Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

PROJETO: Eu Sou Assim... Identidade/Adaptação

CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR
Eu Sou Assim...
Identidade/Adaptação


         

Mini Grupo I A-B
Projeto Orientado pela Coordenadora Gislene Bianchi
Professoras: Walquiria Lopes
Sônia Regina Minguini Ferreira
     Fevereiro de 2016


JUSTIFICATIVA

O projeto Eu Sou Assim, é de extrema importância, pois trabalhamos a adaptação e o acolhimento das nossas crianças e proporcionamos as crianças uma acolhida fraterna, valorizando cada um deles dentro da escola.
Com isso nós iremos organizar uma recepção para as crianças de uma forma tranquila, segura e carinhosa, vamos elaborar um espaço atraente, com cantos de brinquedos e brincadeiras na sala de aula, afim de que a sua chegada seja tranquila.
                Ao recebermos as crianças em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, precisamos fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros em todo ambiente escolar.

OBJETIVO

ü     Conhecer e ampliar seus conhecimentos já trazidos de casa;
ü     Deixar as crianças sentir se à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
ü     Estabelecer relação de confiança  entre professores, crianças e famílias;
ü     Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado;
ü     Acolher com atividades trabalhando o lúdico;
ü     Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável;
ü     Estabelecer vínculo entre o professor e a criança;
ü     Contribuir para que as crianças adaptem-se as novas rotinas no seu dia a dia.

CONTEÚDO

ü      Conversa em roda;
ü      Quem sou eu? Trazendo a identidade de cada criança;
ü       Músicas diversas;
ü     Leitura de histórias;
ü     Linguagem corporal com músicas, atividades físicas e relaxamentos;
ü     Brincar no parque, solário e com brinquedos diversos;
ü      Desenvolver diversas brincadeiras;

METODOLOGIA
Como é um mês de grandes mudanças na vida dos pequenos estaremos desenvolvendo atividades que proporcionam o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, desenhar, pintar, dentre outras; 
Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular, rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar. Atividades que instiguem a imaginação e a criatividade: faz-de-conta, conto de histórias e brincadeiras livres no parque e no solário, sempre socializando as crianças.

DESENVOLVIMENTO

Linguagem musical: ouvirCDs variados e cantar diversas canções infantis, manusear instrumentos musicais;
Vídeo: assistir DVD ‘s musicais e desenhos infantis relacionados à faixa etária;
Linguagem corporal: atividades de movimentos, como arrastar-se, engatinhar, pular, passar por dentro de obstáculos;
Linguagem artística: pinturas com tinta guache e pincel, pintura a dedo em diversos tipos de materiais, como: sulfite, cartolina, papel cartão etc;
Linguagem verbal: Leituras de contos; pedir para os pais brincadeiras que eles brincava na época deles e adaptar para a nossa turma;
Brincar e imaginar: manusear diversos tipos de brinquedos pedagógicos, bonecas, carrinhos, bolas, bexigas e massa de modelar;
Matemática: Contagem oral, noções de grande e pequeno, dentro e fora, frente e trás, alto e baixo, desenvolvendo a lateralidade das crianças.
Natureza e Cultura: Trabalhar com as crianças o ganhar e o perder;

RECURSOS

Cartolina;
Tintas guache e pintura á dedo;
E V A Colorido
Pincéis;
Papel crepom de diversas cores;
Papel Kraft;
Papel Dobradura;
Giz de cera;
Cola;
Livros de História;
Cola Colorida;
Massa de Modelar;
Bolhas de sabão;
CD´s e DVD´s;
Bexigas.

AVALIAÇÃO

            A avaliação será feita de forma continua de acordo com o que iremos trabalhar no dia, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada criança e a significação que cada trabalho comporta.
            O foco na fase de adaptação é a observação. Avaliar individualmente cada criança através da observação e com registros diários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!