Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Projeto Brincando e recriando “Férias”


CEI JOSÉ MARIA

Projeto curricular

Brincando e recriando

“Férias”

 
Berçário I A-B

 
 

Projeto orientado pela coordenadora: Gislene Bianchi

Professoras: Alessandra Silvia de Souza Oliveira

Lauriete Soares da Silva
                                                   Julho/2018

Justificativa:

A elaboração do projeto brincando e recriando visa inserir o lúdico para que haja momentos de alegria, satisfação e interação entre os bebês, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando os bebês no processo de construção de conhecimento.

Durante o desenvolvimento do projeto, iremos promover brincadeiras, leituras, musicalização, teatros, atividades diversificadas e diferenciadas para desenvolver o imaginário dos nossos bebês e potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades de compreenderem o que está sendo proposto.

Objetivos:


 

- Promover a socialização e interação afetivas entre os bebês;

- Desenvolver a linguagem oral, corporal e raciocínio lógico;

- Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual, auditiva e tátil;

- Estimular o reconhecimento da imagem e a auto-estima;

- Desenvolver a atenção, concentração e autonomia;

- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito e solidariedade;

- Explorar diversos tipos de materiais.

 

Conteúdos:

·        Acolhimento: Brinquedos pedagógicos, Brinquedos sonoros, Vídeo, monta tudo e cantigas diversas.

·        Confeccionar tubos das cores, caixa das formas geométricas e avental musical.

·        Balões de luvas de látex;

·        Manusear revistas e livros infantis;

·        Vídeos: Xuxa, Pequerruchos, Galinha Pintadinha e Patati Patatá.

·        Cócegas, músicas de ninar, cadê o bebê e relaxamento nos colchonetes.

·        Blocos lógicos, brinquedos pedagógicos, móbiles, piscina de bolinhas e cavalinhos.

·          Expressões e reconhecer sua imagem no espelho;

·         Confeccionar tubos das cores, caixa das formas geométricas e avental musical.

·        Balão de luva e látex, monta-tudo, bonecas, carrinhos, cordão com bexigas, caixas de papelão, caixa de ovos, brinquedos pedagógicos de encaixe (Flor), bichinhos de borracha.

·        Diversas bolas, colchonetes, ginástica, obstáculo (rampa), circuito com bambolês, gesticular e cantar músicas variadas.

·        Música com palitoches, músicas cantadas e Cd de cantigas de roda.

·        Saída: Bolinhas de sabão, Musicalização, móbiles com objetos, bolas e cubo tátil.
 
Desenvolvimento:

         No acolhimento, entregarei aos bebês os blocos lógicos, brinquedos pedagógicos ou bolas para brincarem e cantarei algumas músicas infantis.

          Confeccionarei: tubos de diferentes cores para que os bebês coloquem as bolas das respectivas cores, caixa com aberturas de formas geométricas vazadas para explorarem e um avental personalizado com a música do seu Lobato para acompanharem gesticulando.

           Farei com eles balões de luvas de látex, desenharei carinhas divertidas e entregarei para brincarem.

         Com todos sentados, entregarei para cada bebê um brinquedo sonoro para que explorem, revistas e livros para manusearem e depois contarei as histórias.

         Assistiremos vídeos relacionados ao tema para que seja estimulado a imaginação, concentração e a percepção visual.

          Cada bebê será deitado no colchonete para sessão de massagem e cócegas em seu corpinho.

Na hora do sono cantarei diversas músicas de ninar, para o bebê relaxar e ter um sono tranquilo.

Colocarei um pano sobre o rosto do bebê e puxarei “cadê o bebê”, para estimular eles a se descobrirem.

Serão colocados, os bebês deitados nos colchonetes e conversando com eles calmamente para relaxarem, e para brincarem serão entregues brinquedos pedagógicos, blocos lógicos e bexigas.

Chamarei a atenção dos bebês para virem brincar nos móbiles que temos na sala de aula.

Colocarei em sala: piscina de bolinhas para se divertirem e os cavalinhos para sentarem e balançarem.

De frente ao espelho serão estimulados a fazerem diferentes expressões.

Entregarei: monta-tudo, boneca, carrinho, bolas, brinquedos emborrachados, brinquedos pedagógicos para cada bebê brincar.

Empilharei alguns colchonetes e deixarei os bebês explorarem e farei alguns movimentos de ginástica para que eles repitam.

Colocarei: a rampa (obstáculo) na sala e deixarei os bebês explorarem, vários bambolês no chão formando um circuito e chamarei os bebês para caminhem ou engatinhem sobre eles, várias caixas de ovos pelo chão e estimularei para que caminhem sobre elas.

Irei cantar e gesticular várias músicas infantis, para que eles acompanhem meus gestos.

Com todos sentados colocarei para tocar “descobrindo os sons” para que ouçam e identifiquem a origem dos sons, pedirei para que cada bebê pegue um palitoche e eu cantarei a música referente fazendo os gestos.

Saída: Entregarei para cada bebê diversos brinquedos para se entreterem, assoprarei as bolinhas de sabão para eles estourarem, cantarei diversas músicas, brincaremos com vários objetos pendurados nos móbiles, de retirar e colocar objetos na caixa tátil.

 

Recursos:


 

         - Luvas de látex;

- Livros infantis;

- Cd e DVD;

         - Revistas;

         - Tecido;

         - Lanterna;

         - Bexigas;

         - Barbante;

         - Bambolê;

         - Caixas de ovos;

         - Caixas de papelão;

         - Bolas;

         - EVAs coloridos;

         - TNt;

         - Velcro;

         - Pistola de cola quente;

         - Refil de cola quente;

         - Diversos tipos de papéis.

 

Avaliação:

 A avaliação será feita diariamente através de registros, participação, interesses e dificuldades de cada bebê e intermediando no processo de aprendizagem, quando necessário, onde os bebês tiverem mais dificuldades. No decorrer de todo o processo será levado em consideração, toda evolução do bebê, desempenho e desenvolvimento durante as atividades propostas pela professora.

A avaliação do projeto será feita através das seguintes observações:

- Demostrou interesse pela atividade;

- Atendeu os comandos dados pela professora;

- Teve autonomia para realizar as atividades;

- Interagiu com os amigos.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!