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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROJETO CRIANÇA

 

PROJETO CURRICULAR


CRIANÇA



                      
                  OUTUBRO/2013

 
"Ser
criança é acreditar que tudo é possível.
É
ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É
se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser
criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É
conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser
criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser
criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."

Gilberto
dos Reis

JUSTIFICATIVA
Idealizamos este projeto com intuito de atentar se para a criança em geral, afim de suprir suas necessidades, dando ênfase ao fato de que a criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Declaração dos Direitos da Criança
No dia 20 de novembro de 1959, por aprovação unânime, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança. A declaração é uma enumeração dos direitos e das liberdades a que, segundo o consenso da comunidade internacional, é justa para toda e qualquer criança. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No seu preâmbulo, diz a nova Declaração expressamente que a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental, requer proteção e cuidados especiais, quer antes ou depois do nascimento.
1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
 
TODA CRIANÇA TEM:
OBJETIVOS
Promover atividades fora de sala, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
Valorizar a criança
Estimular a auto-estima e criatividade
Evidenciar direitos e deveres da criança
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
Proporcionar jogos e brincadeiras
CONTEÚDOS
Autonomia
Apresentação de diversos jogos e brincadeiras/direitos e deveres da crianças
Pinturas e confeccionar/manusear objetos
Linguagem verbal/Dramatizações
Escutar e gesticular músicas
Assistir a vídeos
Natureza e cultura
Motricidade
 
DESENVOLVIMENTO
Linguagem musical:ensaiar para festa do fim de ano e propor brincadeiras musicais envolvendo gestos, cantar e escutar músicas diversas ligadas as crianças como: como é bom ser criança ,criança feliz, criança de jesus, Xuxa diversos volumes, Patati Patata, Galinha pintadinha e Aline Barros.
 
Vídeo: assistir dvd ‘s musicais e episódios do cocoricó, aline barros,xuxa, teletubies, barney, patati patata e galinha pintadinha.
Linguagem verbal: explanar sobre os direitos e deveres das crianças, contar diversas histórias infantis, escutar histórias em mp3 e ilustradas, utilizar fantoches, dedoches e imagens variadas.
Linguagem corporal: atividades diversas de psicomotricidade.
Artes visuais/Natureza e sociedade:
Aulas expositivas e desenhos ampliados.
Pintar com tinta imagens diversas.
Explorar revistas, livros e massa de modelar.
Produzir cartazes variados.
Pintar com giz de cera e tinta.
Construir brinquedos com sucata.
Dobraduras.
Recorte e colagem.
Confeccionar lembranças.
Plantar.
Dia do cinema, cabana e cabelo fashion.
Brincar de bola de sabão .

RECURSOS MATERIAIS
Papel cartão cores primarias
Papel camurça cores primarias
Tnt
Eva
Sucata
Tinta
Cartolina cores primarias
Dvd/rádio
Revistas/livros
Giz de cera
Purpurina
Cola quente
Papel espelho para dobradura
Durex colorido
Lastex
Papel crepon diversas cores


 
Projeto elaborado pelas professoras: Andreia Demare e Diana M.M.Zacarias




 

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