Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

PROJETO ANUAL- HORTA


CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Horta\ Alimentação Saudável
“ Comer bem é Comer certo “

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
  
2019


1.     JUSTIFICATIVA

     O propósito deste projeto é trabalhar de forma atraente levando às crianças da CEI “ José Maria" a aprender a importância de uma alimentação saudável, pois , para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico.  Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde.
    A escola/creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação.                           Apresentar o consumo de alimentos saudáveis e a importância e contribuição para a saúde de uma forma participativa, lúdica e educativa.  Segundo Philippi, 2003:

O brincar é a principal forma de relação da criança com o mundo, a educação nutricional deve constituir-se em um processo ativo, lúdico e interativo que forneça a elas conhecimentos e instrumentos para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis (PHILIPPI, 2003).

    Assim através do projeto iremos estimular a alimentação saudável para as crianças de maneira prazerosa, acreditando que devemos propiciar momentos em que eles aprendam a respeitar, zelar, e a cuidar do meio ambiente, para que as crianças percebam –se como parte do ambiente.

2.  OBJETIVO:

·        Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
·        Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
·        Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
·        Incentivar os bons hábitos alimentares;
·        Identificar as preferências alimentares dos alunos;
·        Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·        Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
·        Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
·        Propiciar as crianças contato com terra , água , sementes e mudas de plantas;
·        Degustação do alimento semeado , cultivado e colhido ;
·        Estimular o tato e paladar;
·        Estimular a criatividade e imaginação;
·        Reconhecer os alimentos;
·        Valorizar os momentos da alimentação;
·        Abordar a importância da água para os seres vivos;
·        Apresentar o processo de germinação do vegetal e suas etapas;
·        Incentivar o trabalho para a organização individual e coletiva;
·        Promover a responsabilidade e a oportunidade de cuidar de um ser vivo;

3.  CONTEÚDO:

·         As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
·         Leitura de livros à alimentação;
·         Músicas, danças e filmes;
·         Confeccionar de cartazes e painel com os nomes dos alimentos dividindo-os de acordo com sua categoria (frutas, legumes e verduras). - A pirâmide alimentar.
·        Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
·        Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
·        Modelagem de alimentos (massinha);
·        Colagem de grãos;
·        Leitura Diária do cardápio;
·        Utilização correta dos talheres;
·        Brinquedos pedagógicos;
·        Rodas de conversa;
·        Jogos: quebra cabeça e jogo da memória;
·        Brinquedos de sucata;
·         Lembrancinhas;
·         Recorte e colagem.
·        Plantação ( horta , garrafas pet..)
·        Utilizar luvas nas crianças para que elas mexam na horta , estimulando o desenvolvimento da sua capacidade motora ;
·        Exploração da percepção das crianças sobre a textura do solo , cheiro e umidade;



DESENVOLVIMENTO:
Apresentaremos um vídeo infantil apresentando o plantio de uma horta e faremos o reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa o professor deve aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como é uma horta e para que serve , baseados na visita á horta e ao vídeo assistido.
Todos os meses escolher uma fruta para levar até a sala de aula e apresentar para os bebês e as crianças. Cortar a fruta e deixar que todos experimentem. Observar as reações das crianças durante a experimentação.
Faremos com as crianças oficinas culinárias, onde elas prepararam alguns de seus próprios alimentos com o auxílio dos educadores\as, interagindo com todas as  outras crianças , aprendendo sobre a importância de se alimentar bem , sobre a higiene dos mesmos e a sua.
Faremos também uma roda de conversa, onde será explicado para elas sobre as diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis, entre verduras e legumes e posteriormente poderemos através do que foi levantado na conversa fazer a pirâmide alimentar e explorar os rótulos dos alimentos.
Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura, como manusear os instrumentos ( pá e regador ) na preparação da terra.
As crianças participaram do processo de plantio da horta  e manutenção ,observando o crescimento e também do momento da colheita. Como eixo do projeto trará a brincadeira como foco para que a criança aprenda a comer bem, brincando.
  

4.  RECURSOS NECESSÁRIOS:

·        Alimentos saudáveis (frutas, leite, pães...)
·        Brinquedos
·        CD e DVD
·        Cola colorida,
·        Cola quente
·        Cola Tenaz,
·        E V A coloridos
·        Fantoches
·        Fita adesiva
·        Fita crepe
·        Guache
·        Gliter
·        Massa de modelar
·        Músicas
·        Palito de sorvete,
·        Papéis diversos
·        Quebra cabeça
·        Rádio
·        Revistas
·        Sucatas
·        Semente para plantar na horta
·        Terra
·        Tesoura
·        TV
·        Cópias (Xerox)
·        Pincel atômico
·        Pincel
·        Palitoches , fantoches e dedoches
·        (Não tendo o material o mesmo poderá ser substituído)


5.  AVALIAÇÃO:

A avaliação será constante e de forma coletiva observando o interesse, a  organização e a participação do grupo , será feita a cada atividade realizada , registrada através de relatos e fotos. Portanto a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto , buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.  a melhor avaliação se dará em longo prazo, ou seja quando a criança colocar em prática tudo que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!