Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

PROJETO ANUAL DE LEITURA


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR
Leitura
                      (Anual)






Projeto Orientado pela Coordenadora Sônia Regina Minguini Ferreira

2019

JUSTIFICATIVA:
As crianças utilizam muitos gestos para se comunicar além da fala. Cantam, desenham traços, folheiam livros e revistas, reconhecendo muitas figuras. A linguagem é ao mesmo tempo conteúdo e estratégia. Como a linguagem verbal é a que mais se usa no convívio social, apropriar-se dela é ter acesso à linguagem de referência de toda a aprendizagem, é desenvolver a aptidão e o prazer em comunicar, é ser capaz de construir um sentido para o que se lê e para o que se escuta, é ser capaz de produzir um sentido para o que se fala. Desde o início da aprendizagem/ escolarização, falar, escutar, ler e escrever são as atividades básicas para toda a aprendizagem, em qualquer área do conhecimento.
A Literatura Infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede um processo formal de alfabetização e a pré-escola. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida. Foucambert afirma que:
                                                           A escola é um momento da formação do leitor. Pois, antes do ensino formal, a criança pode ter contato com a leitura na forma descompromissada, ou seja, manuseando livros e textos, o que pode ser aplicada a criança com a inserção de figuras. Foucambert (1994, p.17)
A imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não leem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.

OBJETIVO GERAL:
Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a autoestima;
Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
Envolver-se em várias situações de comunicação;
Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação;
Recontar histórias e fatos em sequência;
Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;
Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;
Manusear diferentes tipos de livros.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita);
Comunicação de desejos e sentimentos;
Manifestações culturais;
Ritmos e gêneros musicais;
Repertório de canções;
Comunicação e gêneros textuais;
Conto e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros;
Expressividade;
Confecção de um mascote literário da turma;
Dramatizações das professoras e crianças;
Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
Contação de histórias em ambientes diferentes.
Criar livros de histórias com as crianças.
Leitura de imagens;
Contação de história através de objetos diversos.
Varal de livros.
DESENVOLVIMENTO:
Iremos colocar diversos tipos de ritmos e gêneros musicais para as crianças dançarem e cantarem livremente.
Faremos diversas artes visuais ao longo do ano trabalhando as inúmeras manifestações culturais.
Entregaremos diversos tipos de livros e gêneros textuais para os bebês e crianças explorarem.
Será confeccionado um mascote literário, que irá para casa juntamente com livros de histórias, específicos para sua faixa etária. Os pais contarão histórias para seu filho e farão um relatório de como foi a reação da criança, devolvendo esse relatório para as professoras. Isto irá acontecer no segundo semestre do ano.
Faremos contação de histórias com livros, fantoches, dedoches e máscaras.
Momento diferenciado no momento da contação com caixa diferente, molho de chaves, pau da chuva, música.
Confeccionaremos um livro com as crianças carimbando as mãos e colando diversos materiais.
Dia da contação onde uma criança escolhe um livro e faz uma contação para os colegas.
Entregarei para os bebês e crianças diversos tipos de livros para o manuseio.
Colocaremos um varal com diversos tipos de livros pendurados e pediremos para que escolham qual iremos ler em sala.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de acordo com a faixa etária de cada turma e será feita pela professora através de registros e fotos, levando em consideração a participação, interesses e dificuldades de cada criança e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde eles apresentarem dificuldades. No decorrer de todo o processo, será observado toda evolução do aluno, desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas pela professora, através das seguintes considerações:
Identifica imagens;
Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
Manuseia livros, folheando-os;
Explora sons, texturas e imagens dos livros;
Demonstra espontaneidade em movimentar seu corpo;
Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!