Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Projeto: Por um mundo mais verde-Meio Ambiente


CEI José Maria
 

PROJETO CURRICULAR

Por um mundo mais verde

Meio Ambiente

Mini Grupo I A - B
 

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi

                  
                                             Professoras: Flávia Galindo

                                                      Vanessa Faria Contato

 

Agosto 2018

1.   JUSTIFICATIVA:

 

A preservação do meio ambiente é muito importante, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais estejam disponíveis para a nossa sobrevivência.

A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza, preservando o meio ambiente através da reciclagem, podemos tirar do meio ambiente produtos que levariam em média 100 anos para desintegrar.

Durante o decorrer do projeto será trabalhada a reciclagem e a preservação do meio ambiente, sensibilizando as crianças e os pais, identificando as situações que causam danos a ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.
 

2.   OBJETIVOS:

 

  • Conhecer sobre o processo de seleção e reciclagem do lixo.
  • Trabalhar o respeito  com a natureza.
  • Resgatar junto com as crianças a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto a limpeza do Cei, fazendo assim com que os alunos levem essas informações para dentro de casa.
  • Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência. 
  • Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.


3.   CONTEÚDO:
 

·        Acolhimento;

- Bolinha de sabão, Brinquedos diversos, Folhear  livros, Cantar com amigos,

Monta-monta, Ouvir a música e dançar e peças de encaixe;

  • Fazer um mural com as lixeiras, explicar as cores;
  • Confeccionar brinquedos e jogos com materiais recicláveis como: encontre a tampinha, boliche, jogo das argolas e telefone de lata;
  • Confeccionar painéis referentes ao tema;
  • Montar uma horta com material reciclável;
  • Roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente;
  • Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída;
  • Ouvir e cantar música sobre o tema;
  • Interpretação oral através de imagens, sobre o tema desmatamento e queimadas.
  • Pinturas, dobraduras e colagens sobre o tema;
  • Trabalhar a importância da água para os seres vivos e a importância de cuida-las
  • Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros;
  • Montar a história da Natureza;
  • Brincadeira Vamos passear na floresta?!
  • Modelagem (massinha);
  • Boneco de alpiste;
  • Brinquedos pedagógicos;
  • Noção de espaço – grande/pequeno;
  • Saída;

- Brinquedos diversos, folhear livros, monta-monta, bolinha de sabão,  

   brinquedos diversos e leitura de livros.


4.   DESENVOLVIMENTO:

 

Farei desenhos de cinco lixeiras e pedirei a eles que pintem uma de cada cor, representando as cores básicas dos lixos correspondentes: Verde: vidro, Amarelo: metal, Azul: papel, Vermelho: plástico, Marrom: orgânico, em seguida explicarei a eles o que cada cor corresponde e o que devemos jogar em cada lixeira. Separarei diversos tipos de lixos e auxiliarei a colarem os lixos em suas respectivas lixeiras.

  Com matérias recicláveis faremos diversos brinquedos e jogos como: jogo de memorização com potinhos de Danone e tampinha de garrafa, pedirei para que cada criança decore seu potinho de Danone e em seguida mostrarei a eles como fazer a brincadeira, esconderei a tampinha embaixo de um potinho e trocarei os potinhos de lugar e aquele que acertar, dará início a brincadeira. Boliche com garrafa pet, pedirei para que decorem as garrafas e faremos uma bolinha com papel amassado, orientarei as crianças para que joguem a bola em direção as garrafas e auxiliarei a contarem quantas garrafas conseguiram derrubar, com as mesmas garrafas faremos o jogo da argola e construiremos as argolas dobrando o papel cartão, fazendo o formato de um círculo. Telefone de lata, pedirei para que pintem e decorem a lata com diversos tipos de papéis e montarei junto com eles o telefone e auxiliarei a brincarem.

   Confeccionaremos um pequeno painel, vamos cuidar do nosso planeta, as crianças vão pintar o planeta. Faremos um painel sobre o meio ambiente com material reciclável. Confeccionaremos um painel sobre a água, embaixo de um desenho de uma torneira, eles irão carimbar as mãos formando as gotas que saem da torneira, em seguida conversarei sobre a importância da água e como devemos economizar.

    Com uma garrafa pet, pedirei para que decorem a garrafa com retalhos de e.v.a e papéis coloridos e que coloquem um pouco de terra para plantarmos o girassol, auxiliarei as crianças a colocarem a semente e a cobrirem com a terra.

   Farei com as crianças uma roda de conversa e conversarei com eles sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente.

   Mostrarei a eles imagens da natureza preservada e da natureza poluída e conversarei com eles sobre as imagens, perguntarei para eles quais as diferenças entre as duas imagens.

   Ouviremos as músicas Planeta azul de Chitãozinho e Xororó e Planeta Eva de Ivete Sangalo e pedirei para que prestem atenção na música e em seguida farei uma roda de conversa falando sobre as músicas que ouvimos.

   Farei uma roda de conversa falando sobre o desmatamento e queimadas, mostrarei a eles as imagens para que possam entender melhor.

   Pintaremos alguns desenhos sobre os animais que estão em extinção e faremos dobraduras de alguns deles.

   Montaremos um história da Natureza, com papéis, sementes, dobraduras e usaremos tinta guache.

   Com o uso de um aparelho de som , faremos uma roda e colocaremos a brincadeira Vamos passar na floresta, para escutarem e conforme o que for falando no áudio, faremos os movimentos.

 
5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:

 

·         Aparelho de som;

·         Brinquedos pedagógicos;

·         Pendrive;

·         Cola branca;

·         Algodão;

·         Sementes;

·         Materiais recicláveis;

·         Tinta guache;

·         Cola colorida;

        Cola quente;

        E V A coloridos retalhos;

·         Fantoches;

·         Cartolina;

·         Folha sulfite;

        Fita adesiva, Dupla face e crepe;

·         Giz de cera, lápis colorido e canetões;

·         Jogo de memória;

·         Livros de historinhas;

·         Massa de modelar;

·         Pincel;

·         Barbante;

·         Feijão;

·         Palito de sorvete;

·         Papel camurça, Dobradura, e crepom;

 

6.   AVALIAÇÃO:

 

A avaliação será processual e continua durante todos os momentos e em todos os ambientes. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas brincadeiras, interação com o outro e troca de informações, domínio e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, se conhecem e reconhecem, se compreendem o conteúdo.

 

   

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!