Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PROJETO DO MÊS DE AGOSTO: FAMILIA

CEI JOSÉ MARIA

PROJETO CURRICULAR

Família

“O laço que une uma família de verdade não é o sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro”
 (Richard Bach)

Mini Grupo II A

Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene Bianchi
Professora: Sônia Regina Minguini Ferreira
Agosto de 2015


1.   JUSTIFICATIVA:

       Trabalhar nos momentos e tempos da nossa rotina pedagógica com a identidade, os valores humanos e seu grupo social (família e os novos arranjos familiares), possibilita para as crianças a compreensão que eles têm uma história de vida, que esta história é única, e que estes são parte atuante no mundo em que vivem. Entendemos que as festas de final de ano oportunizam momentos de congraçamento, e, portanto, o projeto possibilitará uma maior inserção das famílias à creche.

       É muito importante que as crianças tenham referências em relação aos valores fundamentais para a convivência em sociedade, tais como: amor, solidariedade, amizade, união, entre outros. Desta forma, as regras de convivência se tornam mais claras para as mesmas. A educação infantil deve, portanto, possibilitar o contato com essas referências valorativas que muitas vezes não fazem parte da rotina das crianças em seus lares.
       Para mim como educadora, o projeto tem especial importância, pois obterei informações significativas a respeito das crianças e seus familiares, o que oportuniza um melhor entendimento da realidade de cada uma das crianças.

2.   OBJETIVO:
·        Reconhecer e valorizar os membros da família;
·        Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
·         Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
·        Construção do eu e do outro;
·        Conhecer a história de seu nome e seu significado;
·         Identificar suas preferências pessoais;
·        Desenvolver a autoestima e o valor à família;
·        Trabalhar as diferenças;
·         Identificar os membros de sua família e o papel de cada um;
·        Aumentar ou estreitar o vínculo Família e instituição de Educação Infantil.
·        Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·        Orientar as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família e na escola)
·        Valorizar a família e as pessoas que moram conosco.


3.   CONTEÚDO:

·         Roda de conversa: O nome de cada um, as características, as diferenças entre as pessoas, os valores humanos, como é minha família, entre outros;
·         Contação de histórias relativas ao projeto;
·         Atividades de artes que trabalhem: O meu tamanho, a minha mão, o meu pé (noções de grande/pequeno, maior/menor, agrupamentos e seriação);
·        Dinâmica do toque (vedar os olhos da criança e sugerir que a mesma toque o rosto e o corpo e diga que parte está tocando)
·        Painel do auto-retrato;
·        Como é a minha casa? Quantas pessoas vivem nela?
·         Brincadeiras com jogos alusivos ao projeto;
·         Musicalização com músicas referentes ao projeto;
·        Trabalhar com as fases da vida: bebê, criança, adolescente, adulto, idoso;
·         Confecção da menina e do menino gigante;
·        Confecção da família de caixa de leite;
·        Painel com nome das crianças;
·        Colagem de gravuras sobre os membros da família;
·        Confecção do livro da família

4.   DESENVOLVIMENTO:

ü Linguagem Escrita:
Letrinhas do nome;
Consoantes;
Confecção de livros
Leitura e releitura de livros coerentes ao tema do projeto.

ü Linguagem Musical:
Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
Desenvolver a sociabilização em sala de aula;
Desenvolver a audição e a percepção através da leitura de estórias e músicas.

ü Linguagem Verbal:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas

ü Linguagem Corporal:
Teatro de fantoches, e sombra;
Teatro com as crianças.

ü Linguagem artística:
Cartazes;
Dobraduras;
Confeccionar personagens com sucatas;
Colorir;
Montar quebra cabeça. ·.

ü Natureza e Sociedade:
Membros da Familia
Identificação do si e do outro
Casa

ü Matemática:
Contagem oral;
Noções de dentro e fora;
Formas geométricas
Cores;
Numerais.
Grande - pequeno
Seriação
Agrupamento


5.   RECURSOS NECESSÁRIOS:

ü Aparelho de Som
ü Brinquedos
ü Caixa Surpresa
ü Canetas Coloridas
ü Cenário para apresentação
ü CD e DVD de histórias;
ü Cola colorida,
ü Cola quente
ü Cola Tenaz,
ü Computador/impressora/internet
ü Cópias (Xerox)
ü E V A coloridos
ü Fantoches
ü Fita adesiva
ü Fita crepe
ü Giz de cera
ü Guache
ü Jogo de memória·
ü Jogos e brincadeiras dirigidas.
ü Jornais
ü Livros de historinhas
ü Massa de modelar
ü Máquina fotográfica
ü Materiais recicláveis
ü Músicas
ü Palito de sorvete,
ü Papéis diversos
ü Pincel atômico
ü Quebra cabeça
ü Rádio
ü Revistas
ü Sucatas
ü Tesoura
ü TNT
ü TV

6.   AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita através da observação diária das crianças. Avaliarei a participação e interesse dos alunos nas atividades propostas. Registrando os avanços, a participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!