Arquivo do blog

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PROJETO CURRICULAR-FOLCLORE

CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

FOLCLORE



Mini Grupo II A

Projeto Orientado Coordenadora: Gislene 

Professora:   Sônia Regina Minguini Ferreira





1. JUSTIFICATIVA:

É preciso resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações, com este projeto estarei resgatando a nossa cultura, nossos valores e garantindo as tradições às futuras gerações.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou".
 (Marcelo Xavier)



 OBJETIVO:

Resgatar tradições e a importância do Folclore;
Valorizar o folclore brasileiro;
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
Desenvolver e estimular a criança, sua imaginação e a coordenação viso-motora;
Repassar valores culturais.
Socializar.
Estimular o ritmo.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.

2. CONTEÚDO:

Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios, vídeos, músicas e arte;
Promover a socialização;
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno;
Leitura de histórias, contos e lendas com o auxílio de fantoches e livros;
Ouvir Músicas para relaxar;
Assistir filmes em DVD;
Atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras;
Atividades musicais envolvendo o movimento corporal;
Modelagem (massinha);
Brinquedos pedagógicos;
Rodas de conversa;
Interesse e respeito pela sua cultura;
Preservação pela tradição de seus costumes.


3. DESENVOLVIMENTO:
Linguagem Escrita:
-- Envolver o tema trabalhando o nome;
- Atividades com seu nome;
- Apresentar consoantes;
- Estimular a criatividade e imaginação.

Linguagem Musical:
- Desenvolver a expressão corporal através de músicas e danças;
- Desenvolver o habito de ouvir através da música;
- Incentivar o gosto pela música e canto;
- Música e interpretação;
- Cantigas populares.

Linguagem Verbal:
- Parlendas; (algumas parlendas anexo a este projeto)
- Pseudo-leitura;
-Trava línguas(anexo abaixo)
- Leituras de histórias, contos e lendas (abaixo) narradas pela professora, DVD e CD;
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
- História e interpretação;
- Roda de conversa sobre as brincadeiras que fazem parte do folclore.


Linguagem Corporal:
- Teatro de fantoche e sombra;
- Brincadeiras de roda;
- Parque.
- Brincadeiras ao ar livre (sugestões abaixo);
Amarelinha
Bolinhas de sabão
Bilboquê
Gosta desse
Passa anel
Boca de forno
Balança caixão
Cabra cega
Jogo da velha
Seu reizinho mandou
Boca de leão
Viva o bandor
Meia, meia lua
Vai e vem, etc...


Linguagem artística:
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas;
- Modelagem com argila ou massinha;
- Montagem de um livro sobre o Folclore
- Jogo da memória;
- Dobraduras;
- Máscaras;
- Sucatas;
- Pintura.
- Oficina com montagem de pipas, bilboque, cata-vento,etc.

Natureza e Sociedade:
- Roda da conversa- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
- Reforçar hábitos de convivência com o grupo, respeito, atitudes, hábitos, higiene e outros...

Matemática:
- Jogos de memória;
- Contagem oral;
- Noções de dentro e fora;
- Formas geométricas;
- Cores;
- Numerais.

4. RECURSOS NECESSÁRIOS:

Livros de Histórias sobre folclore;
Argila ou massinha para modelagem;
Brinquedos
CD e DVD
Cola colorida,
Cola quente
Cola Tenaz,
E V A coloridos
Fantoches
Guache
Massa de modelar
Músicas
Papéis diversos
Rádio
Sucatas
Tesoura
TV

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.






 



 

           

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!