisos.
1.50 m por criança.
Ventilação, piso antiderrapante e isolante térmico, tatame, Laje, tomado vedado e janelas com tela.
Ventilação e iluminação reguláveis, material de uso individual, solário.
Solário




Banho de Sol, estimulação e atividades livres.
Crianças de zero e três anos
Colchonetes
Ambiente resguardado da rua, piso antiderrapante.
Sol pela manhã, área protegida de ventos frios.


Refeitório
Refeição e desenvolvimento de atividades
Crianças de 2 a 3 anos, com professor/educador.

Mesa, cadeira, infantil, água filtrada.
Piso lavável e antiderrapante, teto laje, lixeira, utensílios adequados para uso infantil.
Mesas empilháveis para facilitar o aproveitamento do espaço para atividades recreativas.

Pátio Interno
Recreação
Crianças de 2 a 3 anos – Professor/educador
Brinquedos, bebedouro infantil, bancos e lixeiras
Piso lavável, antiderrapante.
Garantir área livre para recreação
Pátio Externo

Recreação livre e dirigida
Crianças de 2 a 3 anos – Professor/educador
Equipamento para recreação infantil, bancos.
Piso pavimentado



II – UNIDADE DE ASSISTÊNCIA

AMBIENTE
ATIVIDADES
PRINCIPAIS
USUÁRIOS
EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS
EXIGÊNCIAS
ESPECIAIS
OBSERVAÇÕES
RECOMENDAÇÕES
Fraldário
Higienização e asseio, troca de fraldas e banho
Crianças de até 2 anos – Professor e educador
Banho com água quente corrente, trocador, guarda pertences, lixeira.
Piso impermeável, lavável e antiderrapante.
Quinas protegidas.

Lactário


Lavagem e esterilização de utensílios, preparo de refeição e dietas para as crianças do berçário
Crianças de até dois anos – Professor/
educador
Filtro de água, geladeira, freezer, fogão, espremedor de frutas, liquidificador, bancada, Prateleiras, quadro para cardápios e lixeira
Áreas distintas para preparo de alimentos e lavagem dos utensílios, ponto de gás, fora do alcance das crianças.
Telas de proteção contra insetos nas janelas,


Banheiro Infantil

Higiene e asseio das crianças que possuem autonomia de locomoção, banho
Crianças de dois anos a 3 anos
Vaso sanitário infantil, lavatório coletivo infantil, chuveiro com água quente.
Espelho, porta-papel higiênico, saboneteira, lixeira.
Parede impermeável e clara, pisos impermeável, lavável, e antiderrapante.
Quinas protegidas, registros dos chuveiros, acessível apenas aos professores.
Cozinha
Preparo e distribuição das refeições
Cozinheira e auxiliar de cozinha
Fogão, exaustor, geladeira, liquidificador, extrato de frutas, balanças, bancada de preparo, prateleiras de mármore, água filtrada, lixeira.
Local isolado do acesso das crianças
Sistema para coleta de retirada de lixo, telas de proteção de insetos e proteção contra ratos.


III – UNIDADE DE SERVIÇO

AMBIENTE
ATIVIDADES
PRINCIPAIS
USUÁRIOS
EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS
EXIGÊNCIAS
ESPECIAIS
OBSERVAÇÕES
RECOMENDAÇÕES
Área de Serviços

Lavanderia
Auxiliar de Serviços Gerais
Tanque, baldes, varais, cestos,  abrigo para gás, lixeira.
Piso antiderrapante, local isolado de acesso da criança.
Higienização separada dos utensílios e objetos de uso das crianças

Sanitário de Adultos e Vestiário de funcionários
Higienização guarda e troca de roupas e pertences individuais
Funcionários, responsáveis e visitantes.
Vaso sanitário, lavatório, espelho, porta-papel higiênico, saboneteira, lixeira, armário e chuveiro
Parede pintada, teto de laje, trinco fora de alcance de crianças
Sanitários
Deposito de lixo

Depósito de resíduos sólidos produzidos na instituição até o momento da coleta pelo órgão responsável
Agente operacional
Recipiente de lixo
Parede, piso e teto laváveis, de material.




IV- UNIDADE TÉCNICA

AMBIENTE
ATIVIDADES
PRINCIPAIS
USUÁRIOS
EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS
EXIGÊNCIAS
ESPECIAIS
OBSERVAÇÕES
RECOMENDAÇÕES
Recepção
Recebimento e entrega das crianças
Crianças, responsáveis, professores, educadores,
Mesa, cadeira,  quadro de aviso, lixeira
Parede, piso lavável e antiderrapante
Espaço para recreação
Sala de Direção/ Secretaria
Suporte técnico da unidade, administrativo e pedagógico, atendimento às famílias das crianças e à comunidade
Diretor e Coordenador
Mesa de trabalho com cadeira, armário, arquivo, lixeira, computador, impressora e telefone.
Atendimento ao publico
Teto de laje, piso lavável,

Mesa para reunião e cadeiras.
Almoxarifado
Guarda, armazenagem e controle de materiais de escritórios, pedagógicos limpeza e higiene
Pessoal da área Administrativa e Pedagógica
Prateleiras, armários, arquivo e lixeira.

Armário
Sala dos Professores
Espaço de troca de experiências
Professoras, educadores e Pedagogos.
Mesa de reuniões, cadeiras, armários/estante e lixeira.
Teto de laje
Materiais Pedagógicos e livros para formação que poderão estar disponíveis nesta sala
Despensa
Armazenamento de alimentos e utensílios
Cozinheiro e auxiliar de cozinha
Prateleiras, bancada, balança, freezer e escada.
Teto, laje, prateleiras em material lavável.
Sistema de ventilação natural e proteção a raios solares, proteção de tela contra ratos e insetos



 Organização do trabalho Pedagógico no cotidiano junto ás crianças


Sistema de Avaliação

A avaliação das crianças acontecerá de acordo com a faixa etária de cada turma, individualmente e coletivamente, a professora irá observar, registrar e fazer um acompanhamento das aprendizagens, das aproximações das crianças e como elas vivem todas as propostas a partir dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem
            A avaliação interna será realizada durante as paradas pedagógicas mensais, em que será debatido o trabalho executado, organização de funcionamento, dificuldades encontradas, assim como, o feedback dos pais durante as reuniões. Os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados serão:

a)    O questionário com perguntas fechadas que possibilita o levantamento do grau de satisfação dos usuários (em anexo)
b)    Relatório descritivo, que ficará arquivado no prontuário do aluno para futuras consultas (anexo);
c)    O registro da frequência diária dos usuários;
d)    Livro de comparecimento dos pais nos eventos e reuniões;
e)    Registros de sugestões e reclamações;
f)     Questionário para registro do público-alvo atendido (em anexo)
g)    Reuniões mensais (Parada Pedagógica) para avaliação do Projeto Pedagógico e das questões administrativas:
h)   Realização de preenchimento de instrumentais de avaliação do desenvolvimento das crianças e da prestação de serviços.
i)     Realização de avaliações periódicas com pais, funcionários, através da distribuição de questionários, os quais são divulgados aos pais e comunidade, após tabulação dos dados.

Tais medidas objetivam o diagnostico reflexivo sobre a práxis, focalizando a qualidade no atendimento à comunidade e a criança, propondo orientações e palestras que atendam a realidade do publico atendido.

 Proposta de Articulação da Instituição com a família e com a Comunidade

            Realizaremos 04 (quatro) reuniões com os pais ou responsáveis sem suspensão das atividades para uma integração com a família, objetivando uma maior articulação entre a instituição e a família. O CEI oferecerá durante o ano letivo, Oficinas e encontros, incentivando os pais a participarem do cotidiano do CEI. A unidade de educação promoverá exposições, onde os trabalhos das crianças serão apresentados aos pais e comunidade e estimulará a participação dos mesmos através dos eventos realizados durante o ano, tais como: Dia da família, Oficinas, Festa Tipica, Exposição Etno Racial e Festa de encerramento, além de fornecer fotos das atividades diárias e festinhas internas no blog do CEI: ceijosemaria.blogspot.com.


 Processo de Acompanhamento do Desenvolvimento Integral da Criança.

Realizaremos 04 (quatro) reuniões com os pais ou responsáveis sem suspensão das atividades para uma integração com a família, objetivando uma maior articulação entre a instituição e a família. O CEI oferecerá durante o ano letivo, Oficinas e encontros, incentivando os pais a participarem do cotidiano do CEI. A unidade de educação promoverá exposições, onde os trabalhos das crianças serão apresentados aos pais e comunidade e estimulará a participação dos mesmos através dos eventos realizados durante o ano, tais como: Dia da família, Oficinas, Comemoração de dia das mães, Festa Típica, Comemoração do dia dos pais, Exposição Etno Racial e Festa de encerramento, além de fornecer fotos das atividades diárias e festinhas internas no blog do CEI: ceijosemaria.blogspot.com.

 Princípios Metodológicos

            A metodologia utilizada será fundamentada em uma visão sócio interacionista construtivista através de projetos que enfatizarão aprender a aprender e a facilitar processos de aprendizagem, relacionando teoria e prática. Partindo dessas visões, as crianças:
Ø  Apresente tudo o que sabem e pensam sobre as situações propostas;
Ø  Apresentem situações-problema, em que o educador como mediador da situação participa de questões e respostas que surgem por meio das ações das crianças;
Ø  Participem de atividades em que são trabalhados conteúdos não fragmentados que acabam por perder seu contexto real;
Ø  Diante das atividades propostas, vivenciam momentos de trocas e interações entre elas.

Apoiando se com base no Currículo da Cidade de São Paulo e o BNCC - Base Nacional Comum Curricular, onde a Base estabelece 5 Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Sendo: Eu, o outro e o nósCorpo, gestos e movimentosTraços, sons, cores e formasEscuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Dentro dos Campos há objetivos de aprendizagem que são divididos em três grupos etários (bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas).
Os Campos de Experiência e os objetivos não têm caráter de currículo, mas servem para auxiliar o professor a planejar atividades com maior clareza do que deve ser desenvolvido em cada fase.
A Base estabelece Cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente­ escolar.


EU, O OUTRO E O NÓS.
Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo e à construção de relações, que devem ser, na medida do possível, permeadas por interações positivas, apoiadas em vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas. O Campo também ressalta o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a um determinado grupo, o respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí, elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Traz, ainda, a importância de que as crianças vivam experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ressaltando seu valor nas diferentes culturas, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e valorizando os enredos e movimentos criados na oportunidade de encenar situações fantasiosas ou narrativas e rituais conhecidos.


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
Ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também de criação musical, com destaque às experiências corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. Valoriza a ampliação do repertório musical, o desenvolvimento de preferências, a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, a identificação da qualidade do som, bem como as apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares. Ao mesmo tempo, foca as experiências que promovam a sensibilidade investigativa no campo visual, valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc. 

ESCUTA, FALA; PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
Realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos etc. O Campo compreende as experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, sempre em contextos significativos e plenos de significados, promovendo imitação de atos escritos em situações de faz de conta, bem como situações em que as crianças se arriscam a ler e a escrever de forma espontânea, apoiadas pelo professor, que as engaja em reflexões que organizam suas ideias sobre o sistema de escrita.

ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organização do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. O Campo também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô? depois da escola”) e histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”). Envolve experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que. O Campo ressalta, ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade.

BERÇÁRIO I e II de 0 a 1 ANO E 11 MESES

ESCUTA, FALA, PENSAMENTOS E IMAGINAÇÃO.
A linguagem é ao mesmo tempo conteúdo e estratégia. Como a linguagem verbal é a que mais se usa no convívio social, apropriar-se dela é ter acesso à linguagem de referência de toda a aprendizagem, é desenvolver a aptidão e o prazer em comunicar, é ser capaz de construir um sentido para o que se lê e para o que se escuta, é ser capaz de produzir um sentido para o que se fala. Desde o início da aprendizagem/ escolarização, falar, escutar, ler e escrever são as atividades básicas para toda a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento.
Objetivos:
Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades, sentimentos, pensamentos por meio da fala, relatando suas vivências. Ouvir com interesse a leitura de histórias e poesias e familiarizarem-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc. Manter o contato com eventos sonoros diversos e diversas músicas desenvolvendo a oralidade.

Conteúdo
Jogos, brincadeiras e cantinhos.
Caixa de imagem
Histórias com livros, fantoches, cartazes e portadores variados.
*Dramatizações
- Musicas infantis.
- Brinquedos e livro sonoros.
- (Escrita espontânea).
- Acompanhar ritmos diferenciados com palmas e gestos.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
Objetivo:
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem e repertorio musical, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística, (culturais e cientificas). Incentivar a produção de trabalhos artísticos em diversas situações de pintura, colagem, construção, desenvolvendo assim, o gosto, o cuidado e o respeito por seu trabalho e do outro, e sua linguagem visual e musical.
Conteúdo:
Pintura, colagem, desenho, modelagem, escultura, fotografia.
Explorar diversos tipos de sucatas
Explorar diversos tipos de suportes
Preparação dos ambientes
Explorar diversas texturas
Fantoches
Texturas
- Brinquedos não estruturados.
- Sons corporais.
- Festas Culturais e/ ou populares.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
Objetivos:
Familiarizar-se com a imagem do corpo. Ampliar a coordenação dos movimentos de andar, correr, arremessar, chutar. Criar situações de interação em que as crianças coloquem em prática movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., usando objetos diversos. Reconheçam seu corpo como objeto sonoro. Desenvolver noção de espaço como aproximar-se e distanciar-se. Valorizar as diferentes culturas.
Conteúdos:
Brincadeiras dirigidas
- Conhecimento do próprio corpo, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e perceptivas;
Rol de obstáculos
Bolas, cordas, bambolê, etc.
Brincadeiras em frente ao espelho
Jogos
Danças
Imitação de gestos e movimentos.
_ Teatro
_ Contação de história.

ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇOES E TRANSFORMAÇOES.
Objetivos:
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com objetos diversos e pessoas, manifestando curiosidade e interesse. Propor atividades práticas junto à natureza. Estimulação de valores (não morder, não bater, etc.). Familiarizar-se com noção de espaço como se aproximar ou se distanciar, para frente e para trás. Explorar a construção e transformação de objetos e materiais.
Conteúdos:
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
Contato com pequenos animais e plantas;
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Festas populares.
Higienização pessoal e com seus pertences.
- Exploração de diferentes ambientes.
- Socialização com crianças de outras idades.

MINI GRUPO I e II de - 02 a 05 anos

As crianças nesta faixa etária já caminham sozinhas, correm, pulam, utilizam muitos gestos para se comunicar além da fala, cantam e são bem irrequietas. Desenham traços, folheiam livros e revistas, reconhecendo muitas figuras. Gostam de explorar brinquedos, por pouco tempo, comem praticamente sozinhas, precisando ainda de incentivo e auxílio para a alimentação. Reconhecem algumas
Partes do corpo e ampliam seu vocabulário com certa rapidez. Já começam a controlar suas necessidades fisiológicas e tem mais noção de higiene. Compreendem ordens e pedidos simples e começam a testar os limites que lhe são impostos. Mordidas são frequentes, pois, usam como forma de expressão nas disputas por objetos, brinquedos e até mesmo para chamar atenção. Não compreendem direito suas emoções. Gostam muito de carinho e amor tanto em casa como na creche, em alguns momentos sentem necessidade de colo. Não compreendem ainda o sentido de tempo, tornando-se assim, impaciente ao esperar. Nesta fase mostra-se curiosa e ansiosa, às vezes, com relação às diferenças físicas entre meninos e meninas. Com incentivo do adulto, sentem segurança para ampliar sua autonomia. Nesta fase ocorre o amadurecimento e a aceitação da socialização.
O EU, O OUTRO E O NÓS.
Objetivos:
Promover a interação do grupo, através de momentos em que à fantasia e o faz de conta estarão sempre presentes. Proporcionar atividades coletivas e individuais desenvolvendo a autonomia, promovendo a socialização do grupo. Favorecer a exploração de objetos e brinquedos em diferentes momentos e resgatar as brincadeiras de roda.
Conteúdo:
Brincadeiras de roda
Jogos simbólicos
Jogos de encaixe
Jogos de construção
Exploração de sucatas
Brincadeiras livres
Cantos diversos.
Teatro de fantoche e dedoche
Brinquedos próprios.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
A linguagem é ao mesmo tempo conteúdo e estratégia. Como a linguagem verbal é a que mais se usa no convívio social, apropriar-se dela é ter acesso à linguagem de referência de toda a aprendizagem, é desenvolver a aptidão e o prazer em comunicar, é ser capaz de construir um sentido para o que se lê e para o que se escuta, é ser capaz de produzir um sentido para o que se fala. Desde o início da aprendizagem/ escolarização, falar, escutar, ler e escrever são as atividades básicas para toda a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento.
MINI GRUPO I de - 02 a 03 anos
Objetivos:
Ampliar o vocabulário, promovendo um trabalho em que a criança possa saber se expressar verbalmente e corporalmente. Favorecer o gosto pela leitura, conhecer diversos tipos de histórias e portadores de textos. Compreender a comunicação como forma de expressão.
Conteúdo:
Rodas de histórias, de conversas;
Teatro de fantoches;
Uso de linguagem oral em rodas de conversa, diálogos, relatos, expressões de sentimentos, vontades e necessidades;
Brincadeiras com a linguagem como trava-línguas, rimas e sons;
Reprodução e narração de pequenas histórias;
Leitura de diferentes gêneros (contos, poemas, notícias, par lendas, trava-línguas) feita pelo professor;
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita;
Manuseio de livros com gravuras, revistas, histórias em quadrinhos, verbalizando o que vê;
-Rabisco livre, associado ou não a intenção de escrever, garatujas, formas semelhantes às letras (invenção da escrita);
Participação na elaboração de textos coletivos;
Distinção, ainda incipiente, entre desenho e escrita;
Música;
Figuras diversas para colagem e reconhecimento de imagem.
Folhear revistas, nomear figuras.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
MINI GRUPO I de - 02 a 03 anos
Objetivo:
Ouvir, perceber e discriminar os eventos sonoros, as suas fontes e produções musicais. Brincar com a música e acompanhá-la com movimentos corporais.
Conteúdo:
Músicas infantis
Acompanhar músicas com palmas, gestos e danças.
Produzir sons vocais, com as mãos, com os pés, objetos e discriminá-los.
Imitação de ruídos e vozes de animais
Exploração de alguns instrumentos musicais (apitos, tambores, chocalhos).
Confecção de brinquedos diversos
Cantar
-DVD.
Ciranda de roda
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
MINI GRUPO I de - 02 a 03 anos
Objetivos:
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. Observação e identificação de imagens diversas. Reconhecer, respeitar a apreciar suas produções e de seus colegas.
Conteúdo:
Desenvolver técnicas diversificadas com suportes variados (pintura a dedo, pincéis, etc.);
Desenho livre;
Usar massinha para modelagem;
Atividades de colagem com tecidos, papéis, folhas, etc.;
Proporcionar momentos de apreciação e valorização de produções;
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
MINI GRUPO I de - 02 a 03 anos
Objetivos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento com diversos brinquedos. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, saltar, passando em túneis, subindo escadas, etc.

Conteúdo:
Conhecimento e identificação das partes do corpo;
Desenhar o contorno da criança em papel Kraft;
Cantigas e brincadeiras que trabalhem com ritmos, gestos corporais e expressivos;
Circuitos (rol de obstáculos);
Jogos diversos explorando possibilidades e habilidades corporais (ex: correr e bater a mão na parede, brincar de engatinhar em diferentes espaços e com diferentes obstáculos, correr em diferentes espaços, andar para frente e para trás, etc.);
Jogos com bola;
Ginástica.
Danças e movimentos
ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
A matemática será encarada como um conhecimento construído na interação com o ambiente, constituindo-se assim, em uma linguagem universal, operatória, com potencial generalização que permite lidar com situações da vida cotidiana, bem.
Como interpretar problemas das demais áreas do conhecimento. Também será usada como uma forma de desenvolver habilidades do pensamento.

MINI GRUPO I de - 02 a 03 anos
Objetivos:
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
Conteúdos:
Através das brincadeiras, trabalhar com os conceitos de longe, perto, grande, pequeno, igual, diferente, em cima, embaixo, dentro/fora;
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc.
ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
MINI GRUPO I de - 02 a 03 anos
Objetivos:
Explorar o ambiente relacionar-se com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para satisfazer suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrado, e agindo com progressiva autonomia. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecer seus limites e capacidades e as sensações que ele produz. Cuidar do próprio corpo, executando ações relacionadas com a saúde e higiene. Relacionar-se com um número crescente de crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses. Brincar.
Conteúdo:
Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, necessidades, preferências e desagrados, oralmente ou através de atividades do dia a dia;
Conhecimento do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;
Conhecimento do próprio nome e das pessoas de seu convívio;
Identificação de características próprias e das pessoas com as quais convive;
Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário;
Identificação de diferenças que caracterizam o sexo feminino e masculino;
Realização de atividades ao seu alcance, por solicitação e por iniciativa própria, adquirindo, assim, maior autonomia;
Escolha, exploração e uso dos diversos tipos de brinquedos disponíveis, individualmente e junto com os companheiros;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação;
Respeito a regras simples de convivência social;
Interação com outras crianças em situações cotidianas;
Higiene das mãos, com ajuda;
Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas. Interesse em abandonar as fraldas. Controle dos esfíncteres;
Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Discriminar fenômenos da natureza e mudanças climáticas;
Identificar diferentes tipos de alimentos, diferenciando sabores, odores, etc.;
Exploração de diferentes objetos, das propriedades dos materiais (textura, consistência, temperatura, coloração, luminosidade) e de relação simples de causa e efeito;
Identificação de diferentes tipos de animais e suas características;
Conhecimento e cuidados em relação a alguns perigos mais próximos;
Contato com pequenos animais e plantas.

ATIVIDADES PERMANENTES
Devem harmonizar o educar e o cuidar. As atividades serão planejadas para haver uma direção estimuladora que deixe claro para a professora o que se quer propor, como conseguir e como avaliar. Também devem possibilitar que as crianças percebam a forma como as situações sociais são organizadas. Elas terão mais autonomia, pois percebem a regularidade da mudança, das rotinas e novidades.
A rotina é útil para orientar a criança a perceber a relação espaço-tempo e criar limites para que ela se sinta mais segura e protegida. Mas também é fundamental acontecerem coisas novas, inesperadas para a ampliação das experiências infantis.
As atividades permanentes serão de quatro categorias:
  • Atividades de organização coletiva: momentos de entrada e saída, festas e comemorações e arrumação da sala;
  • Atividades de cuidado pessoal: Alimentação, higiene, descanso ou sono;
  • Atividades dirigidas coordenadas pelo professor: hora da leitura, hora da novidade, roda de história, roda de entrevista, ateliê ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, horta, alimentação saudável;
  • Atividades livres: menos dirigidas, como brincadeiras no espaço interno e externo da CEI;
  • Horário para o educador organizar seus registros e orientações.
ATIVIDADES ADICIONAIS
  • Encontro da família
  • Parque
  • Aniversariante do mês
  • Oficinas
  • Festa de Encerramento

RELATÓRIO PARA A AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS
Deve fornecer o diagnóstico para referendar a reorientação sistemática dos processos de aprender e ensinar.
Conteúdo:
  • Observação da criança fundamentada no conhecimento de suas etapas de desenvolvimento;
  • Organização de novos desafios com base na observação e reflexão;
  • Registro das manifestações das crianças e de aspectos significativos de seu desenvolvimento;
  • Diálogo frequente e sistemático entre os adultos que lidam com a criança e os pais ou seus responsáveis.

EM RELAÇÃO À PRÓPRIA CRIANÇA E SEU CONVÍVIO SOCIAL
Demonstra interesse pela higiene pessoal (lavar mãos, escovar dentes, assuar o nariz, etc.). Veste-se e despe-se sozinho. Divide seus objetos. Sabe esperar sua vez para falar.
Brinca sozinho. Tem amigos preferidos. Integra-se com o grupo. Utiliza expressões corteses (por favor, obrigado, bom dia, desculpe etc.). Coopera com a professora e os amigos.
VONTADE DE CONHECER, AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE.
Realiza atividades de sala com capricho. Pergunta quando tem dúvidas. Contribui com ideias. Manipula objetos com curiosidade. Utiliza os materiais e os brinquedos com interesse e cuidado. Percorre a sala e o pátio com atenção. Faz uso do banheiro com segurança. Cuida dos seus objetos pessoais.
MOVIMENTO CORPORAL
AMPLO: Possui equilíbrio para andar, correr e pular. Possui resistência para correr. Possui agilidade nas brincadeiras. Possui flexibilidade de movimentos. Gosta de dança e consegue acompanhar o ritmo da música.
FINO: Utiliza lápis, canetas e pincéis com firmeza. Utiliza a tesoura com destreza. Cola, encaixa e faz pequenas construções com facilidade.

LINGUAGEM GRÁFICA
Desenha livremente com entusiasmo. Desenha livremente repetindo cores e formas, desenha repetindo o desenho do amigo. Amplia detalhes dos seus desenhos.

LINGUAGEM ORAL
Expressa com clareza suas ideias. Expressa seus sentimentos e desejos com clareza, inventa histórias com criatividade. Gosta de cantar. Conversa em tom normal.
LINGUAGEM ESCRITA
Reconhece o seu nome e o nome dos amigos. Conhecer as letras do alfabeto. Formar alguma palavra.
CONHECIMENTO GERAL
Participa com entusiasmo e interesse dos temas trabalhados. Concentra-se nas atividades propostas. Conclui as ideias

MINI GRUPO II e INFANTIL I de - 04 a 05 anos
As crianças nesta faixa etária já caminham sozinhas, correm, pulam, utilizam muitos gestos para se comunicar além da fala, cantam e são bem irrequietas. Desenham traços, folheiam livros e revistas, reconhecendo muitas figuras. Gostam de explorar brinquedos, por pouco tempo, comem praticamente sozinhas, precisando ainda de incentivo e auxílio para a alimentação. Reconhecem algumas
Partes do corpo e ampliam seu vocabulário com certa rapidez. Já começam a controlar suas necessidades fisiológicas e tem mais noção de higiene. Compreendem ordens e pedidos simples e começam a testar os limites que lhe são impostos. Mordidas são frequentes, pois, usam como forma de expressão nas disputas por objetos, brinquedos e até mesmo para chamar atenção. Não compreendem direito suas emoções. Gostam muito de carinho e amor tanto em casa como na creche, em alguns momentos sentem necessidade de colo. Não compreendem ainda o sentido de tempo, tornando-se assim, impaciente ao esperar. Nesta fase mostra-se curiosa e ansiosa, às vezes, com relação às diferenças físicas entre meninos e meninas. Com incentivo do adulto, sentem segurança para ampliar sua autonomia. Nesta fase ocorre o amadurecimento e a aceitação da socialização.
O EU, O OUTRO E O NÓS
Objetivos:
Promover a interação do grupo, através de momentos em que à fantasia e o faz de conta estarão sempre presentes. Proporcionar atividades coletivas e individuais desenvolvendo a autonomia, promovendo a socialização do grupo. Favorecer a exploração de objetos e brinquedos em diferentes momentos e resgatar as brincadeiras de roda.
Conteúdo:
Brincadeiras de roda
Jogos simbólicos
Jogos de encaixe
Jogos de construção
Exploração de sucatas
Brincadeiras livres
Cantos diversos.
Teatro de fantoche e dedoche
Brinquedos próprios.
ESCUTA, FALA; PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

A linguagem é ao mesmo tempo conteúdo e estratégia. Como a linguagem verbal é a que mais se usa no convívio social, apropriar-se dela é ter acesso à linguagem de referência de toda a aprendizagem, é desenvolver a aptidão e o prazer em comunicar, é ser capaz de construir um sentido para o que se lê e para o que se escuta, é ser capaz de produzir um sentido para o que se fala. Desde o início da aprendizagem/ escolarização, falar, escutar, ler e escrever são as atividades básicas para toda a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento.

MINI GRUPO II de – 03 a 04 anos
Objetivos:
Ampliar o vocabulário, promovendo um trabalho em que a criança possa saber se expressar verbalmente e corporalmente. Favorecer o gosto pela leitura, conhecer diversos tipos de histórias e portadores de textos. Compreender a comunicação como forma de expressão.
Conteúdo:
Rodas de histórias, de conversas;
Teatro de fantoches;
Uso de linguagem oral em rodas de conversa, diálogos, relatos, expressões de sentimentos, vontades e necessidades;
Brincadeiras com a linguagem como trava-línguas, rimas e sons;
Reprodução e narração de pequenas histórias;
Leitura de diferentes gêneros (contos, poemas, notícias, par lendas, trava-línguas) feita pelo professor;
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita;
Manuseio de livros com gravuras, revistas, histórias em quadrinhos, verbalizando o que vê;
-Rabisco livre, associado ou não a intenção de escrever, garatujas, formas semelhantes às letras (invenção da escrita);
Participação na elaboração de textos coletivos;
Distinção, ainda incipiente, entre desenho e escrita;
Música;
Figuras diversas para colagem e reconhecimento de imagem.
Folhear revistas, nomear figuras.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
MINI GRUPO II e INFANTIL I de - 04 a 05 anos
Objetivos:
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. Observação e identificação de imagens diversas. Reconhecer, respeitar a apreciar suas produções e de seus colegas.


Conteúdo:
Desenvolver técnicas diversificadas com suportes variados (pintura a dedo, pincéis, etc.);
Desenho livre;
Usar massinha para modelagem;
Atividades de colagem com tecidos, papéis, folhas, etc.;
Proporcionar momentos de apreciação e valorização de produções;
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
MINI GRUPO II e INFANTIL I de - 04 a 05 anos
Objetivo:
Ouvir, perceber e discriminar os eventos sonoros, as suas fontes e produções musicais. Brincar com a música e acompanhá-la com movimentos corporais.
Conteúdo:
Músicas infantis
Acompanhar músicas com palmas, gestos e danças.
Produzir sons vocais, com as mãos, com os pés, objetos e discriminá-los.
Imitação de ruídos e vozes de animais
Exploração de alguns instrumentos musicais (apitos, tambores, chocalhos).
Confecção de brinquedos diversos
Cantar
Ciranda de roda
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
MINI GRUPO II e INFANTIL I de - 04 a 05 anos
Objetivos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento com diversos brinquedos. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, saltar, passando em túneis, subindo escadas, etc.
Conteúdo:
Conhecimento e identificação das partes do corpo;
Desenhar o contorno da criança em papel Kraft;
Cantigas e brincadeiras que trabalhem com ritmos, gestos corporais e expressivos;
Circuitos (rol de obstáculos);
Jogos diversos explorando possibilidades e habilidades corporais (ex: correr e bater a mão na parede, brincar de engatinhar em diferentes espaços e com diferentes obstáculos, correr em diferentes espaços, andar para frente e para trás, etc.);
Jogos com bola;
Ginástica.
Danças e movimentos
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

A matemática será encarada como um conhecimento construído na interação com o ambiente, constituindo-se assim, em uma linguagem universal, operatória, com potencial generalização que permite lidar com situações da vida cotidiana, bem.
Como interpretar problemas das demais áreas do conhecimento. Também será usada como uma forma de desenvolver habilidades do pensamento.

MINI GRUPO II e INFANTIL I de - 04 a 05 anos

Objetivos:
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.

Conteúdos:
Através das brincadeiras, trabalhar com os conceitos de longe, perto, grande, pequeno, igual, diferente, em cima, embaixo, dentro/fora;
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc.


ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

MINI GRUPO II de - 03 a 04 anos
Objetivos:
Explorar o ambiente relacionar-se com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para satisfazer suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrado, e agindo com progressiva autonomia. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecer seus limites e capacidades e as sensações que ele produz. Cuidar do próprio corpo, executando ações relacionadas com a saúde e higiene. Relacionar-se com um número crescente de crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses. Brincar.

Conteúdo:
Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, necessidades, preferências e desagrados, oralmente ou através de atividades do dia a dia;
Conhecimento do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;
Conhecimento do próprio nome e das pessoas de seu convívio;
Identificação de características próprias e das pessoas com as quais convive;
Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário;
Identificação de diferenças que caracterizam o sexo feminino e masculino;
Realização de atividades ao seu alcance, por solicitação e por iniciativa própria, adquirindo, assim, maior autonomia;
Escolha, exploração e uso dos diversos tipos de brinquedos disponíveis, individualmente e junto com os companheiros;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação;
Respeito a regras simples de convivência social;
Interação com outras crianças em situações cotidianas;
Higiene das mãos, com ajuda;
Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas. Interesse em abandonar as fraldas. Controle dos esfíncteres;
Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Discriminar fenômenos da natureza e mudanças climáticas;
Identificar diferentes tipos de alimentos, diferenciando sabores, odores, etc.;
Exploração de diferentes objetos, das propriedades dos materiais (textura, consistência, temperatura, coloração, luminosidade) e de relação simples de causa e efeito;
Identificação de diferentes tipos de animais e suas características;
Conhecimento e cuidados em relação a alguns perigos mais próximos;
Contato com pequenos animais e plantas.



ATIVIDADES PERMANENTES
Devem harmonizar o educar e o cuidar. As atividades serão planejadas para haver uma direção estimuladora que deixe claro para a professora o que se quer propor, como conseguir e como avaliar. Também devem possibilitar que as crianças percebam a forma como as situações sociais são organizadas. Elas terão mais autonomia, pois percebem a regularidade da mudança, das rotinas e novidades.

A rotina é útil para orientar a criança a perceber a relação espaço-tempo e criar limites para que ela se sinta mais segura e protegida. Mas também é fundamental acontecerem coisas novas, inesperadas para a ampliação das experiências infantis.

As atividades permanentes serão de quatro categorias:

·         Atividades de organização coletiva: momentos de entrada e saída, festas e comemorações e arrumação da sala;
·         Atividades de cuidado pessoal: Alimentação, higiene, descanso ou sono;
·         Atividades dirigidas coordenadas pelo professor: hora da leitura, hora da novidade, roda de história, roda de entrevista, ateliê ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, horta, alimentação saudável;
·         Atividades livres: menos dirigidas, como brincadeiras no espaço interno e externo da CEI;
·         Horário para o educador organizar seus registros e orientações.



ATIVIDADES EXTRA CLASSE
·         Encontro da família
·         Parque
·         Aniversariante do mês
·         Oficinas
·         Festa de Encerramento

RELATÓRIO PARA A AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS

A avaliação das crianças acontecerá individualmente e coletivamente , a professora  irá observar, registrar e fazer um acompanhamento muito de perto das aprendizagens, das aproximações das crianças e como elas vivem todas as propostas a partir dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem, tendo como ferramenta diários/semanário, fotos e portfolios que documentará os progressos do desenvolvimento das crianças, das habilidades conquistada levando em consideração a participação, interesses e dificuldades de cada criança e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário. No decorrer de todo o processo, será observado toda evolução do aluno ,desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas pela, no final do ano será entregue um portifólio aos responsáveis e a Avaliação descritiva aos pais dos alunos encaminhados para o EMEI, este deverá ser entregue na escola de destino, o responsável assinará protocolo de retirada do documento (em anexo).
Meios utilizados para avaliação
·         Semanário
·         Portfólios
·         Relatório descritivo

Onde será levado em consideração:
·         Observação da criança fundamentada no conhecimento de suas etapas de desenvolvimento;
·         Organização de novos desafios com base na observação e reflexão;
·         Registro das manifestações das crianças e de aspectos significativos de seu desenvolvimento;
·         Diálogo frequente e sistemático entre os adultos que lidam com a criança e os pais ou seus responsáveis.

EM RELAÇÃO À PRÓPRIA CRIANÇA E SEU CONVÍVIO SOCIAL
Demonstra interesse pela higiene pessoal (lavar mãos, escovar dentes, assuar o nariz, etc.). Veste-se e despe-se sozinho. Divide seus objetos. Sabe esperar sua vez para falar.
Brinca sozinho. Tem amigos preferidos. Integra-se com o grupo. Utiliza expressões corteses (por favor, obrigado, bom dia, desculpe etc.). Coopera com a professora e os amigos.

VONTADE DE CONHECER, AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE.
Realiza atividades de sala com capricho. Pergunta quando tem dúvidas. Contribui com ideias. Manipula objetos com curiosidade. Utiliza os materiais e os brinquedos com interesse e cuidado. Percorre a sala e o pátio com atenção. Faz uso do banheiro com segurança. Cuida dos seus objetos pessoais.



MOVIMENTO CORPORAL
AMPLO: Possui equilíbrio para andar, correr e pular. Possui resistência para correr. Possui agilidade nas brincadeiras. Possui flexibilidade de movimentos. Gosta de dança e consegue acompanhar o ritmo da música.
FINO: Utiliza lápis, canetas e pincéis com firmeza. Utiliza a tesoura com destreza. Cola, encaixa e faz pequenas construções com facilidade.

LINGUAGEM GRÁFICA

Desenha livremente com entusiasmo. Desenha livremente repetindo cores e formas, desenha repetindo o desenho do amigo. Amplia detalhes dos seus desenhos.

LINGUAGEM ORAL

Expressa com clareza suas ideias. Expressa seus sentimentos e desejos com clareza, inventa histórias com criatividade. Gosta de cantar. Conversa em tom normal.

LINGUAGEM ESCRITA

Reconhece o seu nome e o nome dos amigos. Conhecer as letras do alfabeto. Formar alguma palavra.

CONHECIMENTO GERAL

Participa com entusiasmo e interesse dos temas trabalhados. Concentra-se nas atividades propostas. Conclui as ideias

 CONHECIMENTO GERAL

Participa com entusiasmo e interesse dos temas trabalhados. Concentra-se nas atividades propostas. Conclui as ideias

12. PLANEJAMENTO GERAL

a) - O CEI funciona das 7:00h as 17:00h;
b) - Trabalhamos durante 11 meses corridos;
c) -. Com um mês de férias coletivas que sempre acontecerá no mês de janeiro, desde que não haja procura para atendimento no mês;
d) - Toda última sexta-feira de cada mês ocorrerá à suspensão de aula para realização da parada pedagógica;
e) - Horário de atendimento ao Publico e das 7:00h ás 17:00h todos os dias.

 Sistema de Suprimento
O nosso abastecimento é feito mensalmente com alimentos não perecíveis e semanalmente com alimentos perecíveis enviados pela Prefeitura, e complementados pela entidade.
Na falta de alguns alimentos é feita compra mensal ou semanal como: verduras, carne, frutas, dietas especiais e etc. de acordo com as necessidades do CEI.


 Sistema de vigilância e limpeza
A Entidade não contratará vigia, porém instalará sistema de alarme.


Quanto à limpeza do prédio:
Limpeza diariamente: Entrada do C.E.I., lavagem geral dos banheiros, refeitório (toda vez que for utilizado), cozinha e utensílios, berçário, colchonetes, brinquedoteca e todos os brinquedos, todas as salas de atividades, corredores, corrimãos, hall, solário, recolhimento dos lixos e lavagem das lixeiras, etc.

Limpeza semanal: Despensa, paredes, vidros, azulejos e portas do refeitório, cadeiras e mesas, armários do berçário, parque, casinha de boneca, piscina de bolinha, escadas, limpeza dos móveis, portas e janelas em geral, regar as plantas, etc.

Limpeza esporádica: Manter materiais de higiene limpos, depósito, lavanderia e sacada organizados, lavagem das cortinas, manutenção do C.E.I. Em geral.

Semestralmente será realizada a limpeza da caixa d´água, dedetização e desratização do prédio escolar.


Sistema de manutenção e acompanhamento do suprimento de luz, água, gás, esgoto, telefone, correio e etc.

O pagamento de água, luz e telefone serão realizados através da verba mensal e a manutenção geral do prédio será realizada, durante o período de férias coletivas da unidade. Anualmente será feita a manutenção dos extintores.
A equipe do CEI realizará a formação junto aos funcionários para a utilização consciente dos recursos naturais, ou seja, medidas de economia na utilização de água e luz, visando além da economia nos recursos e fortalecimento da cidadania.


 Sistema de Transporte escolar

Não temos transporte escolar. Caso algum pai ou responsável tenha interesse pelo serviço deverá contratar um serviço particular. Como medida de segurança a CEI manterá cadastro dos transportadores escolares, bem como documentação atualizada do veículo.

         12.5 Sistema alimentação escolar

No recebimento dos mantimentos temos um funcionário responsável pelo recebimento e ele já vai separando os produtos por categoria e validade, etiquetando e armazenando-os nos seus devidos lugares na despensa.
O preparo será realizado diariamente pelo Cozinheiro com orientação de uma nutricionista e a fiscalização da (o) Pedagoga (o) ou Diretora do CEI.
Trabalhamos conforme a Pirâmide para a confecção dos cardápios (orientação dada pelo Banco de Alimento e Nutricionista do DME.).

Quando compramos os alimentos fazemos à mesma rotina, e se houver doação de alimentos a mesma só poderá ser realizada se obedecidos aos critérios estipulados pela Vigilância Sanitária.

 Organização do tempo das refeições


Berçário I
Berçário II
Mini-Grupo I
Mini-Grupo II e
Infantil I
Desjejum ou Café da Manha
07:30 até 08:00
07:30 até 08:00
07:30 até 08:00
07:30 até 08:00
Colação
09:00 até 09:30
09:00 até 09:30
09:00 até 09:30
09:00 até 09:30
Almoço
10:30 até 11:00
10:30 até 11:00
10:30 até 11:00
11:00 até 11:30
Lanche
13:30 até 14:00
13:30 até 14:00
13:30 até 14:00
13:30 até 14:00
Refeição da tarde
15:30 até 16:00
15:30 até 16:00
15:30 até 16:00
15:30 até 16:00



ESQUEMA ALIMENTAR
Até 1 mês
Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Almoço
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Lanche
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Refeição da tarde
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1

Mamadeira: Fórmula Láctea 1 – Indicada para crianças de 0 a 5 meses – (Modo de preparo: De acordo com as instruções do informativo técnico nº. 10/2010 – Volume 150 Ml.).

Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.
De 1 a 3 meses.
Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Almoço
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Lanche
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Refeição da tarde
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1

Mamadeira: Fórmula Láctea 1 – Indicada para crianças de 0 a 5 meses – (Modo de preparo: De acordo com as instruções do informativo técnico nº. 10/2010 – Volume 180 Ml.).
Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.

De 4 a 5 meses.
Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Almoço
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Lanche
Fórmula
Láctea
Infantil – 1Fruta
Fórmula
Láctea
Infantil – 1Banana Prata
Fórmula
Láctea
Infantil – 1Maça
Fórmula
Láctea
Infantil – 1 Fruta
Fórmula
Láctea
Infantil –Banana Prata
Refeição da tarde
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1
Fórmula
Láctea
Infantil – 1

Mamadeira: Fórmula Láctea 1 – Indicada para crianças de 0 a 5 meses – (Modo de preparo: De acordo com as instruções do informativo técnico nº. 10/2010 – Volume 200 Ml.).
Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.

Introdução de Alimentos:

Será levada em consideração a individualidade de cada criança, a respeito do inicio da introdução de alimentos.

A Fórmula Láctea 1 é um  produtos são nutricionalmente equilibrados para atender as necessidades nutricionais de bebês com até 1 ano de idade, quando não for possível o aleitamento materno e /ou para complementá-lo

 De 06 a 7meses.
Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Fórm. Láctea Infantil -2
Pão
Fórm. Láctea Infantil -2
Biscoito
Fórm. Láctea Infantil -2
Pão
Fórm. Láctea Infantil -2
Biscoito
Fórm. Láctea Infantil -2
Pão
Colação
Papa de fruta
Papa de fruta
Papa de fruta
Papa de fruta
Papa de fruta
Almoço
Papa Salgada
Fruta 2
Papa Salgada
Banana Prata
Papa Salgada
Maça
Papa Salgada
Fruta 2
Papa Salgada
Banana Prata
Lanche
Fórm. Láctea Infantil -2
Fórm. Láctea Infantil -2
Fórm. Láctea Infantil -2
Fórm. Láctea Infantil -2
Fórm. Láctea Infantil -2
Refeição da tarde
Papa Salgada
Fruta
Papa Salgada
Banana Prata
Papa Salgada
Maça
Papa Salgada
Fruta
Papa Salgada
Banana Prata

Mamadeira: Fórmula Láctea 2 – Indicada para crianças de 6 a 11 meses – (Modo de preparo: De acordo com as instruções do informativo técnico nº. 10/2010 – Volume 240 Ml.).


Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.
Introdução de Alimentos:
6º Mês
Desjejum: Oferecer biscoito doce/Salgado ou pão, após a mamadeira.
Almoço e Jantar: Papa salgada: Introdução de gema de ovo, uma vez na semana no almoço e jantar.
Sobremesa: Servir frutas.
Refeição da tarde: Introdução do papa salgada.
A oferta frequente e variada de feculentos, legumes, verduras e fruta contribuem para garantir à criança a quantidade de nutrientes necessários.


De 08 a 11 meses.
Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Fórm. Láctea Infantil -2
Pão
Fórm. Láctea Infantil -2
Biscoito
Fórm. Láctea Infantil -2
Pão
Fórm. Láctea Infantil -2
Biscoito
Fórm. Láctea Infantil -2
Pão
Colação
Fruta
Fruta
Fruta
Fruta
Fruta
Almoço
Arroz, Feijão, Ovo, Feculento, Fruta 2.  ou suco
Arroz, Feijão, (*), Feculento, Banana Prata.
Arroz, Feijão, (*) legume vit. A, Maça
Macarrão c/ molho, (*), Legume, verdura e Fruta2.
Arroz, Feijão, (*), Legume, Verdura e.
Banana Prata
Lanche
Fórm. Láctea Infantil -2 –Biscoito Doce
Fórm. Láctea Infantil -2 –Biscoito Salgado
Fórm. Láctea Infantil -2 –Biscoito Doce
Fórm. Láctea Infantil -2 –Biscoito Salgado
Fórm. Láctea Infantil -2 –Biscoito Doce
Refeição da tarde
Sopa 1 e
Fruta 2
Sopa 2 e Banana Prata
Sopa
e maça
Sopa 1 e
Fruta 2
Sopa 2 e Banana Prata

Mamadeira: Fórmula Láctea 2 – Indicada para crianças de 6 a 11 meses – (Modo de preparo: De acordo com as instruções do informativo técnico nº. 10/2011 – Volume 240 Ml.).
Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.
8º Mês
Colação – Iniciar gradativamente a oferta de suco na caneca.
Almoço – Introdução da Refeição Salgada.
Consistência – Os Alimentos devem ser bem cozidos e amassados com garfo, a carne, o frango devem ser desfiados e picados. Introdução do Ovo.
Lanche: Oferecer biscoito.
Refeição da tarde: Introdução da Sopa.
Consistência: Os alimentos que compõem a sopa são os mesmos da papa salgada, e não devem ser amassadas e sim, oferecidos em pedaços pequenos para estimular a mastigação.
11º Mês
Desjejum e lanche: - estimular a substituição da formula láctea infantil 2, servida na mamadeira para a caneca.

Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Leite Integral (**) e Pão com enriquecedor
Leite integral (**) e Biscoito Doce/ Biscoito Salgado
Leite Integral (**) e Pão com Enriquecedor
Leite Integral (**) e Bolo Individual
Leite Integral (**) e Pão com Enriquecedor
Colação
Fruta
Fruta
Fruta
Fruta
Fruta
Almoço
Arroz, Feijão, Ovo, Feculento, Fruta 2.
Arroz, Feijão, (*), Feculento, Banana Prata
Arroz, Feijão, (*) legume vit. A, Maça
Macarrão c/ molho, (*), Legume, verdura e Fruta1
Arroz, Feijão, (*), Legume, Verdura e
Banana Prata
Lanche
Leite integral
Leite integral
Leite integral (
Leite integral
Leite integral
Refeição da tarde
Arroz, (*), Legume, Fruta 2
Sopa 2 e Gelatina
Arroz. (*), legume Vit. A, e Maça
Sopa 1 e Fruta 1
Macarrão (*), Legume e Banana prata.
E importante oferecer alimentos em pequenos pedaços, pois nesta face à criança descobre e distingue consistências, sabores e cores, Lembre-se que alimentos em pedaços estimulam a mastigação.
De 01 ano a 01 ano e 11 MESES.

Leite em pó Integral: Modo de Preparo: De acordo com as instruções da tabela de diluição do leite em pó/ Manual do Programa de Alimentação do CEI.
Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.

Introdução de Alimentos.


Desjejum: Bebida Láctea e Leite Integral, servir na caneca. Enriquecedor de Pão, Bolo, Flocos Cereais.
Almoço: Consistência da refeição: - Alterar gradativamente a consistência dos alimentos, de amassado a pedaços pequenos, até atingir a consistência normal.

Lanche: Oferecer leite integral, podendo ser batido com frutas, conforme disponibilidade.
Refeição da tarde: Oferecer três vezes na semana a refeição intercalada com sopa.

Fase de transição para uma alimentação semelhante à dos adultos. A criança deve ser estimulada a comer sozinha.


De 02 a 06 ANOS.
Refeição
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Desjejum
Composto Lácteo e Pão com enriquecedor
Leite integral com biscoito doce ou salgado / Leite integral c/ flocos de Milho
Composto Lácteo e Pão com Enriquecedor
Composto Lácteo e Bolo Individual
Composto Lácteo e Pão com Enriquecedor
Colação
Fruta
Fruta
Fruta
Fruta
Fruta
Almoço
Arroz, Feijão, Ovo, Feculento, Fruta 2
Arroz, Feijão, (*), Feculento, Banana Prata
Arroz, Feijão, (*) legume vit. A, Maça
Macarrão c/ molho, (*), Legume, verdura e Fruta1
Arroz, Feijão, (*), Legume, Verdura e
Banana Prata
Lanche
Composto Lácteo
Composto Lácteo
Composto Lácteo
Composto Lácteo
Leite Integral com fruta 2
Refeição da tarde
Arroz, (*), Legume, Fruta 2
Sopa 2 e Gelatina
Arroz. (*), legume Vit. A, e Maça
Sopa 1 e Fruta 1
Macarrão (*), Legume e Banana prata.

Leite em pó Integral: Modo de Preparo: De acordo com as instruções da tabela de diluição do leite em pó/ Manual do Programa de Alimentação do CEI.


Hidratação: Água filtrada e ou fervida – oferecer nos intervalos.
Introdução de Alimentos.
A partir do 2º Ano.
Desjejum: oferecer pães integrais: bisnaguinha, forma e hot dog..
A partir de 2 anos, as preparações tipo frituras poderão ser utilizadas com moderação (quinzenalmente).
Lanche: Composto por uma preparação a base de leite integral.
A criança que come diariamente feculentos, legumes, verduras e frutas variadas, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis recebem as quantidades de vitaminas, minerais e fibras de que necessita.



Composição e Per Capta das Papas Salgadas e Sopas.
Alimentos
Papa Salgada 1 e
Sopa 1
Papa Salgada 2 e
Sopa 2
Papa Salgada e
Sopa
Arroz

Macarrão

Feijão

Feculento

Legume

Legume vitamina A

Verdura

Carne

Frango

Ovo
10g

--

--

30g

40g

40g

10g

--

30g

               --
--

10g

10g

30g

40g

40g

10g

20g

--

--
10g

--

--

30g

40g

40g

10g

--

--

1un
Nota: no esquema alimentar os alimentos em negrito é enviado pelo departamento da Merenda Escolar/SME


Planos de trabalho

 Plano de trabalho do Diretor
DIRETOR (a)

O Diretor é o agente de ligação CEI/Comunidade, de transformação e de desenvolvimento. É o núcleo executivo que organiza, controla e supervisiona as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade educacional, e a este cargo serão atribuídas as seguintes obrigações:

I – Coordenar a construção do projeto político-pedagógico e organizar as formas de acompanhamento de sua implementação, em conjunto com a comunidade educativa, garantindo a diretriz da Qualidade Social da Educação.
II – Acompanhar a elaboração e a execução de todos os projetos da unidade educacional.
III – Organizar, junto aos integrantes da unidade educacional, as reuniões intra e Inter segmentos.

IV – Coordenar a organização interna da unidade educacional, assegurando a sua execução.

V – Garantir a organização e atualização do acervo e recortes de leis, decretos, portarias, comunicados e outros, bem como a sua ampla divulgação à comunidade educativa.

VI – Cuidar para que o prédio e os bens patrimoniais da unidade educacional sejam mantidos e preservados:

a) coordenando e orientando todos os funcionários da unidade sobre o uso dos equipamentos e materiais de consumo;
b) coordenando e orientando a equipe quanto à manutenção e conservação dos bens patrimoniais da unidade educacional, realizando o seu inventário anualmente ou quando solicitado pela administração da entidade.
c) adotando medidas que estimulem a comunidade a se corresponsabilizar pela preservação do prédio e dos equipamentos da unidade educacional, informando as pessoas competentes as necessidades de reparos, reformas e ampliações.

VII – Coordenar e acompanhar as atividades administrativas relativas à:
a) folhas de frequência;
b) fluxo de documentos da vida escolar;
c) fluxo de documentos da vida funcional;
d) fornecimento de dados, informações e outros indicadores aos órgãos centrais, respondendo por sua fidedignidade a atualização;
e) comunicação às autoridades competentes, nos casos de doença contagiosa e irregularidades graves ocorridas na unidade educacional;

VIII – Coordenar o processo de escolha e atribuições de turnos/ horários de trabalho e de salas/ grupos.

IX – Organizar os horários de trabalho com os integrantes da unidade educacional de acordo com as normas previstas na legislação vigente pertinente, ouvidos os interessados, compatibilizando-os com o projeto político-pedagógico.

X – Participar com a comunidade educativa de programas e projetos sociais que possibilitem a integração da unidade educacional com o contexto sócio cultural e histórico.

XI – Articular a reflexão e o registro das práticas, possibilitando a transformação da ação educativa.


 Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico

COORDENADOR (a) PEDAGÓGICO (a)

 O Coordenador Pedagógico é aquele que faz a transposição da teoria para a prática escolar, é o responsável pela formação dos docentes, estimulando o trabalho em equipe, orientando e gerenciando resultados, e suas atribuições são as seguintes:
I – Participar e assessorar o processo de elaboração do projeto político-pedagógico.

II – Participar da execução do projeto político-pedagógico, com o (a) diretor (a):

a) coordenando e avaliando as propostas pedagógicas da unidade  educacional, com base nas orientações e diretrizes da SME, considerando os grupos de crianças e horários de funcionamento da unidade educacional;
b) participando da definição de propostas de trabalho para os diferentes grupos;
c) garantindo a continuidade do processo de desenvolvimento;
d) estimulando, articulando e avaliando os projetos especiais da unidade educacional;
e) organizando, com o diretor e toda a equipe, as reuniões pedagógicas;
f) acompanhando e avaliando junto com a equipe docente, o processo contínuo de avaliação, nas diferentes atividades.
III – Identificar, junto com a equipe docente, casos de crianças que apresentem problemas específicos, orientando decisões que proporcionem encaminhamentos e/ou atendimento adequado.

IV – Garantir os registros do processo pedagógico.

 Plano de Trabalho Docente

PEI – PROFESSOR (ª) de EDUCAÇÃO Infantil

 O (A) Professor (ª) de Educação Infantil é um “observador participativo” que constantemente intervém para oferecer, em circunstância, os recursos necessários á atividade infantil, de forma a desafiar adequadamente, promover interações, despertar a curiosidade, garantir realizações significativas e promover acesso á cultura, possibilitando que as crianças expressem a cultura infantil. A docência deve ser entendida como processo planejado de intervenções diretas e continuas entre a experiência vivenciada do educando e o saber sistematizado, tendo em vista a apropriação, construção e recriação de conhecimento pelos educando e compromisso assumindo com o conjunto da unidade, através da participação em ações coletivamente planejadas e avaliadas, de acordo com a legislação vigente, e suas atribuições são as seguintes.:

I – Participar, em conjunto com a equipe técnica e a comunidade educativa, da elaboração, execução e avaliação do projeto político-pedagógico.
II – Planejar, coordenar, executar a avaliar as atividades pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento integral da criança, em complemento à ação da família e da comunidade.
III – Desenvolver ações educativas que promovam a prevenção e proteção do bem-estar coletivo.
IV – Dialogar com os pais ou responsáveis sobre as propostas de trabalho, o desenvolvimento e a avaliação das atividades.
V – Responsabilizar-se pelo cuidado, pela observação e pela orientação para que todas as necessidades de saúde, higiene e alimentação sejam cumpridas nas diferentes idades.

VI – Organizar os ambientes e materiais utilizados no desenvolvimento das atividades.

VII – Organizar e reorganizar os tempos e os espaços de forma a permitir a interação entre as crianças e das crianças com os adultos, favorecendo a autonomia, manifestação e produção da cultura infantil.

VIII – Observar as crianças durante o desenvolvimento das atividades, procedendo ao registro, mediante relatórios que constituam uma avaliação contínua dentro do processo educativo.

IX – Respeitar a criança como sujeita do processo educativo, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos por meio de situações lúdicas e criativas.

X – Participar de cursos, palestras, encontros e outros eventos afins, buscando, em processo de formação continuada, o aprimoramento de seu desenvolvimento profissional e a ampliação de seus conhecimentos.
XI – Contribuir com subsídios de sua formação para a transformação das práticas educativas do Centro de Educação Infantil.
 
XII – Participar das reuniões de equipe mantendo o espírito de cooperação e solidariedade com os funcionários do Centro de Educação Infantil, a família e a comunidade.

 Planos de trabalho da equipe de Apoio Pedagógico (Volante)
Observar e participar constantemente para oferecer recursos necessários á atividade infantil, de forma a desafiar adequadamente, promovendo interações, despertando a curiosidade, garantindo realizações significativas promovendo acesso à cultura de forma que possibilite a cultura infantil. Dar suporte pedagógico como processo planejado de intervenções diretas e continuas entre as experiências vivenciadas do educando e o saber sistematizado. Participar assumindo compromisso com o conjunto da unidade por meio da participação em ações coletivas, planejadas e avaliadas junto á equipe.

 Plano de trabalho da Equipe de Apoio (Cozinheira, Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de limpeza.)

COZINHEIRO (A)

 Executar tarefas relativas à copa e cozinha, usando técnicas e conhecimentos de culinária com higiene, tomando cuidado com a limpeza pessoal, com vestimentas, local de trabalho e respectivos objetos e/ou alimentos:
 Desenvolver as tarefas com destreza, equilíbrio, segurança e precisão.
Desempenhar as tarefas de copa e cozinha, respeitando as normas de segurança no trabalho inerentes à realização das tarefas, e as suas atribuições são as seguintes:


Auxiliar de Cozinha

 Auxiliar o (a) cozinheiro (a) em todas as tarefas relativas à copa e cozinha, principalmente com a higiene, e a limpeza pessoal, com vestimentas, e o local de trabalho, desenvolver as tarefas com destreza, equilíbrio e segurança e precisão, preparar a mesas e distribuir e servir as refeições.


auxiliar de limpeza

 Executa as tarefas de serviços gerais respeitando os procedimentos operacionais e de segurança do trabalho: Executar os serviços de higienização do local, equipamentos e materiais da unidade: Executar tarefas relativas aos serviços gerais de higiene, tomando cuidados com a limpeza pessoal, com a vestimenta, local de trabalho e respectivos objetos e/ou alimentos: auxiliar na preparação dos ambientes para eventos: Zelar pela conservação do prédio, de suas dependências internas e externas e do mobiliário em geral, e suas atribuições são as seguintes:
I – Limpeza, higiene, conservação e manutenção do prédio escolar e das suas instalações, equipamentos e materiais.


 Articulação do CEI com outras instituições

Uma vez que o CEI atenderá crianças de 0 a 3 anos, a instituição manterá articulação com as EMEIS da região, visando garantir a continuidade do trabalho pedagógico através do encaminhamento a ser realizado, com a DRE ao final do ano, será  enviado aos EMEIS o relatório descritivo, onde norteara no tratamento individual da criança.
A passagem das crianças mais velhas para as EMEIS será um processo a ser realizado com atenção e cuidado, visando conscientizar os pais da importância da continuidade do trabalho pedagógico iniciado no CEI.

Recursos para atendimento de emergência

Hospital Municipal do Tatuapé
Av.: Celso Garcia, 4815
São Paulo, 03063- 000
(011) 3394-6980

AMA: Assistência Médico Ambulatório
Rua: Mercedes Lopes
Vila Santana – SP
Tel.: (11) 2642 – 3448
Obs. (. As nossas crianças são socorridas no Hospital Municipal do Tatuapé, e se precisar ambulância será chamado o SAMUR)

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