Arquivo do blog

terça-feira, 12 de abril de 2016

Projeto : Conhecendo os alimentos (Alimentação Saudável)


Projeto Curricular: Conhecendo os alimentos

(Alimentação Saudável) 

     
Mini Grupo I I A e B
Projeto orientado pela coordenadora Gislene
Professoras: Hellen Ap Da Silva Prudente
Vanessa De Faria Conta   
Abril/2016
        

1.   Justificativa:   
Este projeto tem como finalidade trabalhar a alimentação saudável na Educação Infantil.  Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Alimentação saudável surge como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação.  Coletivamente, as crianças sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças.
Vamos promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

      2.Objetivos
    
* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
* Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
* Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
* Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
* Valorizar o momento reservado à alimentação.
* Identificar as preferências alimentar das crianças;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
* Identificar as cores;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;

  3. Conteúdo:   
       
. Confeccionar um cartaz com as frutas prediletas das crianças e outro com rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis;
. Desenvolver a coordenação motora, raciocínio logico, a expressão corporal, a percepção auditiva e visual da criança;
• Recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios pelo cei, vídeos, músicas e arte;
• Promover a socialização;
• As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação aluno e professor;
• Ouvir diversas músicas relacionadas com a alimentação;
• Assistir filmes em DVD ex: Barney : Alimentação saudável
• Rodas de conversa.   
. Plantar verduras na horta.
   4. DESENVOLVIMENTO  

Sugestão assunto - Frutas
- Apresentar para os alunos através de imagens, diversas frutas, e conversar sobre as suas preferências.  

Sugestão assunto - Verduras
- Conversar com os pequenos sobre as verduras
Brincar com massa de modelar confeccionando verduras, apresentar algumas verduras para as crianças. 

Sugestão assunto - Legumes
- Conversar sobre a importância dos legumes para uma alimentação saudável
Apresentar para os alunos cenoura, chuchu, beterraba, batata.

Sugestão assunto: Rótulos
-Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, confeccionar um mural.

 Sugestão assunto - Alimentos não - saudáveis
 -Mostrar através das gravuras do mural que alguns alimentos devem ser   consumidos com moderação
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.

Assunto - Alimentação Saudável
- As professoras deverão mostrar tudo que foi trabalhado durante as atividades através de Apresentação de teatro de fantoches
Cantar música referente ao momento de alimentação

5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:
           • Semente de verduras
           • CD e DVD
           • Cola colorida,
• Cola quente
• Cola Tenaz,
• E V A coloridos
• Cartolina
• Guache
• Massa de modelar
• Músicas
• Papéis diversos
• Rádio
• TV
• Tesoura  

Avaliação
            Ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades quando a professora deverá observar a participação, interesse dificuldades e conquistas de cada criança, e incentivá-las onde tiverem mais dificuldades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!