Arquivo do blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

PROJETO CURRICULAR ANUAL DE LEITURA


CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

Leitura

 

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
2018

 

1.  JUSTIFICATIVA:

 

Precisamos trazer nossas crianças para o mundo da leitura, pois percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossas crianças do ato de ler. O mundo da tecnologia como computadores, videogames, TV e celulares, vem fazendo com que crianças com idades de 2 anos já estejam com celulares na mão, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: o vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Através da leitura a criança consegue se transportar para o mundo do faz de conta, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com as professoras e equipe pedagógica propiciar às nossas crianças momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. A criança deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Assim teremos a certeza de que este projeto contará com o apoio de todas as professoras, pois a equipe docente tem plena consciência de que a criança deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.  Estimulando a leitura, faremos com que nossas crianças, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

 

 




2.  OBJETIVO:

·        Compreender como é a prática de leitura na educação infantil;

·        Entender o que é necessário fazer, para que os alunos se tornem leitores autênticos;

·        Oportunizar momentos lúdicos e aconchegantes de contação de histórias, que explorem diferentes tipos de textos/livros e materiais, promovendo a construção de valores como a amizade, o companheirismo, o carinho, o amor e a união na nossa Creche e no âmbito familiar.

·        Estreitar os laços entre a Creche e as Famílias.

·        Incentivar a participação das famílias nos momentos de leitura/contação de histórias construídos por eles em suas famílias e lares, realizando e valorizando o registro por escrito e através de desenhos, sobre como foram esses momentos.

·         Incentivar professores e funcionários a buscar a leitura por prazer, favorecendo a troca de experiências literárias.

·         Apreciação das leituras

·         Manusear diferentes tipos de livros.

·         Ampliação do vocabulário.

·         Criar o hábito de escutar histórias.

·         Reconhecer o livro como portador de histórias, manifestando prazer ao explora-lo.

·         Enriquecimento do imaginário e criatividade.

·         Desenvolver a socialização.

·         Favorecer o contato com textos de qualidade literária.

·         Valorizar o livro como fonte de conhecimento e entretenimento.

·         Estimular a resolução de problemas.

·         Se dirigir ao livro por meio de falas, gestos, expressões faciais e balbucios (sorrisos, gritinhos, vocalizações,etc.)

·         Recontar historias e fatos em sequências.

·         Formar um futuro leitor.

 

 
3.  CONTEÚDO:

 

·        Contação de histórias na creche realizada por funcionários e responsáveis.

·        Piquenique da leitura (abertura das atividades) – Piquenique ao ar livre, com contação de histórias, leitura e manuseio de livros.

·        Empréstimo de livros infantis

·        Círculo de leitura – cada professor ou funcionário trará um ou mais livros para indicar a leitura. Estes livros circularão entre os professores e funcionários formando uma rede de empréstimo de livros.

·        Varal de Indicação Literária - Cada turma escolherá semanalmente dentre todas as histórias contadas na semana, o livro que eles mais gostaram e confeccionarão um cartaz coletivo, utilizando técnicas artísticas e diferentes materiais, indicando esta leitura para a outra turma. Os cartazes com a indicação ficarão expostos na sala e na área interna da creche.

·        Confecção de livros de histórias.

·        Livros que as crianças tragam de casa.

·        Espaço de leitura.

·        Contação de história com fantoches, dedoches, máscaras, etc.

·        Contação e recontação de histórias contadas pelas crianças.

·        Exposição de livros para que as crianças escolham os de sua preferência.

·        Caixa de leitura.

·        Contação de histórias em diversos ambientes.

·       Empréstimo de Kit de Contação de Histórias - livros infantis e algum objeto, fantoche ou adereço, relacionado ao tema da história - para que os pais possam criar um momento prazeroso de contação de histórias.

 

 

4.  DESENVOLVIMENTO:

Num primeiro momento, será feita uma mobilização entre os funcionários, sobre a importância das histórias para a formação de leitores, desde pequenos. Em seguida, será feita reunião com pais e responsáveis para sensibilização sobre o projeto, explicando as etapas do mesmo, e faremos posteriormente com os funcionários o levantamento de voluntários  para contar histórias para as crianças na creche, contando com a participação de todos faremos uma escala para organização da contação, facilitando assim a participação de todos.

Feito esse levantamento, faremos outra reunião com os voluntários com exposição de todos os livros para a escolha das histórias, seleção dos materiais (livros, fantoches, objetos) a serem utilizados na contação e organização do cronograma.

Faremos com as crianças uma roda de conversa onde iremos explicar a importância da leitura, de como manuseá-lo e quais os cuidados a serem tomados com o mesmo, iremos proporcionar pelo CEI diversas contações em ambientes diferentes, incentivando-os a imitar os sons com base na fala do educador, estabelecendo assim uma situação comunicativa com os adultos. Feito tudo isso, faremos desenhos das histórias que ouviram para poderem expor para as outras crianças, criaremos uma mascote para cada turma e eles poderão leva-lo para casa junto com o livro de sua escolha.

Registrar com fotos o desenvolvimento do projeto.

 

 

 

5.  RECURSOS NECESSÁRIOS:

·        Livros e materiais pedagógicos do acervo da creche

·        Caderno para registro do momento de contação de histórias em casa.

·         Livros do acervo pessoal dos funcionários e professores.

·        Cola quente

·        Tintas (cores diversas)

·        Brinquedos

·        CD e DVD

·        Cola colorida,

·        Cola branca,

·        E V A coloridos retalhos

·        Fantoches

·        Fita adesiva

·        Fita crepe

·        Guache

·        Massa de modelar

·        Músicas

·        Palito de sorvete,

·        Papéis diversos

·        Rádio

·        Revistas

·        Sucatas variadas

·        Tesoura

·         Televisão e DVD/ Projetor e telão

·        Pincel

·        Gliter

·        Papel laminado

·        Papelão

·        (Não tendo o material o mesmo poderá ser substituído)

 

 

6.  AVALIAÇÃO:

 

A avaliação será constante e de forma gradativa ao interesse das crianças, a organização e a participação do grupo, irei avaliar: se exploram texturas e diversos objetos; se identificam os materiais e objetos, examinam e exploram objetos de diferentes formas e sons; se interagiram; empilha objetos; as manipulam brinquedos e materiais sonoros; se exploram com prazer os objetos variados, se brinca e reconhece as cores, se expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e outros movimentos, se responde a perguntas dirigidas e se manuseia o livro folheando-o.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!