Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto do mês de fevereiro: ÁGUA

CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
PLANETA ÁGUA




MINI GRUPO ll - B


Projeto Orientado pela Coordenadora Gislene Bianchi
Professora : Andreia Demare Candido Frota


                           Março 2015


Justificativa
A Terra é a grande casa onde vivem todos os homens, os animais, as plantas.
 Cuidar da Terra é preservar o meio ambiente, é cuidar do solo, da água, proteger os animais, conservar a vegetação e não poluir. Para cuidar melhor do planeta é preciso conhecê-lo melhor e aprender a respeitá-lo.
A água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, desde plantas até os seres humanos. Sem ela não haveria vida, por isso devemos conscientizar as crianças da sua importância e de como usá-la corretamente, sem desperdícios.


Objetivos
  • Valorizar a água como fonte de vida.
  • Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
  • Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
  • Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza.
  • Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.
  • Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
  • Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades.
  • Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.


Objetivos específicos
  • Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
  • Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
  • Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).


Metodologia
Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".


Desenvolvimento
Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.


Atividades - Música
1° Dia - Iniciar a aula com a música:Chuá, Chuágua, em seguida comentar a música, cantar e dançar. Levantar hipóteses com perguntas sobre e o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema da aula. Outra música sugerida éRatinho tomando banho , veja o vídeo abaixo... falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo.


Vídeo
Exibir o vídeo:A turma da Clarinha e o ciclo da água...
Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.


História
Contar a história 'A gotinha Plim Plim' e fazer a recontação da história. Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Trabalhar com fantoches da gotinha, ilustrar um livrinho e desenhar na sala de aula.  Ilustrar e comentar os desenhos da história. Exibição do desenho em sala de aula.
1   - A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 - Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 - Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 - Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 - Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 - No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.


História e Arte - A gotinha viajante
Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.


Recursos didáticos
  • Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.


Avaliação
Avaliar os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora. O que melhorou?  Conseguiram se expressar através do desenho ou pintura? Observar as atividades desenvolvidas e registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!