CEI JOSÉ MARIA
PROJETO
CURRICULAR
DIVERSIDADE
Projeto Orientado pela Coordenadora: Gislene
Bianchi
2019
1.
JUSTIFICATIVA:
As diversidades estão cada vez mais presentes e próximas dos ambientes
em que estamos inseridos. Desta forma faz-se necessário que apresentemos para
as crianças desde a mais tenra idade, tais diferenças, para que as mesmas
possam conhecê-las, respeitá-las e aprender a conviver, e sobretudo perceber
que ser diferente é normal. De acordo com o Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil (1998,p.35):
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma
sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o
convívio com a diversidade, que é a marca da vida social brasileira. Essa
diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes,
mas também as competências e particularidades de cada um. Aprender a conviver e
relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes,
que possuem expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para
o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito
ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
Sabendo
da dificuldade de convivência das crianças, a falta de tempo demonstrado pelos
pais, interferindo de forma negativa nas ações pedagógicas com os alunos e o
egocentrismo exagerado apresentado por grande parte das crianças observamos a
necessidade de um projeto que trabalhe valores, tolerância as diferenças,
regras de convivência, identidade e autoestima.
Para lidar
com a diferença é imprescindível que as crianças se familiarizem com a
diversidade em diversas situações do cotidiano escolar, integrando a temática a
prática pedagógica a partir de histórias, filmes, músicas, brinquedos e
brincadeiras.
Este projeto estará
buscando não só com os alunos, mas sim com toda a escola os diferentes
costumes e
culturas que fazem parte de nosso país, como; comidas típicas, costumes, danças
e lendas. Estarei contribuindo na formação de cidadãos críticos e autônomos que
participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na
sociedade com base no respeito mútuo.
2.
OBJETIVO:
·
Pesquisar as diferentes culturas da
instituição para serem trabalhadas nas atividades;
·
Trabalhar a interação família escola;
·
Propiciar a interação de todos os segmentos
da escola;
·
Respeitar a diversidade, aprendendo a lidar
com as diferenças dentro e fora do ambiente escolar;
·
Possibilitar a construção de valorização da
cultura africana e a brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;
·
Promover a valorização cultural através da leitura
e interpretação dos textos literários afro-brasileiros, refletindo sobre este
tema;
·
Estimular a formação de opiniões, atitudes e
valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência
étnico-racial;
·
Trabalhar a autoestima no educando, para que
este possa relacionar-se com os seus pares;
·
Desenvolver uma imagem positiva de si,
atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades
e percepção de suas limitações;
·
Descobrir e conhecer progressivamente seu
próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando
hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar;
·
Estabelece vínculos afetivos e de troca com
adultos e seus pares, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente
suas possibilidades de comunicação e interação social;
·
Trabalhar no grupo regras de convivências,
estimulando a tolerância ás diferenças;
·
Melhorar o convívio entre as crianças
tornando os mais pacientes e prestativos uns com os outros.
3.
CONTEÚDO:
·
As atividades serão desenvolvidas de forma
coletiva e individual com a interação professor e aluno;
·
Leitura de histórias, contos e lendas com o
auxílio de fantoches e livros relacionados ao tema;
·
Pesquisar sobre a cultura, costumes, vestimentas,
culinária, etc.
·
Músicas e filmes de diferentes culturas;
·
Confeccionar de cartazes e painel;
·
Desenho sobre o outro;
·
Espelho, espelho meu;
·
Atividades lúdicas com brinquedos e
brincadeiras;
·
Atividades musicais envolvendo o movimento
corporal;
·
Modelagem (massinha);
·
Brinquedos pedagógicos;
·
Receitas típicas de cada região;
·
Reprodução de obras de arte, que retratem
culturas variadas;
·
Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia
sobre o tema;
·
Rodas de conversa.
4.
DESENVOLVIMENTO:
Faremos uma pesquisa sobre os costumes e
culturas existentes no Brasil e sobre as raízes culturais do município, elencar
obras de artes que possam ser trabalhadas no decorrer do projeto;
Apresentar para as crianças
os fantoches sobre a inclusão e conversar com elas sobre as características de
cada um deles;
Contar histórias relacionadas com a
diversidade como: O Patinho Feito, Davi, um coelhinho especial (síndrome de
down, coleção trabalhando com as diferenças), Clara, a ovelhinha que falava por
sinais (deficiência auditiva), Beco, um patinho muito fofo (obesidade), Sofia,
a ursinha vitoriosa (deficiência física), Osmar, o cãozinho que trocava as
letras (dislexia). Uma Amiga Diferente, o amor tem todas as cores e menina
bonita do laço de fita;
Elaborar
questionário para as entrevistas que serão realizadas durante o projeto, com os
pais, comunidade e funcionários;
Fazer um levantamento sobre as diferentes
culturas encontradas na comunidade e dentro da escola, através de rodas de
conversas;
Pesquisar receitas típicas de cada
região;
Montar uma árvore
genealógica de cada criança, painel e cartazes sobre o tema;
Brincaremos
em frente ao espelho, mostrando nossas diferenças;
Assistiremos DVDs: Patati Patatá (Nossos
Amigos são Diferentes), Cocoricó: Diferenças e Costumes/Deficiência Visual ,
kiriku;
5.
RECURSOS
NECESSÁRIOS:
·
Brinquedos
·
CD e DVD
·
Cola colorida
·
Cola quente
·
Cola Tenaz
·
E V A coloridos
·
Cartolina
·
Color set
·
Papel crepom
·
Fantoches
·
Fita adesiva
·
Fita crepe
·
Giz de lousa e de cera
·
Guache
·
Massa de modelar
·
Músicas
·
Palito de sorvete
·
Papéis diversos
·
Quebra cabeça
·
Rádio
·
Revistas
·
Sucatas
·
Tesoura
·
TV
·
Cópias (Xerox)
·
Pincel atômico
·
Pincel
·
Máquina fotográfica
6.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será contínua, através de observações e registros diários que documentará
os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como
linguagem, escrita, verbal, corporal, artística, matemática, natureza e sociedade,
autonomia e respeito as regras sociais e culturais.
A avaliação será feita através
das seguintes observações: Demostrou interesse pela atividade; atendeu os
comandos dados pela professora; teve autonomia para realizar as atividades; foi
participativo durante as atividades propostas pela professora; interagiu com os
amigos; mostrou-se solidário com os amigos durante a realização das atividades;
o repertório de palavras aumentou durante o decorrer do projeto; desenvolveu o
raciocínio lógico, expressão oral e corporal; conseguiu associar o lúdico com a
realidade.