O Ministério da Educação sintetizou os principais fundamentos para o monitoramento
da qualidade da educação infantil no documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para
a Educação Infantil (2006).
Esta publicação, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, objetiva traduzir
e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais, no sentido de oferecer às equipes de
educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento
adicional de apoio ao seu trabalho.
Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a instituição de educação infantil pode intervir
para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando
um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.
Arquivo do blog
terça-feira, 19 de abril de 2016
LINK DO VIDEO UTILIZADO NA OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:PAPINHAS/COMO FAZER
O vídeo utilizado na oficina de alimentação saudável, é muito pesado não consegui
anexa-lo, porém estou disponibilizando o link para acesso.
https://www.youtube.com/watch?v=VnE2wujOL90
anexa-lo, porém estou disponibilizando o link para acesso.
https://www.youtube.com/watch?v=VnE2wujOL90
LINK DO VIDEO UTILIZADO NA OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DE TUDO UM POUCO, DICAS DA NUTRICIONISTA.
O vídeo utilizado na oficina de alimentação saudável, é muito pesado não consegui
anexa-lo, porém estou disponibilizando o link para acesso.
https://www.youtube.com/watch?v=zqAxrfFC2l4.
A Direção.
AGRADECIMENTO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS PELA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO
A EQUIPE DO JOSÉ MARIA ,AGRADECE AOS PAIS E RESPONSÁVEIS PELA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO NAS OFICINAS E NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL(INDICADORES DE QUALIDADE), SOMENTE COM SUA AJUDA CONSEGUIREMOS MELHORAR CADA VEZ MAIS O ATENDIMENTO AOS NOSSOS PEQUENOS.
OBRIGADA PELO RESPEITO E PARCERIA.
EQUIPE DO JOSÉ MARIA.
OBRIGADA PELO RESPEITO E PARCERIA.
EQUIPE DO JOSÉ MARIA.
AGRADECIMENTO A EQUIPE DO CEI JOSÉ MARIA
A equipe gestora agradece a todos funcionários(professoras, equipe de apoio e cozinha) pela excelente desenvoltura nas oficinas e indicadores de qualidade. A participação, organização e apresentação foram exemplares.
PARABÉNS A EQUIPE!
A Direção.
FERIADO E PONTO FACULTATIVO
CONFORME PORTARIA Nº 36/2016 – SMG NÃO TEREMOS AULA NOS DIAS:
21/03- PONTO FACULTATIVO
22/03-PONTO FACULTATIVO
A DIREÇÃO
21/03- PONTO FACULTATIVO
22/03-PONTO FACULTATIVO
A DIREÇÃO
terça-feira, 12 de abril de 2016
Projeto : Conhecendo os alimentos (Alimentação Saudável)
(Alimentação Saudável)
Mini
Grupo I I A e B
Projeto
orientado pela coordenadora Gislene
Professoras:
Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa
De Faria Conta
Abril/2016
1. Justificativa:
Este projeto tem como
finalidade trabalhar a alimentação saudável na Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que a escola
é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos
saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Alimentação saudável surge
como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas
escolhas que envolvem sua alimentação. Coletivamente, as crianças
sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira,
o projeto fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças.
Vamos promover o
consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a
promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
2.Objetivos
* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e
comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
* Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos
alunos;
* Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que
engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
* Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e
coletivo;
* Valorizar o momento reservado à alimentação.
* Identificar as preferências alimentar das crianças;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
* Identificar as cores;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à
sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
3. Conteúdo:
. Confeccionar um cartaz com as
frutas prediletas das crianças e outro com rótulos de alimentos saudáveis e não
saudáveis;
. Desenvolver a coordenação
motora, raciocínio logico, a expressão corporal, a percepção auditiva e visual
da criança;
• Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos,
passeios pelo cei, vídeos, músicas e arte;
• Promover a socialização;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e
individual com a interação aluno e professor;
• Ouvir diversas músicas relacionadas com a alimentação;
• Assistir filmes em DVD ex: Barney : Alimentação
saudável
• Rodas de conversa.
. Plantar verduras na horta.
4. DESENVOLVIMENTO
Sugestão assunto - Frutas
- Apresentar para os alunos através de imagens, diversas
frutas, e conversar sobre as suas preferências.
Sugestão assunto - Verduras
- Conversar com os pequenos sobre as verduras
Brincar com massa de modelar confeccionando
verduras, apresentar algumas verduras para as crianças.
Sugestão assunto - Legumes
- Conversar sobre a importância dos legumes para
uma alimentação saudável
Apresentar para os alunos cenoura, chuchu,
beterraba, batata.
Sugestão assunto: Rótulos
-Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de
alimentos saudáveis e não saudáveis, confeccionar um mural.
Sugestão assunto
- Alimentos não - saudáveis
-Mostrar
através das gravuras do mural que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com
moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como
comer corretamente.
Assunto - Alimentação Saudável
- As professoras deverão mostrar tudo que foi trabalhado
durante as atividades através de Apresentação de teatro de fantoches
Cantar música referente ao momento de alimentação
5. RECURSOS NECESSÁRIOS:
• Semente de
verduras
• CD
e DVD
• Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Cartolina
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura
Avaliação
Ocorrerá
durante o desenvolvimento das atividades quando a professora deverá observar a
participação, interesse dificuldades e conquistas de cada criança, e
incentivá-las onde tiverem mais dificuldadesINFORME
INFORME!
SEXTA-FEIRA 15/04 NÃO HAVERÁ AULA, TEREMOS A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL,
OFICINAS
DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ARTESANATO.
COM INICIO ÁS 9:00 HORAS
CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!
NO PERÍODO DA TARDE TEREMOS A PARADA PEDAGÓGICA
CONFORME CRONOGRAMA.
A DIREÇÃO.
Gripe H1N1, o que você precisa saber
Senhores pais e cuidadores, preocupados com a rápida disseminação da gripe tipo A em nosso país, gostaríamos de fazer algumas recomendações:
A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Modo de Transmissão:
A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.
É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.
Sintomas:
Os sintomas são similares aos sintomas da influenza humana comum, e incluem:
Febre
Tosse
Garganta inflamada
Dores no corpo
Dor de cabeça
Calafrios
Fadiga
Também pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes
Necessitam de cuidados especiais e avaliação médica pessoas com febre superior a 38º.C, tosse e dor de garganta.
Por que está ocorrendo aumento no número de casos neste ano?
Segundo entrevista realizada com a Dra. Rosana Ritchtmann, médica e pesquisadora do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, alguns fatores contribuíram para o aumento no número de casos este ano, especialmente a baixa adesão a vacinação pela população em geral nos anos de 2014 e 2015.
Por este motivo, quanto o vírus que retornou ao Brasil (por efeito da globalização), encontrou uma população mais vulnerável (que nunca entrou em contato com o vírus antes) e susceptível pela falta de vacinação nos anos anteriores.
Recomendações Gerais de prevenção:
Evitar aglomerações e ambientes fechados;
Intensificar a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente após tossir e espirrar;
Utilizar produtos à base de álcool para higienização das mãos também são recomendados;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo após o uso;
Participar da campanha de vacinação, especialmente se fizer parte do grupo de risco;
Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
Não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal;
Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
Em casos de suspeita ou confirmação da presença do vírus:
Apresentar os sintomas ou for confirmado a presença do vírus limitar ao máximo o contato com outras pessoas
Não comparecer a Escola ou ao trabalho
Intensificar a higienização das mãos especialmente após tossir e espirrar
Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
Suspender, se possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença.
Outras recomendações importantes:
Orientar os motoristas de transporte escolar a utilizar o álcool gel e manter as janelas abertas;
Ensinar as crianças a lavar as mãos adequadamente com água e sabão;
Ensinar as crianças a utilizar o álcool gel par evitar riscos (ingestão acidental, uso inadequado);
Orientar as crianças a não compartilhar materiais (talheres, comida, brinquedos, canetas, borrachas e outros objetos);
Orientar as crianças a lavar as mãos após tossir e espirrar e evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz;
Crianças de 6 meses e menores de 5 anos deverão receber vacinação para gripe tipo A, mesmo que tenham recebido a dose em 2015 (está previsto início da campanha nacional de vacinação para 30/04/2016);
Trazer cópia atualizada da caderneta de vacinação após realizada a imunização da criança.
Com a participação efetiva de todos: família e escola vamos enfrentar esse vírus e preservar a vida e saúde de nossos alunos!
Contamos com a colaboração de vocês!
Referencias:
VARELLA, D. Gripe H1N1, Doenças e Sintomas [internet], disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/g/gripe-h1n1
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe Técnico: Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, Brasília, 2016 [internet], disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/11/informe-tecnico-campanha-vacinacao-influenza-2016.pdf
CRECHE SEGURA. Gripe H1N1, o que a Escola precisa saber?, São Paulo, 2016 [internet], disponível em: http://www.crechesegura.com.br/gripe-h1n1-o-que-escola-precisa-saber/
A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Modo de Transmissão:
A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.
É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.
Sintomas:
Os sintomas são similares aos sintomas da influenza humana comum, e incluem:
Febre
Tosse
Garganta inflamada
Dores no corpo
Dor de cabeça
Calafrios
Fadiga
Também pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes
Necessitam de cuidados especiais e avaliação médica pessoas com febre superior a 38º.C, tosse e dor de garganta.
Por que está ocorrendo aumento no número de casos neste ano?
Segundo entrevista realizada com a Dra. Rosana Ritchtmann, médica e pesquisadora do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, alguns fatores contribuíram para o aumento no número de casos este ano, especialmente a baixa adesão a vacinação pela população em geral nos anos de 2014 e 2015.
Por este motivo, quanto o vírus que retornou ao Brasil (por efeito da globalização), encontrou uma população mais vulnerável (que nunca entrou em contato com o vírus antes) e susceptível pela falta de vacinação nos anos anteriores.
Recomendações Gerais de prevenção:
Evitar aglomerações e ambientes fechados;
Intensificar a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente após tossir e espirrar;
Utilizar produtos à base de álcool para higienização das mãos também são recomendados;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo após o uso;
Participar da campanha de vacinação, especialmente se fizer parte do grupo de risco;
Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
Não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal;
Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
Em casos de suspeita ou confirmação da presença do vírus:
Apresentar os sintomas ou for confirmado a presença do vírus limitar ao máximo o contato com outras pessoas
Não comparecer a Escola ou ao trabalho
Intensificar a higienização das mãos especialmente após tossir e espirrar
Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
Suspender, se possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença.
Outras recomendações importantes:
Orientar os motoristas de transporte escolar a utilizar o álcool gel e manter as janelas abertas;
Ensinar as crianças a lavar as mãos adequadamente com água e sabão;
Ensinar as crianças a utilizar o álcool gel par evitar riscos (ingestão acidental, uso inadequado);
Orientar as crianças a não compartilhar materiais (talheres, comida, brinquedos, canetas, borrachas e outros objetos);
Orientar as crianças a lavar as mãos após tossir e espirrar e evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz;
Crianças de 6 meses e menores de 5 anos deverão receber vacinação para gripe tipo A, mesmo que tenham recebido a dose em 2015 (está previsto início da campanha nacional de vacinação para 30/04/2016);
Trazer cópia atualizada da caderneta de vacinação após realizada a imunização da criança.
Com a participação efetiva de todos: família e escola vamos enfrentar esse vírus e preservar a vida e saúde de nossos alunos!
Contamos com a colaboração de vocês!
Referencias:
VARELLA, D. Gripe H1N1, Doenças e Sintomas [internet], disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/g/gripe-h1n1
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe Técnico: Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, Brasília, 2016 [internet], disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/11/informe-tecnico-campanha-vacinacao-influenza-2016.pdf
CRECHE SEGURA. Gripe H1N1, o que a Escola precisa saber?, São Paulo, 2016 [internet], disponível em: http://www.crechesegura.com.br/gripe-h1n1-o-que-escola-precisa-saber/
Assinar:
Postagens (Atom)