Arquivo do blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

Nos ajude a Melhorar a qualidade da Educação Infantil Paulistana!

 No dia 15 de maio teremos um dia super agradável no CEI José maria , onde teremos uma mesa de  café da manhã para homenagear o mês da mães e recepcionar aos familiares/responsáveis e comunidade na reunião, onde abordaremos varias questões nas diferentes dimensões dentro do CEI, Tendo como foco uma  autoavaliação institucional.
 Este tipo de autoavaliação institucional participativa já vem sendo adotada em diversas redes e educação no país, como uma estratégia para a melhoria da qualidade da educação básica. 
O documento Indique – EI tem sido um dos instrumentos utilizados por redes e instituições na busca da melhoria da qualidade do atendimento às crianças de 0 a 5 anos e idade na educação infantil. Composto por sete dimensões2, cada uma delas desdobrada  em Indicadores, com questões sobre os diferentes aspectos do funcionamento de uma instituição educacional para crianças pequenas, o instrumento propõe uma metodologia de trabalho coletivo, que incentiva a participação dos diversos segmentos presentes: gestores,coordenadores, professores, funcionários operacionais , familiares/responsáveis e comunidade.
Falaremos sobre os indicadores da qualidade na Educação Infantil que  têm um significado de transformação da instituição de Educação Infantil. Porque nos direciona a fazer uma autoavaliação do que está bom, do que podemos modificar para uma educação de qualidade significativa e integral.Sendo 9 dimensões:

1. Planejamento e gestão educacional;
2. Multiplicidade de Experiências e Linguagens em contextos lúdicos para as infâncias;
3. Interações;
4. Promoção da saúde e bem estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do
outro e do mundo;
5. Ambientes educativos: espaços, tempos e materiais;
6. Formação e condições de trabalho dos educadores e das educadoras;
7. Rede de proteção sociocultural: Unidade Educacional, família/responsáveis,
comunidade e cidade;
8. Relações étnico-raciais e de gênero;
9. Autoria, participação e escuta de bebês e crianças.


Explicaremos cada uma delas  e responderemos o questionário avaliando cada aspecto através de cores, após está avaliação será repassada as autoridades pertinentes.

Nos ajude a Melhorar a qualidade da Educação Infantil Paulistana! contamos com sua presença.