Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Projeto:Quem cuida de mim! (Família)


CEI JOSÉ MARIA
 

Projeto curricular

Quem cuida de mim!

(Família)

 
Mini Grupo II A e B

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

Professora: Hellen Prudente e Aline Bonfim

                                                   Maio / 2018
 

JUSTIFICATIVA:

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
Este projeto tem como finalidade trabalhar a família na Educação Infantil, é nela que temos a base para enfrentar os acontecimentos da vida. Na família aprendemos a amar, falar, respeitar e socializar. Pensando nesse pressuposto destaca-se que nem todas as famílias são iguais, algumas famílias têm só o pai ou só a mãe sendo assim vamos tratar esse assunto complexo de forma simples e diversificada.

 

OBJETIVOS:

- Conhecer e respeitar os diferentes tipos de famílias;

- Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha e teatro com fantoche;  

- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;

- Salientar que as pessoas têm nome e sobrenomes; 

- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;  

- Despertar a curiosidade em conhecer a família de cada um;
 

CONTEÚDOS:

- Acolhimento: revistas, jogo da memória, massinha, quebra-cabeça, brinquedos diversos, blocos.

- Roda de conversa.

- Trabalhar as cores.

- Desenhos diversos.

- Confeccionar um painel sobre a família.

- Roda de leitura.

- Músicas cantadas.

- Jogos e brincadeiras tais como: massinha, brinquedos de encaixe, quebra-cabeça.

- Trabalhar as formas geométricas.

- Trabalhar as vogais.

- Noções de quantidade.

 

- Saída: bonecas, carrinhos, brinquedos miniaturas, historias diversas, bolas, massinha, revistas.

 

DESENVOLVIMENTO:

Em nossa roda vamos conversar com as crianças sobre as semelhanças e diferenças de cada um,  se aprofundando no assunto eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe um modelo de família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família.

Em sala trabalharei as cores com atividades lúdicas: separar monta-monta, dado das cores e brincadeiras com bexigas.

Trabalharei as formas geométricas através do jogo com o dado.

Mostrarei as crianças diferentes desenhos relacionados ao tema do projeto.

As crianças farão desenho livre relacionado ao projeto.

Confeccionarei com as crianças um painel de fotos da sua família e outro com diferentes tipos de famílias.

Em nossa roda de leitura contarei diversas histórias: O livro da família, Todos somos iguais, A família do abacaxi, O filho do grufalo, Chapeuzinho amarelo e Prosa e poesias.

Cantarei com as crianças cantigas e musicas sobre a família: Gente tem sobrenome, essa família é muito unida, entre outras.

As crianças receberam massinha de modelar para criar sua família.

Darei as crianças brinquedos de encaixe para que brinquem juntos.

Em pequenos grupos darei as crianças um quebra-cabeça, para que um ajude o outro a montá-lo.

Na sala de vídeo iremos assistir desenhos tais como: Peppa, Lunna, Família flisquiston,

 

RECURSOS NECESSÁRIOS:

 

·         Brinquedos.

·         Massa de modelar.

·         Músicas.

·         Revistas.

·         Cola.

·         Tesouras.

·         Cartolinas.

·         Desenhos diversos.

·         Brinquedos pedagógicos.

·         DVD.

·         Rádio.

·         Fita adesiva.

·         Livros.

·         Tinta guache.

 

AVALIAÇÃO:

 

Na Educação Infantil, nós educadores estamos acostumados a registrar em todas as atividades como as crianças reagiram, se adquiriram novas competências, entre outras observações serão comtemplados na avaliação das crianças:

- Identificam imagens.

- Se falam sobre as imagens que vê.

- Brinca e reconhece cores.

- Responde a perguntas dirigidas.

- Relata fatos e experiências.

- Interagem uns com os outros.

- Cantam e realizam movimentos.

- Reconhecem diferentes tipos de transporte.

- Se ouve interação e entusiasmo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!