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segunda-feira, 14 de abril de 2014

SURTO DE DENGUE NA REGIÃO/Cuidado: dengue se parece com outras viroses.

Cuidado: dengue se parece com outras viroses

Infectologista alerta para o risco de erros de diagnóstico, como o ocorrido com garoto que morreu com a doença.


Rio - O erro de diagnóstico que pode ter contribuído para a morte por dengue do pequeno Rafael Wanderson de Castro, 9 anos, reacendeu a discussão em torno da dificuldade de detectar a doença. O menino morreu dia 3 de fevereiro no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, e o óbito foi atestado como causado por meningite. “A dengue é causada por um vírus e, por isso, suas manifestações podem ser confundidas com outras viroses, como meningite, leptospirose e até gripe”, afirma o infectologista da UFRJ, Edimilson Migowski.
 
Foto: Arte O Dia
Um exame de sangue específico (coleta de líquor), cujo resultado saiu após a morte do paciente, indicou que o menino tinha, na verdade, dengue.

Segundo o especialista, por mais que existam semelhanças, alguns aspectos relacionados ao comportamento das infecções no corpo são essenciais para fechar o diagnóstico. A meningite e a leptospirose, por exemplo, são doenças cujos sintomas são graves logo no início.

“A dengue começa a se agravar a partir do quarto dia. É quando os sinais ficam mais agudos. As outras duas já no primeiro dia têm sintomas mais pesados”, explica.

‘Gripe seca’

Já a gripe apresenta os chamados “sintomas respiratórios”: coriza, tosse, dor na garganta. “A dor na garganta pode até aparecer levemente na dengue, mas os outros sintomas, não. Costumamos dizer que a dengue é como uma gripe seca”, disse.

Além disso, para melhorar o diagnóstico, é preciso que se analise outros fatores relacionados ao paciente, como histórico familiar e epidemiológico. “Se vizinhos tiveram dengue, por exemplo, é bem provável que o paciente também tenha a doença. Além disso, o médico deve sempre pedir exames de sangue”, orienta Migowski.

Guaratiba: medo do inseto

Moradores da região de Guaratiba, onde Rafael vivia, reclamam da falta de agentes de saúde no local antes da morte do menino. Segundo eles, os técnicos só estiveram na Avenida Carnaubeira, rua da família da criança, depois do dia 3 de fevereiro, data da morte. Guaratiba fica na região de Campo Grande e é a terceira pior área em número de casos de dengue: 1.625, atrás somente de Bangu e Madureira.

A Secretaria Municipal de Saúde negou as denúncias dos moradores. Segundo o órgão, Guaratiba recebeu fumacê, que combate o mosquito adulto, no final de dezembro por seis semanas. Além disso, a secretaria afirmou que dez agentes de saúde atuam no local e que, em dezembro, eles realizaram vistoria em imóveis e eliminaram focos do Aedes aegypti.

Cuba vai testar vacina em humanos

Pesquisadores cubanos anunciaram ontem que vão começar a testar em seres humanos, ainda este ano, uma vacina capaz de proteger contra os quatro tipos de dengue.

O diretor do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (Cigb) de Cuba, Gerardo Guillén, afirmou que testes em macacos mostraram que a vacina controlou a multiplicação do vírus no organismo.

A pesquisadora Lisset Hermida, que coordena a equipe que executa o projeto, disse que ele começou a ser desenvolvido em 1992. O estágio atual está na fase de testes pré-clínicos em primatas, que antecede as provas realizadas com humanos.

No Brasil, testes em humanos com uma vacina produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur já estão sendo realizados desde agosto em cinco capitais: Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória. Esse não é o único grupo de pesquisadores brasileiros empenhado em elaborar uma vacina para a dengue. O Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo, e à Fundação Oswaldo Cruz, do governo federal, também têm projetos para elaborar uma vacina.

Proteja-se

REPELENTE - Deve ser usado principalmente em crianças. O ideal é limitar o uso até três vezes por dia. E só utilizar sob orientação médica.

AR-CONDICIONADO - O Aedes aegypti não gosta de lugares frios. Ligar o ar não é garantia de se livrar do mosquito, mas ajuda.

PREVENÇÃO - Não adianta só cuidar da própria casa. Cobre prevenção da escola onde seu filho estuda, do local onde você trabalha e até dos seus vizinhos. Todos precisam colaborar.


quinta-feira, 10 de abril de 2014

PROJETO CURRICULAR HABITOS DE HIGIENE E BOAS MANEIRAS

No mês de abril estamos trabalhando HABITOS DE HIGIENE E BOAS MANEIRAS, onde os pequenos irão aprender , como falar e comportar-se.


PROJETO CURRICULAR

HABITOS DE HIGIENE E BOAS MANEIRAS



Turma BII – A e B




Professoras: Marcia Aparecida Zacarias Affonso Souza
Vanessa Faria Contato



Justificativa:


Hábitos de Higiene e Boas Maneiras, são os pontos principais para qualquer programa de saúde. Muito embora a influência da família seja, neste aspecto, muito grande, é importante que também a creche ensine e estimule hábitos corretos que fazem parte de um estilo de vida saudável.



Objetivo:

- Levar a aquisição de hábitos saudáveis e boas maneiras;

- Criar habito de guardar e organizar seu brinquedos e outros pertences pessoais;

- Escovar os dentes diariamente;

- Lavar as mãos antes e após as refeições e após o uso do banheiro;

- Tomar banho diariamente;

- Usar sempre as lixeiras;

- Prevenção contra piolhos.




Conteúdo:

- Confecção de cartazes com hábitos saudáveis de higiene e boas maneiras;

- Atividade referente a higiene oral;

- Historinhas e diversas expressões;

- Colagem com figuras de produtos de limpeza;

- Pintura;

- Lembrancinhas;

- Teatro com dedoches ;

- Atividades lúdicas;

- Musicas cantadas;

- DVD;

- Massinha de modelar.





Desenvolvimento:


Linguagem Musical: Ciranda de roda, ouvir e assistir DVD (castelo Ra TIM Bum, Xuxa, Patati Patata)


 
Linguagem Verbal: Leitura de livros infantis; assunto Hábitos de Higiene e Boas Maneiras.


Linguagem Oral: historinhas contadas roda de conversas e teatro de dedoches.


Linguagem Corporal: Atividades com bola, dança e ginasticas.


Autonomia: Deve-se deixar muito claro a necessidade de higiene do corpo, das roupas, da escola e de casa.

Natureza e Sociedade: Comemoração da Páscoa, Dia do Livro e Dia do Índio e plantação de sementinhas. .
Linguagem Artística: Confecção de cartazes e lembrancinhas, massinha de modelar, pinturas com tinta, giz de cera, colagem de figuras e sucatas, cor e formas geometricas.



Recursos:


- Cartolina;

- tinta;

- Giz de cera;

- revistas;

- cola colorida;

- color set;

- cola branca;

- palito de sorvete;

- fantoches;

- fita adesiva colorida;

- fita crepe;

- papel sulfite;

- DVD;

- livros infantis;

- caneta hidrográfica;

- Brinquedos diversos;

- Rótulos e embalagens;

- Creme dental.





Avaliação:
Todos os alunos serão avaliados diariamente, considerando seu interesse e capacidade individual de cada criança; observando se captaram o objetivo proposto.

























PROJETO CURRICULAR ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

No mês de março, trabalhamos com os pequenos o projeto alimentação saudavel, estimulando nossos pequenos a se alimentar corretamente.

 

PROJETO CURRICULAR

Alimentação Saudável



 
 


Mini Grupo II A – B
 

Professoras:
Kátia Velentina  

Sônia Regina Minguini Ferreira

  1. JUSTIFICATIVA:

O propósito deste projeto é trabalhar de forma atraente levando às crianças da CEI “ José Maria" a aprender a importância de uma alimentação saudável, pois , para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico. Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde.

A escola/creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação deste projeto.

 
  1. OBJETIVO:
  • - Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
  • - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
  •  Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
  • - Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
  • - Incentivar aos bons hábitos alimentares;
  • - Identificar as preferências alimentar dos alunos;
  • - Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
  • - Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
  • - Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
  1. CONTEÚDO:
  • As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno; 
  • Leitura de livros à alimentação;
     
  • Músicas, danças e filmes;
  • Confeccionar de cartazes e painel com os nomes dos alimentos dividindo-os de acordo com sua categoria (frutas, legumes e verduras). - A pirâmide alimentar.
  • Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
  • Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
  • Modelagem de alimentos (massinha);
  • Colagem de grãos;
  • Desenhos livres e dirigidos;
  • Leitura Diária do cardápio;
  • Utilização correta dos talheres;
  • Brinquedos pedagógicos;
  • Rodas de conversa;
     
  • Jogos: quebra cabeça e jogo da memória;
  • Brinquedos de sucata;
  • Lembrancinhas;
  • Recorte e colagem.
  1. DESENVOLVIMENTO:
     

Linguagem Escrita:
- Envolver o tema trabalhando o nome;

- Revisar as vogais.



Linguagem Musical:

-Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;

- Desenvolver o habito de ouvir através da música.



Linguagem Verbal:

-Roda de conversa sobre os diferentes tipos de alimentos;

- Leituras de histórias, contos e lendas narradas pela professora ou DVD dentro do projeto alimentação saudável.



Linguagem Corporal:
 
Teatro de fantoche e sombra;



- Relaxamento;

-Ginástica;

-Dança.



Linguagem artística:

- Massa de modelar

- Confecção de cartazes e painel;

- Dobraduras;

-Lembrancinhas;

- Colorir.



Natureza e Sociedade:

-Cuidar de nossa Alimentação;

-Hábitos de alimentação;

-Plantar hortaliças, frutas...;

- Comportamento no momento da alimentação;



Matemática:

-Contagem oral;

- Formas geométricas;

- Cores;

- Numerais.

 
  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:
  • Alimentos saudáveis (frutas, leite, pães...)
  • Brinquedos
  • CD e DVD
  • Cola colorida,  
  • Cola quente
  • Cola Tenaz,
  • E V A coloridos
  • Fantoches
  • Fita adesiva
  • Fita crepe
  • Guache
  • Massa de modelar
  • Músicas
  • Palito de sorvete,
  • Papéis diversos
  • Quebra cabeça
  • Rádio
  • Revistas
  • Sucatas
  • Tesoura
  • TV
  • Cópias (Xerox)
  • Pincel atômico
  • Pincel
  • Gliter

  •  
  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante e de forma coletiva observando o interesse, a organização e a participação do grupo. Porém, a melhor avaliação se dará em longo prazo, ou seja quando a criança colocar em prática tudo que aprendeu.














 

 
 


 
 
 


 
 



Temas que serão trabalhados com nossos pequenos em 2014


TEMAS A SER APLICADO
MÊS
TEMAS
JANEIRO
____________
FEVEREIRO
Projeto Adaptação
MARÇO
Projeto Alimentação Saudável
ABRIL
Projeto Hábitos de higiene e boas maneiras
MAIO
Projeto Os Sentidos
JUNHO
Projeto Copa
JULHO
Projeto Férias
AGOSTO
Projeto Folclore Brasileiro
SETEMBRO
Projeto Natureza Flora e Fauna
OUTUBRO
Projeto Criança Feliz
NOVEMBRO
Projeto Etno Racial Lei 10.639
DEZEMBRO
Projeto Natal

INICIO DAS AULAS 2014

As aulas em 2014 começaram  em 05/02/2014, onde recepcionamos nossos pequenos com muito amor e dedicação.Para melhor atente-los planejamos a adaptação, para mais um ano de aprendizado.
 

PROJETO CURRICULAR

ADAPTAÇÃO ESCOLAR



 




BERÇÁRIO 2ª A e B


PROFESSORAS: MARCIA AP, VANESSA DE FARIA CONTATO.

FEVEREIRO 2014



Justificativa:

O projeto adaptação é o acolhimento das crianças no inicio das aulas, mesmo que já frequente A escola, existem situações as quais ela precisa readptar-se com a mudança de professora da turma.
A adaptação da criança na creche pode ser dolorosa, conforme a insegurança com o novo, pois temos muitas novidades como professoras, sala de aula e colegas de sala, e para fazemos dessa adaptação a mais agradável, pensamos um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, paciência.

Objetivo:
- Acolher atrás de carinho;
- Distração com brinquedos e atividades lúdicas;
- Integração entre pais e professores;
- Dar atenção especial em todos os momentos da criança;
- Proporcionar ambiente acolhedor;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;

Conteúdos:

- Musicas cantadas;
- Atividades lúdicas;
- Fantoches
- Brincando de imitar;
- Modelagem com massinhas;
- Confecção de cartazes;
- Historinhas e diversas expressões;
- Colagem;
- Pintura livre;
- Lembrancinha;
- Afetividade;
- Autonomia;
- Movimento, Saltas, correr, etc:

Desenvolvimento:

Linguagem musical: cantar e escutar diversas músicas infantis para entretê-los.
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e desenhos infantis relacionados a faixa etária.
Autonomia: relaxamento por meio de massagem, alongamento, ginástica, conhecer e descobrir a si mesmo e ao outro.
Linguagem verbal: ler e encenar histórias poemas e poesias, escutar por cd histórias, uso da linguagem oral (roda de conversa ) e utilizar fantoches e dedoches.
Linguagem corporal: estimular o brincar com brinquedos motores e atividades de psicomotricidade em geral.
Natureza e Sociedade: apresentação e reconhecimento de animais e manipular objetos e caixas.
Linguagem artística: Aulas expositivas.
Pintar com diversos materiais em grupo e individualmente.
Trabalhar com materiais recicláveis para confeccionar.
Fazer massinha caseira.
Fazer cartaz com fotos da família.
Confeccionar um avental para refeição e para desenvolver atividades com tinta.
Fantoche de palito de animais para cada um.

Recursos:

- Brinquedos;
- DVD;
- Tinta Guache;
- Cola colorida;
- Cola Branca;
- Cartolina;
- Fita adesiva Colorida;
-Massinha de modelar;
- Revistas;
- Palito de sorvete;
- Fantoches.

Avaliação

Será realizado continua e sistemática durante todo desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feito uma avaliação de uma turma com base com registros feitos ao longo do projeto.