Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROJETO:OS SENTIDOS

CEI JOSÉ MARIA
PROJETO CURRICULAR


OS SENTIDOS


BERÇÁRIO I A E B
Maio 2014



Justificativa

Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos têm sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pela educadora que criará espaços e desafios. Portanto ele (o projeto) começou a ser realizado a partir da necessidade das crianças em
perceber seu corpo e ambiente, permitindo que elas, tenham liberdade em explorar e ampliar seu conhecimento de mundo.

Objetivos:

Estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos; explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
Aprender a conhecer o próprio corpo;

Desenvolvimento:

Túnel colorido (caixa de papelão); estimulação do olfato (cubo perfumado); Chocalho de materiais recicláveis; massinha de modelar; rasgar revistas velhas; mão de sensações, com materiais tais como: espumas, barbante, camurça, Eva, lixa, plástico, pipoca, algodão, cotonetes;
Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar);
Bolinhas de sabão;
Palitoches;
Livrinhos com sons;
 Banho de sol;
Manuseio de revistas velhas ou livros de histórias diversas;
Música: Os sentidos (Patati- Patata);
DVD: Formiguinha (Galinha Pintadinha 2).

Recursos materiais:

Caixa de papelão; materiais recicláveis (garrafas pets); revistas velhas; espumas, barbantes, camurças, Eva, lixa, pipoca, algodão, cotonetes, bexigas, livros de sons e histórias diversas, cd Patati e Patata; DVD da galinha pintadinha 2.


Avaliação:
Com registro diário, ocorrerá de forma contínua, respeitando sempre os limites e potencialidades de cada criança no decorrer do projeto.

Culminância: Confecção de marcadores de páginas (para livro), os sentidos.
Anexo
                                                                   
Patati e Patata
Os Sentidos (Letra)

Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar


Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar


Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar


Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar


Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar


Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar


Projeto curricular orientado pela coordenadora pedagógica Ana Gomes
Educadoras: Márcia da Silva Pires
Lauriete Soares da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!